Para saber se a iluminação cumpre os requisitos, é necessário compreender o valor do Índice de Proteção (IP). O IP define o grau de proteção e impermeabilização isto é, a proteção que o candeeiro, foco, projetor, etc., tem face à humidade e sujidade e que o torna apto para a utilização exterior.
Regra geral, pode-se estabelecer que quanto maior o grau de IP, mais protegido estará o equipamento de iluminação. A maior parte dos elementos de iluminação exterior variam entre um IP de 23 graus e um IP de 68 graus.
Exemplo:
Para colocar um aplique ou foco próximo de uma zona húmida (como a piscina ou chuveiro), deverá contar com um índice de proteção elevado com um mínimo de IP44.
A iluminação exterior está sujeita a padrões de impermeabilização, dependendo do local a que se destina, o grau de proteção ou IP:
O primeiro valor do código numérico refere-se à proteção contra a penetração de corpos estranhos e contra o contacto de elementos de baixa tensão. Na tabela abaixo encontra a explicação detalhada de cada número:
O segundo valor do código numérico refere-se à proteção contra a penetração de água. Na tabela abaixo encontra a explicação detalhada de cada número: