A transição de gasóleo ou gasolina para baterias é, na verdade, uma tendência transversal.
A popularidade crescente das máquinas a bateria resulta ainda do facto de a jardinagem e o "Faça-Você-Mesmo" serem uma tendência global.
Assim, há cada vez mais amadores, “novos rurais”, que estão a descobrir os encantos de cultivar e tratar do jardim. As máquinas a bateria são ideais para este tipo de utilizadores, pois são muito fáceis de manusear.
Assista às aulas práticas com os nossos especialista e aprenda técnicas simples e diferentes métodos para pôr em prática os seus pequenos projetos DIY.
Este é talvez dos pontos mais importantes. Embora o equipamento a bateria seja mais caro, uma vez que tem de se comprar o carregador e bateria (que se pode partilhar com outras máquinas), esta diferença de valor rapidamente se amortiza pois não tem que se comprar combustível nunca e a manutenção é muito menor (ou quase nenhuma) face à de uma máquina a combustível.
A autonomia de uma máquina a gasolina não é maior do que a de uma a bateria; o abastecimento é que é mais rápido. Para resolver este problema, e se efetivamente pretende trabalhar muitas horas seguidas, convém comprar uma segunda bateria. Assim nunca pára, pois enquanto está a usar uma, carrega a outra.
É importante destacar que a autonomia de cada máquina a bateria é calculada com a bateria carregada a 100%, utilizando a máquina acelerando a fundo até gastar a totalidade da mesma. Assim, num trabalho real o tempo da autonomia estimado é normalmente multiplicado por dois.
São baterias a iões de lítio e que carregam em 35 minutos. Uma das grandes vantagens deste tipo de bateria é que “não vicia”, ou seja: não é preciso carregar até ao final e deixar descarregar totalmente.
Os maiores inimigos das máquinas a bateria são o frio e o calor extremos. Abaixo dos -10 ºC e acima dos +50ºC, a bateria pode ter problemas. Estas baterias têm uma luz led que avisa quando a bateria está em risco por causa das temperaturas extremas.
Para proteger as máquinas a bateria deve ter os seguintes cuidados:
Silencioso, ligeiro e de potência elevada. São apenas algumas das caraterísticas deste podador de sebes para amadores. Utilize-o para o corte de sebes e arbustos à volta de casa.
Tem um jardim até 300m²? Então este corta-relvas é ideal para si. Sem cabos e compacto, este modelo contorna facilmente os obstáculos.
Uma motosserra a bateria para o seu jardim, para cortar lenha ou para cuidado de parcelas. É silenciosa, sem requerer proteção dos ouvido, possuindo uma boa potência.
Também para jardineiros amadores, este aparador a bateria é uma boa opção para aparar a relva do seu jardim ou para trabalhos de recorte. Silencioso e potente.
Silencioso e potente, destina-se tanto a uma utilização doméstica como profissional. Esta máquinas, são especialmente úteis para aqueles que trabalham em lugares sensíveis ao ruído.