Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Kit de instalação pavimento,com ferramenta de ancoragem
Chave de parafusos plana
Fita métrica, cortador
Serrote ou serra vertical
Martelo e maço
Materiais que vai precisar:
Pavimento laminado
Rodapé
Perfis de transição ou dilatação
Cola de montagem
Proteção anti-humidade
Base de Isolamento
Os pavimentos laminados são formados por diferentes camadas prensadas, sendo a segunda a decorativa.
Esta camada decorativa é uma impressão, pelo que pode ter qualquer aspeto: imitação de madeira, de pedra, de cerâmica, de bambu e outros materiais ou padrões.
Ao escolher um revestimento, concentre-se na sua resistência ao desgaste, que é assinalada com a sigla do inglês "AC" (abrasion criteria).
- AC1: passagens mínimas, como quartos.
- AC2: poucas passagens, como salas.
- AC3: passagens médias, como corredor, sala de jantar.
- AC4: passagens elevadas, como escritórios.
- AC5: muitas passagens, como lojas.
Retire o antigo rodapé da divisão.
Se for de madeira ou laminado, pode retirá-lo com uma chave de parafusos plana ou um escopro e um martelo. Se for de cerâmica, utilize um escopro e um maço. Um truque: antes de começar a retirá-lo, passe uma lâmina ou um cortador pela junta da parede e do rodapé para que o gesso e a tinta não se separem.
Repare com massa todas as partes soltas das paredes. Assim, poderá fixar melhor o rodapé. Certifique-se de que o piso está plano. Os pavimentos laminados admitem poucas irregularidades, cerca de 2 mm de desnível, embora isso dependa dos fabricantes.
Se existir algum tijolo partido, pique-o e preencha com argamassa, igualando a altura com a dos restantes tijolos. Tenha em conta que, ao secar, a argamassa pode diminuir ligeiramente.
Se existir um desnível pontual, pode repará-lo com massa ou argamassa. Se existirem demasiados desníveis, é aconselhável colocar massa autonivelante em todo o piso.
Coloque a base de isolamento anti-humidade. Para proteger o seu pavimento, deve colocar uma proteção anti-humidade, para que a humidade não danifique o seu pavimento.
Estenda a base de isolamento por toda a divisão. Corte com um x-ato ou com uma tesoura.
O pavimento laminado pode ser colocado sobre qualquer tipo de superfície (madeira, cerâmica, cimento...), desde que esteja limpa, seca e bem nivelada.
Se existir humidade, deve solucionar primeiro o foco da mesma.
Opte por colocar uma proteção anti-humidade. É necessária a sua aplicação, para manter a garantia dada pelo fabricante do pavimento.
Coloque cunhas junto às paredes. Deve deixar cerca de 8 mm de espaço para possíveis dilatações do material, devido às mudanças de temperatura ou humidade.
Comece a colocação por uma extremidade da divisão, deixando na lateral a mesma junta de dilatação que está na frente. O lado da lingueta tem de ficar junto à parede.
Complete até ao outro lado da divisão, encaixando a lingueta na ranhura da lâmina já colocada.
Comece a fila seguinte com uma peça cortada, para que fique contraposta relativamente à anterior e as respetivas juntas não coincidam, mas não utilize uma lâmina inferior a 20 cm de comprimento.
Para unir uma lâmina a duas peças, encaixe primeiro a lingueta lateral, também num ângulo de 45º. Depois, coloque a lingueta na ranhura frontal, levantando as peças em 45º e pressionando ao baixar, até ouvir o clique do encaixe.
Se a última lâmina junto à parede não couber inteira, deve cortá-la: coloque uma lâmina sobre a última colocada bem alinhada. Sobre esta, outra que chegue até à parede.
Marque uma linha ao longo da lâmina que está entre as duas. Corte-a e coloque-a no espaço.
Encaixar a última lâmina pode ser mais complicado, já que não existe muito espaço de manobra.
Com a ferramenta de ancoragem, não terá dificuldade.
Coloque-a sobre a lâmina e, com um martelo, bata na sua direção.
Se existir uma coluna ou canto para rematar, pode fazer a forma de uma única peça na lâmina correspondente. Pode fazê-lo desta forma: aproxime uma peça até ao canto e marque, com a ajuda de um esquadro, uma linha perpendicular à parede do canto, seguindo a linha.
Em seguida, coloque a peça que tem de cortar encaixada na que já está colocada. Marque a linha com o esquadro, seguindo a parede da coluna desde o primeiro canto.
Trace as duas linhas e, para que não existam erros, marque com o lápis a zona de corte. Esta é a parte que vai deitar fora.
Corte com a serra vertical ou com o serrote e encaixe a peça na lâmina que estava colocada, chegando com a tábua à extremidade do canto. A continuidade está garantida. Continue a colocar lâminas da mesma forma até completar o pavimento.
Tem de cortar o batente das portas para conseguir colocar o pavimento. Coloque uma lâmina junto ao batente e, com o serrote na horizontal, corte cerca de 10 mm do batente.
Reduza, com o formão, os restos do corte, batendo com um martelo. Utilize luvas para proteger as mãos. Tente não quebrar a base isolante.
Encaixe sob o batente a peça cortada à medida. Não ficarão espaços visíveis entre o batente e o pavimento.
Siga as recomendações do fabricante e deixe, entre os dois pavimentos, as juntas de dilatação adequadas ao número de metros lineares indicados. Coloque perfis de transição para ocultar a junta. Pode cortá-los com uma serra para metais.
Para acabar, coloque o rodapé. Nos cantos, as uniões seguem o corte em bisel no interior. Os ângulos são cortados em bisel até ao exterior.
Se tiver de unir um rodapé a outro para que exista continuidade na parede, faça um corte em bisel interior numa das secções e um corte exterior na outra. As uniões ficam mais discretas e não se separam facilmente.
Com a serra vertical, pode fazer facilmente os cortes em bisel para os rodapés.
Só tem de fixá-la com uma inclinação de 45º, apoiar e cortar.
Existem peças específicas para rematar de forma estética a transição entre dois pavimentos diferentes (com a mesma altura ou com altura diferente) e costumam ser colocadas coincidindo com a porta da divisão.
Neste caso, deve ter em conta a altura, para garantir que a porta não roçará no perfil ao abrir.
- Perfil de desnível: é utilizado quando é necessário rematar uma diferença considerável de altura entre dois pavimentos do mesmo tipo ou de tipologia diferente.
- Perfil de transição: para unir dois pavimentos entre duas divisões ou quando é necessário deixar juntas de dilatação em pavimentos com a mesma altura.
- Ripa: peça especial em L para colocar nos cantos da dobra e da contradobra de um degrau de escada.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.