• Página 1 de 1
  • Albufeira
  • Alfragide
  • Almada
  • Amadora
  • Coimbra
  • Gondomar
  • Maia
  • Matosinhos
  • Sintra

Refúgio de cor na Comporta

Num terreno com meio hectare, na Comporta, em Alcácer do Sal, os profissionais da Homes and Heaven recuperaram uma casa de 150m2.  Um refúgio divertido, onde apetece ficar.





Depois de uma longa procura, acabou por acontecer a descoberta deste espaço já lá vão uns bons anos, quase nove, a prova de como valeu bem a pena essa busca. O cenário em causa em tudo ajuda a embelezar a história, estamos na região da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, numa propriedade de cerca de meio hectare e com o mar ali tão perto.


A área construída, perto de 150m, já existia aquando da compra, mas precisava de obras de remodelação, que foram iniciadas assim que o processo de licença recebeu das autoridades locais o sinal verde para avançar.


Respeitar na íntegra a envolvente foi desde logo a regra, não só para reforçar o charme natural da zona, mas por se tratar de uma das caracte­rísticas que tão bem definem a região. Não houve por isso necessidade de imposições, tratou-se de uma decisão natural tomada pelos 'Miguéis', os dois amigos e proprietários deste refúgio.


Recuperar sem descaracterizar o que já havia sido edificado numa outra época foi, então, o objetivo principal. Materiais, cores, paredes ou a altura dos telhados de colmo, por exemplo, foram minuciosamente respeitados, entre muitos outros detalhes que envolveram os trabalhos. Assim, a rusticidade da maior parte dos acabamentos foi mantida, a bem da autenticidade da região, é o caso de muros, alvenarias e pavimentos, o azul do chão junto à entrada da casa não sofreu alterações.


A acompanhar as necessidades dos seus ocupantes, uma vez que são duas famílias a partilhar o mesmo espaço, a casa ficou dotada com muitas divisões: cinco quartos de casal, dois de criança, seis casas de banho, sala de estar e ampla cozinha com zona de refeição.


Já no exterior são muitas as zonas de convívio, algumas preparadas com 'sofás' em alvenaria, onde coloridas almofadas os transformam em confortáveis e concorridas áreas de partilha. A piscina, com 20 metros de comprimento, faz também as delícias de todos, contornada por um generoso deck, onde em 'época alta' se podem estender 20 espreguiçadeiras.


Apesar de se tratar de uma casa pensada para viver lá fora, o interior acompanha a atmosfera prática e acolhedora. Foi mobilada com peças da Homes in Heaven (afinal, um dos Miguéis é Miguel Pires de Lima, proprietário desta conceituada marca nacional de mobiliário).


A decoração ficou a cargo do casal Isabel e Mi­guel Pires de Lima. Por se tratar de um espaço para ser usufruído em tempo de férias e descanso, tudo foi projetado a pensar na simplicidade, com um conjunto de peças básicas e muito funcionais. A cozinha, por exemplo, acompanha essa filosofia, a mesa de cinco metros fabricada à medida é um ponto de encontro, onde todos se reúnem para desfrutar de uma refeição. O casal soube ainda tirar partido do ambiente muito característico da região da Comporta adicionando cor e contraste à decoração. Em quase todas as divisões há pelo menos uma peça, seja uma mesa, banco, móvel ou até um beliche pintado num tom mais forte. Em projetos que assim o exigem, os profis­sionais contrariam o 'branco', a imagem de marca da Homes in Heaven, trabalhando também com a cor e com tons vibrantes. Nesta linha, Isabel refere que "as cores e padrões dos têxteis para cada quarto também foram escolhidos com o intuito de se criar uma casa com uma essência muito prática, divertida, mas também acolhedora".


E a proprietária não deixa de reparar que "a partir da primavera, esta é uma morada muito vivida, sempre cheia, porque além dos nossos amigos, os nossos filhos já convidam também os seus amigos, juntando-se muitas vezes aqui divertidas multidões", conclui, bem humorada.

 
© Leroy Merlin - Bricolage, Construção, Decoração e Jardim - 2014