Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

COMO ESCOLHER PAVIMENTO VINÍLICO

Tudo o que precisa de saber para encontrar o pavimento vinílico ideal

Porquê um pavimento vinílico ?

 

Se no passado os pavimentos de vinil tinham má reputação por serem considerados produtos de baixa qualidade, hoje o panorama mudou radicalmente. Atualmente, os pavimentos vinílicos são uma ótima alternativa a ter em conta, graças às suas inúmeras vantagens.

 

Em primeiro lugar, são fáceis de instalar e de manter, não requerendo obras na maior parte dos casos. Existem opções para todas as divisões de sua casa, incluindo a cozinha e a casa-de-banho. De facto, comportam-se de forma exemplar em zonas húmidas, não sendo afetados pela água. Apresentam um toque particularmente cómodo, suave e agradável, perfeito para andar com os pés descalços.  São também muito resistentes à abrasão, riscos e manchas.

 

À semelhança dos pavimentos laminados, os vinílicos são grandes imitadores, podendo adotar a aparência de muitos materiais diferentes, numa cópia quase perfeita.  Os veios do mármore ou da madeira, a textura mate do cimento polido, as cores e desenhos dos azulejos hidráulicos... os pavimentos vinílicos apresentam um mundo de opções para nos inspirarmos.

 

 

O que é um pavimento vinílico ?

 

Os pavimentos vinílicos são fabricados com um material plástico (normalmente PVC) à base de resina, coberto por uma capa de poliuretano que lhe aporta uma grande resistência às manchas e marcas.

Estão disponíveis em vários formatos, desde os rolos às lâminas flutuantes ou autoadesivas.

 

 

1. Escolher a cor e o acabamento

 

escolha da cor do pavimento vinílico ajuda a criar a estética decorativa no interior de cada casa. As tecnologias mais recentes já permitem criar pavimentos  vinílicos numa enorme variedade de cores e desenhos, adaptando-se a qualquer estilo.  Na LEROY MERLIN poderá encontrar pavimentos vinílicos em tons brancos e beges, tons cinza, tons de madeira natural, tons escuros e desenhos especiais :

TONS BRANCOS E BEGES

Os tons claros são cada vez mais procurados porque potenciam ao máximo a luz natural ao mesmo tempo que permitem uma decoração leve e relaxada. Inspirados no estilo nórdico, podem ser de tons puros, perfeitos para criar superfícies uniformes e luminosas; ou mais rústicos, quando se quer uma decoração neutra, mas rica em detalhes.

TONS CINZA

Os tons cinza são muito utilizados em espaços contemporâneos e urbanos, pelas suas características neutras e serenas. Escuros ou claros, a imitar madeira, cerâmica ou cimento, são fáceis de integrar em diferentes  estilos. Já são uma tendência  noutro tipo de pavimentos, como os cerâmicos, por exemplo.

TONS NATURAIS

Os tons naturais mais quentes e envolventes são os favoritos quando o objetivo é rodear-se de ambientes mais acolhedores e tradicionais. Os tons amarelos de certas madeiras como o carvalho, por exemplo, multiplicam o calor e a alegria que um espaço transmite.

TONS ESCUROS

Os tons escuros, dão profundidade e identidade ao espaço.  Desde tons que recriam a madeira queimada ao metal escurecido... Os tons avermelhados são mais exóticos enquanto os castanhos conectam o espaço com a natureza. São uma solução atual, indicada para casas maiores, com muita luz e espaços abertos; onde possam constrastar com uma decoração mais leve.

DESENHOS ESPECIAIS

No mercado atual, também já é possível encontrar desenhos especiais, que recriam outros padrões e materiais como os azulejos hidráulicos e madeiras multitonais... São o elemento de destaque numa divisão.

 

 

2. O uso e a resistência

 

Os pavimentos vinílicos caracterizam-se por serem especialmente resistentes ao desgaste e às limpezas, mas dentro desta resistência existem diferentes níveis. Juntamente com a estética é dos critérios mais importantes a ter em conta no momento da escolha. Devemos considerar estes 2 fatores:

 

  • Espessura da peça : Quanto mais grossas forem as lâminas ou  mosaicos de pavimento vinílico, melhor irão aguentar as pisadas e aportar estabilidade. Os pavimentos flutuantes com lâminas espessas são mais estáveis pois as uniões terão melhor desempenho. As maiores espessuras podem inclusivé compensar ligeiros desníveis no suporte.

 

  • Espessura da capa de uso: A capa de uso é a camada transparente protetora que sobrepõe a camada do acabamento. Protege-a da água, do desgaste... Quanto mais grossa for esta capa, mais resistente será o pavimento. 

 

Tal como nos laminados, os pavimentos vinílicos estão ainda sujeitos a uma classificação de normativa europeia que contempla critérios de resistência e estabelece diferentes classes utilitárias:

 

  • Classe 21 - Uso doméstico ligeiro
  • Classe 22 - Uso doméstico moderado
  • Classe 23 -  Uso doméstico intenso
  • Classe 31 - Uso comercial ligeiro
  • Classe 32 - Uso comercial moderado
  • Classe 33 - Uso comercial intenso

 

Como em qualquer pavimento, a sua escolha deve ter em conta as suas necessidades específicas. Vai usar o pavimento num corredor em que passa várias vezes ao dia, ou naquele quarto em que só entra umas vezes por ano ? Tem crianças, animais de estimação grandes ? 

 

Para facilitar a sua escolha e resumir todos estes critérios, a LEROY MERLIN dividiu a sua gama em 5 tipos de uso : BASICMÉDIO, FORTE, INTENSO e INTENSO PLUS.

 

Tabela de usos de pavimento vinílico da Leroy Merlin

 

A série BASIC assegura apenas necessidades básicas. Os pavimentos vinílicos classificados como uso MÉDIO, já são pavimentos de resistência mediana para espaços com utilização moderada. Recomendamos para quartos de adultos pouco usados e segundas casas.

Os pavimentos FORTE estão pensados para espaços de uso mais intensivo: salas, quartos muito transitados, quartos infantis e inclusivé cozinhas.

Os INTENSO são pavimentos recomendados para casas com um uso muito intensivo, onde existam por exemplo animais de estimação ou famílias muito numerosas. Podem ser instalados em toda a casa.

E por fim, os pavimentos vinílicos INTENSO PLUS oferecem a resistência máxima e são feitos para durar. São perfeitos para comércio e escritórios.

 

 

3. O tipo de instalação

 

Os primeiros pavimentos vinílicos foram uma evolução dos antigos linóleos: rolos de PVC que se fixam ao suporte com cola. Esta opção continua a existir na LEROY MERLIN, mas também disponibilizamos lâminas vinílicas autoadesivas ou vinílico flutuante com sistema de união clic, tal como nos pavimentos laminados. Cada um destes 3 tipos de instalação tem as suas características específicas:

 

  • Instalação com cola: Os pavimentos vinílicos em rolo, cortados previamente à medida, fixam-se ao chão (nivelado e limpo) com colas especiais que não têm dissolventes e se aplicam com rolo. Disponibilizamos opções para todos os níveis de resistência (até INTENSO PLUS). A instalação pode ser um pouco mais complexa devido ao tamanho do pavimento.

 

>>Ver todos os acessórios de instalação para pavimento vinílico em rolo

 

Sala de brincar para crianças com pavimento vinílico em rolo com padrão de puzzle colorido

 

 

  • Instalação autoadesiva: Estes pavimentos vinílicos adesivos têm o formato de lâminas ou mosaicos e vêm com um adesivo potente na sua base. Este sistema adesivo permite fixar as peças diretamente no pavimento limpo, liso e nivelado. Estes pavimentos são económicos e fáceis de instalar, mas uma vez fixados, serão difíceis de retirar. Pode encontrá-los na LEROY MERLIN com níveis de resistência até FORTE. Dica: Se o adesivo não agarra bem ao chão e quer assegurar uma instalação perfeita, pode aplicar um primário especial que ajudará na fixação.

 

>>Ver todos os primários adesivos para pavimento vinílico

 

Casa de banho com pavimento vinílico adesivo a imitar cimento

 

 

  • Instalação de clic: As lâminas/mosaicos dos pavimento vinílicos flutuantes têm ranhuras e linguetas nas suas arestas que se encaixam umas nas outras. O encaixe é por pressão e uma vez ligadas, as uniões permanecem estáveis. Estes pavimentos do tipo flutuante podem ser retirados sem problemas. Adicionalmente, ao terem que ser instalados com uma base, são mais isolantes e confortáveis que os adesivos. Existem para todos os níveis de resistência.  

 

>>Ver todas as bases para pavimento vinílico flutuante

 

Sala com pavimento vinílico flutuante a imitar madeira

 

Nota: Não se recomenda a colocação de vinílicos sobre alcatifas ou soalhos de madeira maciça.

 

 

4. Os acessórios a jogo

 

A oferta de pavimentos vinílicos da LEROY MERLIN conta com uma série de acessórios a jogo para que possa completar o seu projeto , de A a Z, com o acabamento final que deseja:

 

Rodapé:  para tapar a junta de dilatação entre o pavimento e a parede;

Perfil de desnível: para compensar diferenças de altura entre dois pavimentos diferentes;

Perfil de transição: para unir diferente secções de pavimento entre divisões;

Perfil de escada: perfil em forma de “L” para colocar nos cantos das escadas.

 

É possível encontrar os acessórios coordenados com a mesma cor  através do código numérico do modelo. Este código começa pelas letras MOD e vem seguido de uma relação de números (Ex: MOD 045). 

 

No site LEROY MERLIN, poderá sempre encontrar  este código na descrição do produto.

EXEMPLO

A título de exemplo, para o pavimento ARTENS MÉDIO TIDORE, os acessórios correspondentes são do modelo 031. Nota: cada modelo de acessórios pode corresponder a vários pavimentos.

 

Uma tendência que temos vindo a observar é colocar o rodapé branco, independentemente do desenho do pavimento, para lhe dar um ar distinto  e coordenar com as portas e aduelas da divisão.

 

 

6. Cuidados e manutenção

 

O pavimento vinílico não só é fácil de instalar, mas também de limpar e manter. Para uma manutenção correta de um pavimento vinílico, deve utilizar uma mopa húmida ou aspirador. Se precisar de uma limpeza mais a fundo, recomendamos que utilize produtos neutros. Não utilize produtos com solventes ou específicos para pavimentos de madeira.

 

 

7. Para concluir...

 

Se escolher bem o pavimento vinílico para os seus espaços, ganhará em resistência, isolamento, estética e conforto. Estes pavimentos são a melhor solução para uma renovação rápida e sem obras de todas as divisões da casa, com toda a garantia dos produtos LEROY MERLIN. Pode  aventurar-se na instalação ou contratar o nosso serviço profissional.

 

Novo pavimento... Nova casa ! 

PARA COMEÇAR O SEU PROJETO

PAVIMENTO VINÍLICO

Ver todos os produtos VER TUDO

Como aplicar pavimento vinílico de rolo

SABER MAIS

Como aplicar pavimento vinílico flutuante ou adesivo

SABER MAIS

SERVIÇO DE INSTALAÇÃO

A partir de 5,99€/m² SABER MAIS
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou