Os pavimentos vinílicos são uma alternativa rápida para a renovação do chão de qualquer parte da casa. Existem três tipos: o adesivo, o que se coloca por sistema clic (similar ao pavimento laminado), e o que se fixa com o próprio peso e características anti-deslizantes das lâminas.
- Os pavimentos vinílicos estão disponíveis em forma de laje ou de lâmina.
- O acabamento é muito variado, desde imitação madeira, cerâmica, pedra, metal ou cores lisas.
- Antes de começar a instalação, convém esvaziar a divisão ao máximo, livre de qualquer obstáculo.
- O chão deve estar completamente limpo e seco. Aspire a divisão. Se a superfície não estiver nivelada, deverá ser aplicada com antedência uma pasta de nivelamento.
- Não se recomenda a colocação de vinílicos sobre alcatifas ou soalhos de madeira maciça.
Pavimento vinílico adesivo ou de clic
Primário de ponto de união (adesivo)
Trinchas e rolo (adesivo)
Base acústica para pavimento vinílico (clic)
Fita métrica
Traçador de tinta ou réguas
X-ato reversível
Prego líquido
Pistola para prego líquido
1.1 Para uma melhor fixação das lâminas vinílicas adesivas, é recomendável aplicar uma camada de primário que sirva de ponte de união fixadora. Espalhe-o com um rolo nas demãos recomendadas e deixe secar durante 24 horas.
1.2 Para as lâminas vinílicas com sistema de clic, (tal como nos pavimentos laminados), é necessário colocar sob o pavimento uma base isoladora, neste caso, com propriedades acústicas.
Existem várias opções mas uma abordagem comum é começar no centro da divisão. Para encontrar o centro, trace duas linhas perpendiculares, procurando o centro das paredes e formando ângulos retos. Dependendo da disposição das lâminas, pode começar noutros pontos da divisão. Disponha previamente as lâminas para ver o efeito final.
A colocação de pavimento vinílico em clic (idêntica à colocação de pavimento laminado) é tão fácil como a de peças auto-adesivas. Graças ao seu sistema de ranhura e lingueta, basta encaixar umas lâminas nas outras.
Para começar, retire o pavimento das respetivas embalagens e deixe-o na divisão que vai remodelar 24h antes da instalação, para que o material se aclimatize.
2.1. Depois de colocar a base de isolamento ac´ústico que serve de suporte e de nivelamento, coloque a primeira lâmina (pode começar no centro ou junto à parede mais visível da divisão para que se tiver que fazer cortes, essas peças fiquem menos visíveis. Situe a parte ranhurada junto à parede.) Coloque as lâminas dessa fila.
2.2. As filas seguintes também se encaixam facilmente. Coloque primeiro a lingueta da nova lâmina na ranhura da anterior e depois a lateral. Empurre-a ao mesmo tempo que pressiona para baixo para a deixar plana. Tenha em conta que as juntas devem ficar desfazadas, podendo optar por uma colocação a ⅓ ou a ½. Por ser um material flexível não deverá ter dificuldade. Retifique com um maço, golpeando lateralmente com um taco, para ajustar.
Deve deixar uma junta de dilatação de 5mm junto às paredes.
2.3. Cortar as lâminas é muito simples. Coloque a lâmina por cima da última que acabou de colocar. Ajude com uma terceira junto à parede para fixá-la. Marque com um lápis. Retire essa lâmina e corte-a com um x-ato.
Proceda da mesma maneira para toda a divisão. Quando tiver o pavimento colocado, remate-o com um rodapé.
3.1. Retire a película de proteção da primeira lâmina e coloque-a junto ao ponto exato de início. As linhas traçadas inicialmente deverão servir de guia. Apoie a extremidade da lâmina e pressione com a ajuda de um pano, desde o centro às extremidades, para evitar bolhas.
3.2. Fixe a lâmina seguinte seguindo a linha traçada no chão da mesma maneira. Repita o procedimento até chegar à parede.
Deixe 5mm para possíveis dilatações.
3.3. Ao chegar à parede, terá que começar a fazer os cortes necessários às lâminas. Coloque uma lâmina sobre a última colocada, e sobre esta, colocar outra encostada à parede. Marque a linha sobre a lâmina do meio. Essa será a linha de corte. Corte com o x-ato, apoiando com uma régua metálica. Dobre no corte e termine de cortar no verso da lâmina, com o x-ato se necessário. Retire a película e complete a fila.
3.5. Continue a colocar as filas, evitando que as juntas laterais coincidam, até terminar um lado da divisão. Depois, repita o procedimento no outro lado. Para garantir o desfazamento das lâminas, corte 30% da lâmina que vai colocar junto à parede na segunda fila, e trabalhe a partir daí.
3.6. Remate com um rodapé