Tomada de Atenção: o que as suas tomadas gastam enquanto dorme
É hora de tomar (muita) atenção. Vamos falar-lhe de coisas sérias.
Sabia que enquanto dorme os seus equipamentos eletrónicos, mesmo que desligados, continuam a consumir(-lhe) energia? É o chamado consumo em standby, fantasma, off-mode ou silencioso. Enfim, nomes há muitos mas todos partilham o mesmo resultado -representam 10% da sua fatura mensal de eletricidade.
Já recuperou do choque? Então agora entre em modo #TomadaDeAtenção e descubra formas de acabar com este gasto em sua casa.
O que é o consumo em standby?
Imagine que está no sofá, desliga a televisão com o comando e vai dormir. Aproveita e no caminho até ao quarto, vai desligando os candeeiros nos seus respetivos interruptores. E vai dormir descansado.
Este é o cenário habitual na maioria das casas portuguesas. Porém, ao fazer cada um destes gestos não está efetivamente a desligar os seus equipamentos elétricos - está apenas a colocá-los em standby, numa espécie de dimensão adormecida onde continuam a gastar energia sem estarem, efetivamente, a cumprir a sua função.
Já reparou no pontinho vermelho que fica na seu televisor assim que o desliga? Para que esse sinal fique visível, é preciso eletricidade. E é por isso que o equipamento não está desligado. Está apenas adormecido.
Gasto médio por equipamento
Mas estaremos a falar de quantos euros a mais?
Num cenário onde o consumidor tenha um micro-ondas, duas televisões e as respetivas boxes, quatro carregadores e três computadores, o gasto fantasma soma-lhe mais de €5 mensais na sua fatura de eletricidade.
Quanto poderá gastar a sua impressora estando permanentemente ligada à tomada, mesmo que não esteja a ser usada? Ou o seu carregador de telemóvel, que dá jeito ter sempre conectado mesmo sem o estar a utilizar?
| Equipamento | Média custo em STANDBY (€/ano) |
|---|---|
| Televisão | €12 |
| Box TV Cabo | €28 |
| Carregador telemóvel | €1,50 |
| Escova Dentes Elétrica | €1,53 |
| Monitor Computador | €4 |
| Impressora | €7 |
| Scanner | €6 |
| Micro-ondas | €3 |
A solução
Apesar de serem dados assustadores e de ter o direito de se sentir "roubado" dentro da sua casa, há soluções (simples e económicas) para acabar com este desperdício de energia:
Substitua as suas extensões elétricas por umas com interruptor integrado. Isto permite-lhe desligar da corrente, através do interruptor on-off, todos os equipamentos ligados a essa tomada, e impedir que continuem a consumir energia.
Opte por tomadas com controlo remoto ou programadores, que lhe permitam desligá-las à distância através de um comando ou programá-las para se desligarem a determinada hora do dia, interrompendo assim o seu consumo de eletricidade.
Outras dicas práticas para poupar eletricidade
Além das mudanças que lhe sugerimos em cima, há outras formas de reduzir o consumo off-mode com os equipamentos elétricos que atualmente possui. São comportamentos simples que pode adotar na sua vida diária e que o vão ajudar a poupar energia.
- Retire o transformador do seu carregador da tomada sempre que não o estiver a utilizar. Pode ser chato ter de se levantar para ir buscar o carregador quando precisa de carregar a bateria do seu telemóvel, mas também será chato pagar mais no final do mês.
- Se não estiver a utilizar o seu computador, desligue-o. Não basta fechar o ecrã. Isso irá colocá-lo em modo standby e continuará a consumir energia.
- Sempre que tiver carregado os seus equipamentos, retire os carregadores. É normal mantermos o carregador do computador sempre conectado, seja por hábito ou por esquecimento.
- Desconecte a sua impressora da corrente elétrica, sempre que não a estiver a utilizar. Vai acabar por poupar cerca de €7 por ano.-Evite comprar equipamentos com ecrãs digitais, como micro-ondas ou fornos com relógios integrados. Esses mostradores são consumidores de energia disfarçados.