Todos nós queremos uma casa confortável e acolhedora. Um espaço que responda às nossas exigências e nos torne a vida mais fácil. Se gosta do acabamento decorativo da madeira mas não tem tempo nem vontade de se preocupar com a sua manutenção, os pavimentos laminados flutuantes foram feitos para si. Oferecem a beleza e naturalidade da madeira com a funcionalidade e resistência ao uso contínuo e intensivo das nossas vidas modernas. Integram-se em qualquer estilo decorativo e em qualquer divisão da casa, garantindo o máximo conforto.
Os pavimentos laminados são uma excelente alternativa aos pavimentos de madeira maciça ou multicamada. São fabricados com placas de fibras de madeira de alta densidade (HDF) e incluem uma capa superior muito mais resistente ao desgaste. Esta última capa, é a que usamos para conseguir uma enorme variedade de aparências e realismo ao toque.
Porquê "flutuante" ? Chamamos "pavimentos flutuantes" aos pavimentos que não se fixam diretamente ao chão. Os pavimentos laminados flutuantes possuem um sistema de encaixe de pressão (o chamado sistema "clic", ou "clic+", ainda mais fácil), que permite que as lâminas assentem facilmente umas nas outras sobre um pavimento antigo, sem necessidade de qualquer tipo de fixação como cola, argamassa ou pregos.
Todos os pavimentos laminados que encontrará na LEROY MERLIN têm o certificado PEFC (Programa de Certificação Florestal Sustentável) que garante que a madeira utilizada para a sua fabricação provém de florestas geridas de forma sustentável e responsável. Adicionalmente, passaram os controlos de qualidade estabelecidos pelas normativas europeias e contam com uma garantia que vai de 5 anos a vitalícia.
Desde Março de 2020 que toda a gama de pavimentos laminados ARTENS INTENSO PLUS conta com a etiqueta ecológica europeia Ecolabel. Este selo é o principal instrumento voluntário da União Europeia para distinguir produtos que respeitam standards ambientais de excelência, desde a extração das matérias-primas à eliminação de resíduos.
A escolha da cor do pavimento laminado ajuda a criar a estética decorativa no interior de cada casa. As tecnologias mais recentes já permitem criar pavimentos laminados numa enorme variedade de cores, adaptando-se a qualquer estilo. Na LEROY MERLIN poderá encontrar pavimentos laminados em tons brancos e beges, tons cinza, tons de madeira natural, tons escuros e desenhos especiais :
Os tons claros são cada vez mais procurados porque potenciam ao máximo a luz natural ao mesmo tempo que permitem uma decoração leve e relaxada. Inspirados no estilo nórdico, podem ser de tons puros, perfeitos para criar superfícies uniformes e luminosas; ou mais rústicos, quando se quer uma decoração neutra, mas rica em detalhes.
Os tons cinza são muito utilizados em espaços contemporâneos e urbanos, pelas suas características neutras e serenas. Escuros ou claros, são fáceis de integrar em diferentes estilos. Já são uma tendência noutro tipo de pavimentos, como os cerâmicos, por exemplo.
Os tons naturais mais quentes e envolventes são os favoritos quando o objetivo é rodear-se de ambientes mais acolhedores e tradicionais. Os tons amarelos de certas madeiras como o carvalho, por exemplo, multiplicam o calor e a alegria que um espaço transmite.
Os tons escuros, dão profundidade e identidade ao espaço. Desde tons que recriam a madeira queimada, caramelo, café... Os tons avermelhados são mais exóticos enquanto os castanhos conectam o espaço com a natureza. São uma solução atual, indicada para casas maiores, com muita luz e espaços abertos; onde possam constrastar com uma decoração mais leve.
No mercado atual, também já é possível encontrar desenhos especiais, que recriam outros materiais, padrões de madeira ou texturas de desgaste e acabamento natural. São o elemento de destaque numa divisão.
Em termos de acabamento, encontrará lisos, estruturados (com um relevo uniforme) ou sincronizados (o relevo acompanha os veios da madeira).
Todos os pavimentos laminados oferecem um certo nível de durabilidade, mas este pode variar bastante entre modelos. Assim, saber o uso que vai dar ao seu pavimento é determinante para escolher a resistência adequada ao desgaste e às suas necessidades específicas. Sem entrarmos no nível mais técnico, os laminados devem passar uma série de testes de resistência a abrasão, ao impacto, a manchas e queimaduras, que medem a durabilidade do pavimento ao uso, tanto doméstico como comercial.
Estes pavimentos estão sujeitos a uma classificação de normativa europeia que contempla critérios de resistência e estabelece diferentes classes utilitárias:
Para avaliar a resistência à abrasão dos pavimentos laminados, é utilizada a nomeclatura AC ("Abrasion Criteria"), internacionalmente aceite como classificação da durabilidade de um pavimento laminado. Desgastada a camada de abrasão, a capa decorativa é destruída. Assim, quanto maior o valor, mais durável deve ser o pavimento:
Então, devemos sempre escolher o pavimento com a maior classificação ? Bem, depende. Como em qualquer pavimento, a sua escolha deve ter em conta as suas necessidades específicas. Vai usar o pavimento num corredor em que passa várias vezes ao dia, ou naquele quarto em que só entra umas vezes por ano ? Tem crianças, animais de estimação grandes ou usa saltos em casa com frequência? A AC mede a durabilidade, mas para poder instalar um pavimento laminado numa casa-de-banho, por exemplo, deve garantir outros fatores.
Para facilitar a sua escolha e resumir todos estes critérios, a LEROY MERLIN apenas vende pavimentos a partir de AC3 e dividiu a sua gama em 5 tipos de uso : BASIC, MÉDIO, FORTE, INTENSO e INTENSO PLUS.
Os pavimentos laminados da série BASIC asseguram as necessidades básicas e oferecem 5 anos de garantia. Assim, recomendamos modelos de uso MÉDIO para casas onde viva só uma pessoa, ou um casal, com pouco tráfego. Podem também adequar-se a segundas residências ou espaços de aluguer de curto-prazo. Apenas a partir de uso FORTE recomendamos a instalação em quartos de crianças e cozinhas.
Os modelos de uso INTENSO são recomendados para casas com 1 ou 2 filhos e zonas de alto tráfego como corredores e entrada.
Para casas com 3 ou mais filhos e/ou animais de estimação (em especial, cães), recomendamos os modelos INTENSO PLUS. Estes modelos adequam-se a todas as divisões da casa (incluindo casa de banho) e qualquer zona de alto tráfego.
Todos os nossos modelos de pavimento laminado apresentam características específicas e/ou extra, para se adequarem a qualquer necessidade e usos.
Para além do tamanho standard disponibilizado, a nova gama de laminados também aposta no formato XXL. Este tamanho inovador está disponível em todos os pavimentos INTENSO PLUS, nas medidas 180 x 25 cm.
Espessura
Quanto maior for a espessura da lâmina (de 6 a 12 mm), maior será a robustez do pavimento no seu conjunto, para além de permitir um "clic" mais duradouro e um melhor comportamento acústico à pisada. Mas o mais importante, mais uma vez, é o pavimento ter a classe de uso adequada à divisão em causa.
Na seleção de pavimentos laminados da LEROY MERLIN irá encontrar pavimentos sem bisel, com bisel em 2 lados, ou bisel nos 4 lados. Os pavimentos laminados podem ter ou não bisel porque a sua função é, antes de tudo, estética. Um pavimento biselado é o pavimento que tem as ranhuras de união entre as lâminas, cortadas de forma a formar um "V", que se assemelha mais ao pavimento de madeira maciça e reduz o efeito visual das juntas. Quando o objetivo é obter uma sensação de amplitude espacial na casa, com ambientes livres de sombras, o mais aconselhável é optar por sem bisel.
No entanto, os biséis são um grande instrumento para dar uma sensação de relevo ao pavimento, se for essa a intenção. Para atingir esse fim, a chave é jogar com a colocação das peças biseladas e a iluminação natural que recebem. Quando se instalam pavimentos com 2 biséis, aconselha-se a colocação das lâminas no sentido paralelo à luz que entra pelas janelas.
Os pavimentos que têm um melhor tratamento de proteção contra a humidade são adequados para as divisões húmidas onde se possam produzir salpicos, como casas-de-banho.
Esta propriedade impede o crescimento de bactérias transmitidas por sapatos, animais de estimação ... garantindo assim um ambiente mais seguro e saudável.
Anti-estático
Esta propriedade reduz as descargas de eletricidade estática, o que pode ser indicado para ambientes sensíveis como escritórios ou locais comerciais com muitos dispositivos eletrónicos.
Um pavimento anti-derrapante pode ser ideal para locais com risco de deslizamento e queda.
Anti-risco
Os pavimentos laminados com tratamento antirisco são recomendados para casa com animais de estimação como cães, por exemplo; e evitam riscos provocados por movimentações de móveis e carrinhos.
Os pavimentos laminados flutuantes precisam sempre de ser instalados sobre uma base isolante. É um elemento imprescindível para uma instalação correta e serve vários propósitos: isolamento termo-acústico do pavimento, nivelamento de possíveis irregularidades, impedir contacto com a humidade residual do solo... Em resumo, a base isolante aumenta a vida útil do pavimento. Sem a base para pavimento adequada, não é possível assegurar a validade da garantia do produto que os fabricantes fornecem ! Quando uma base não inclui a chamada "barreira anti-vapor," deve ser colocada uma sobre o chão antes de desenrolar a sua base isolante.
Existem diferentes tipos de bases, indicadas para diferentes funções. Dependendo das características do chão da casa, podemos ter diferentes preferências. Para pisos radiantes, por exemplo, será necessário uma base compatível específica.
As bases de espuma de látex são usualmente recomendadas porque hoje em dia são as mais universais. Mais inovadoras são as bases ecológicas, fabricadas com cortiça. Podem usar-se em qualquer pavimento laminado com garantia de um bom comportamento, ao mesmo tempo que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Falando da sua instalação, as bases em rolo, como as de látex, uma vez repartidas todas as filas que vão ser usadas sobre o chão, devem ser unidas com fita. Caso contrário, poderia passar humidade ou vapor por estas pequenas aberturas. As bases em "puzzle" ou acordeão normalmente já vêm com algum tipo de cola para a união correta.
A oferta de pavimentos laminados da LEROY MERLIN conta com uma série de acessórios a jogo para que possa completar o seu projeto , de A a Z, com o acabamento final que deseja:
Rodapé: para tapar a junta de dilatação entre o pavimento e a parede;
Perfil de desnível: para compensar diferenças de altura entre dois pavimentos diferentes;
Perfil de transição: para unir diferente secções de pavimento entre divisões;
Perfil de escada: perfil em forma de “L” para colocar nos cantos das escadas.
É possível encontrar os acessórios coordenados com a mesma cor através do código numérico do modelo. Este código começa pelas letras MOD e vem seguido de uma relação de números (Ex: MOD 045).
No site LEROY MERLIN, poderá sempre encontrar este código na descrição do produto.
A título de exemplo, para o pavimento ARTENS INTENSO BRITS, os acessórios correspondentes são do modelo 005. Nota: cada modelo de acessórios pode corresponder a vários pavimentos.
Uma tendência que temos vindo a observar é colocar o rodapé branco, independentemente do desenho do pavimento, para lhe dar um ar distinto e coordenar com as portas e aduelas da divisão.
A primeira coisa que não deve esquecer é que os pavimentos laminados não podem ser lixados. Para uma manutenção correta de um pavimento laminado, deve utilizar uma mopa ou aspirador. Se precisar de uma limpeza mais a fundo, recomendamos que utilize produtos neutros específicos para a sua conservação. A superfície deve estar completamente limpa antes de utilizar qualquer produto.
Apesar de todas as vantagens já mencionadas, os pavimentos laminados não oferecem possibilidade de renovação por não se tratarem de madeira maciça. Assim, em caso de dano ou deterioração, as lâminas terão que ser substituídas. Por esta razão, é aconselhado guardar as peças que possam sobrar depois da instalação.