Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

COMO ESCOLHER UMA PORTA DE ENTRADA

A porta de entrada é o ponto de passagem para o refúgio que é a nossa casa e nada é mais importante que a sua segurança e a dos seus. Saber que a sua casa é tão fiável como acolhedora é essencial para a disfrutar ao máximo em tranquilidade. Dentro das inúmeras possibilidades que existem hoje em dia, queremos ajudá-lo a escolher a melhor solução para a porta de entrada de sua casa, com o nível certo de segurança e isolamento, seja esta uma moradia ou um apartamento. De estilos clássicos, aos mais modernos, descubra a porta de entrada ideal para as suas necessidades na LEROY MERLIN.

 

 

Para onde precisa de uma porta de entrada ?

 

A primeira coisa que deve considerar é o tipo de casa onde vive. As portas de entrada podem ser de exterior, para moradias, ou de interior, para apartamentos.

 

Exemplo de porta de entrada de moradiaExemplo de porta de apartamento

 

As portas para moradias necessitam de ter um acabamento exterior que seja resistente às intempéries.

 

 

Que nível de segurança precisa ?

 

Pare para pensar: A sua casa é suficientemente segura ? A maioria dos roubos são de oportunidade, consoante certas condições de localização, vigilância, e tipo de porta de entrada.

 

Os fatores que deve analisar para saber o nível de segurança que precisa são:

 

  • Tipo de casa:  Ocorrem mais roubos em moradias unifamiliares e isoladas do que em apartamentos. Nestes, é mais provável  que tentem entrar em casas com poucos vizinhos no mesmo andar, casas com ligação direta à rua ou em edificíos sem porteiro nem segurança. Apartamentos em edifícios com mais de uma porta exterior, que tenham segurança ou porteiros 24h, numa zona movimentada, provavelmente não precisam de uma porta com um nível de segurança tão elevado como uma vivenda unifamiliar  isolada sem sistemas adicionais de segurança.

 

  • Tempo de arrombamento: As portas mais seguras demoram mais tempo a ser forçadas, necessitam de mais esforço e ferramentas especializadas e fazem mais ruído. Perante estes fatores, a probabilidade de a sua casa ser alvo é muito menor.

 

  • Ocupação da casa: As casas de férias e segundas residências têm maior risco de se tornarem um alvo, pois permanecem vazias mais tempo. Adicionalmente, costumam estar situadas em zonas mais isoladas ou sazonais.

 

 

Invista em tempo e tranquilidade. Uma boa porta de segurança garante-lhe mais tempo de resistência a ataques, que provalvemente dissuade qualquer intenção; oferecendo-lhe a tranquilidade de que não estará em causa a segurança de nada nem ninguém que lhe seja querido.

 

O nível de segurança de uma porta de entrada depende em grande parte do material de que esta é feita.

 

As portas de segurança blindadas, que são compostas por aço no aro e na folha, oferecem o máximo nível de segurança.

 

As portas blindadas têm chapas de aço no interior da folha e o seu nível de segurança é medido pela espessura da chapa.

 

As portas metálicas são fabricadas em alumínio e, dependendo do modelo, podem chegar a oferecer um nível de segurança similar ao das portas  de segurança.

 

As portas de PVC oferecem rigidez e resistência aos impactos. As que têm reforços de aço aumentam o nível de proteção.

 

As portas de madeira  são as que menos contribuem para o nível de segurança da sua casa.

 

 

4 níveis de segurança: Baixo, Médio, Alto, Muito Alto

 

 

Deixamos-lhe alguns exemplos da nossa oferta de portas de entrada, por cada nível de segurança:

NÍVEL DE SEGURANÇA BÁSICO

NÍVEL DE SEGURANÇA MÉDIO

NÍVEL DE SEGURANÇA ALTO E MUITO ALTO

Elementos de uma porta de entrada

 

 

Esquema dos elementos de uma porta de entrada: aduela, estrutura interior e sistema de fecho

 

Cada porta é formada por 3 partes essenciais cujas configurações estão diretamente relacionadas com a segurança que oferecem:

 

  • Aduela: É o elemento que se encastra na parede, à qual se fixa a folha da porta através das dobradiças. As aduelas mais resistentes são de aço ou alumínio, seguidos de madeira maciça. As mais débeis são de MDF.  O importante neste caso é que sejam resistentes às ferramentas de alavancamento, usadas para arrancar o aro da parede.

 

  • Estrutura interna: A folha da porta é outro dos pontos suscetíveis de serem forçados. Neste caso, quanto mais forte seja a estrutura interna, melhor resistência terá. As mais débeis estão fabricadas em madeira com reforço de chapa de aço, seguidas pelas de madeira maciça. Com um grau médio de resistência temos as portas com chapa de metal e espuma de poliuretano, sendo as mais resistentes aos ataques, as estruturas de aço reforçado.

 

  • Sistema de fecho:  A maioria dos ataques às portas de entrada fazem-se forçando o sistema de fecho. É fundamental que a porta tenha um sistema de fecho específico e de qualidade. Deve contar com um número mínimo de pontos de fecho (parafusos), um cilindro de segurança, um escudo de segurança e chaves com cópia controlada, ou chave incopiável.

 

Conselho: Tenha em conta a importância da instalação.

Para que uma porta de entrada cumpra com a sua função, é fundamental que a instalação seja feita corretamente. De nada serve comprar a melhor porta do mercado se não for bem colocada: só um instalador profissional pode garantir a máxima segurança, duração e resistência. Na LEROY MERLIN, instalamos a sua porta de entrada com todas as garantias. Consulte-nos e informamo-lo com tudo o que precisa de saber.

 

 

Sistema de fecho

 

O sistema de fecho é composto por vários elementos que aumentam ou diminuem a segurança da porta. Existem diferentes tipos de fechadura que vão desde a fechadura standard, à fechadura de alta segurança.

 

3 tipos de fechadura: standard, de segurança e de alta segurança

 

 

Os pontos de fecho são o conjunto de trancas operados pela fechadura que permitem que a porta feche, ao introduzirem-se na aduela. As trancas variam em número, comprimento e espessura, proporcionando maior segurança à medida que o seu número aumenta. As portas de segurança têm entre 3 a 7 parafusos de aço. Uma porta com 5 parafusos de aço proporciona um bom nível de segurança para a maioria das habitações.

 

3 hipóteses de pontos de fecho: 1, 3 e 5

 

Se não quiser optar por um modelo superior de porta para garantir o número de pontos de fecho, recomendamos que substitua a fechadura por uma de maior qualidade ou  que adicione mais pontos de fecho, que inclua um cilindro de maiores prestações; ou que se utilizem acessórios como ferrolhos e fechos.

 

 

 

O cilindro aciona os pontos de fecho mediante a introdução da chave.

 

4 tipos de cilindro: standard, segurança, alta segurança e europeu

 

O elemento mais importante do sistema de fecho é o cilindro. Os cilindros de segurança estão desenhados para resistir a técnicas de ataque, como o bumping. O nível de segurança do cilindro varia consoante a resistência que tiver aos vários tipos de ataque.

 

 


Na chave o fundamental é o controlo da cópia.

 

4 tipos de chave: standard, cópia controlada, chapa eletrónica e impressão digital

 

As chaves e cilindros de segurança podem estar registados sob uma patente que deve ter uma vigência superior a 4 anos. Devem vir sempre acompanhados de um documento com o nome ou referência do modelo e a referência do registo da patente. Outra alternativa são as chaves conhecidas como "incopiáveis", cujo nome técnico é chave de cópia controlada. Estas chaves estão incluídas numa base de dados do fabricante, que controla todas as cópias que se fazem, para garantir que ninguém, salvo o proprietário, pode duplicar a sua chave.

 

 


Conforto

A porta de entrada, além de contribuir para a segurança da casa, deve ser um elemento de conforto que nos permite isolar do ruído e das diferenças de temperatura vindas do exterior da habitação.
 

Ícones representativos do isolamento térmico e do isolamento acústico

 

As portas de entrada de  maior nível de segurança também fornecem melhores condições de isolamento termo-acústica para a sua casa.

 

 

Acabamentos

 

As portas, com o seu acabamento, cor e desenho, contribuem para a coordenação do estilo de sua casa e é algo que deve considerar ao escolher a sua. Conselho: Verifique se o seu condomínio de apartamentos ou moradias tem regras em relação à cor e ao desenho das portas de entrada.

 

Depois de escolher o material, decida o acabamento de que mais gosta. Dispomos de uma palete de cores ampla, que vai do branco aos vários tons de madeira. No que toca ao desenho, as linhas que traçam o contorno da porta e dão forma ao seu acabamento exterior, variam entre o liso, riscas horizontais, frisos com relevo, entre outros.

 

Cores possíveis: branco, cinza, verde, preto e tons de madeira, naturais ou escuros

 

 Exemplos de acabamentos possíveis nas portas de entrada: Liso, com frisos, com vidro

Imagens ilustrativas

 

Verifique em cada modelo as opções de cores e acabamentos correspondentes.

 

PARTILHE ESTA PÁGINA

Share Facebook Share Twitter Share Pinterest Share whatsapp Share email
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou