Materiais:
Ferramentas:
Em primeiro lugar, verifique se apenas são necessários pequenos ajustes ou se terá de desmontar a porta para a poder reajustar mais facilmente. Observe bem o seu estado, pode ser necessário mudar, antes de tudo, as dobradiças ou os pernes por já estarem demasiado deteriorados com o uso.
Não se esqueça de se proteger com luvas, óculos, capacete de proteção ao ruído e máscara sempre que a tarefa de bricolage o exija.
Quando as fricções ou desajustes não são muito pronunciadas e ainda se consegue abrir e fechar a porta, ainda que com dificuldade, talvez não seja necessário desmontar a porta, apenas lixá-la!
Opção 1 - Marcar e lixar
Opção 2 - Fixar uma lixa ao chão
Opção 3 - Experimente uma lixadora elétrica
Opção 4 - Substituir as roscas
Quando se trata de um problema grave, a opção mais adequada será desmontar a porta para trabalhar com maior comodidade. A solução é simples, mas deve ser feita em segurança. Siga estes passos:
1. Marcar a zona a desbastar
Passe uma tábua de madeira fina, de aproximadamente 3 mm (o espaço mínimo recomendado entre a porta e o chão, ou a moldura da porta), ao longo da base da porta. Essa será a indicação daquilo que deve desbastar.
2. Tirar a porta
Desmonte a porta das dobradiças. Para fazê-lo mais facilmente, utilize uma pequena alavanca de prego; pressione com o pé enquanto ajuda com as mãos a tirar a porta das dobradiças.
3. Prepare a mesa de trabalho
Coloque a porta numa mesa de trabalho suficientemente estável para poder trabalhar sobre ela. Segure-a bem e proteja a superfície com uma manta para não a riscar.
4. Utilize a lixadora
Se o que há para desbastar é pouco e apenas em determinadas zonas, experimente passando repetidamente com uma lixadora e com lixa de grão mais grosso, rematando com lixa de grão fino.
5. Novas passagens com uma escova manual
Se tem de desbastar maior quantidade, pode fazê-lo com uma escova manual. Regule os milímetros de corte e faça passagens de trás para a frente com a ferramenta. É melhor fazer passagens sucessivas, desbastando pouco a pouco, do que muito de uma só vez. Também se pode passar uma escova pequena a toda a volta ou em qualquer canto da porta, sempre que esta seja de madeira maciça.
6. Utilize a escova elétrica para trabalhos mais difíceis
Quando tiver de fazer o mesmo trabalho em várias portas, ou o que tiver de reduzir for bastante, compensa utilizar uma escova elétrica. Regule o nível de corte das lâminas. Faça pequenas passagens sucessivas até chegar ao nível pretendido.
Recomendações:
7. Verniz
Se a porta for de madeira maciça, pode envernizar ou pintar no mesmo tom, especialmente se tiver lixado ou polido nos cantos superiores da porta ou da moldura. Se teve de estragar algum canto, terá de o arranjar, depois de baixar a porta, com fita pré-fixada.
8. Utilize a fita métrica para cortar corretamente