Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Rolo e balde
Pistola para cola
Fita métrica e lâmina
Traçador de tinta ou régua
Guilhotina para vinílico e laminados
Joelheiras
Materiais que vai precisar:
Lâminas de vinil autoadesivo
Suporte para rodapé ou rodapé
Primário
Massa autonivelante
Cola de montagem
Pode começar o trabalho por muitos locais: por uma parede reta com canto a esquadro ou desde o centro da divisão. Neste caso, trace duas linhas perpendiculares, formando ângulos retos.
A parte adesiva do pavimento vinílico está coberta por uma película protetora fina. Para fixar as peças, basta ir retirando a película, mas não o deve fazer até ao momento de colocar cada peça.
A base para colocar o vinílico autoadesivo tem de estar perfeitamente nivelada.
Se não estiver, coloque uma camada de argamassa autonivelante.
Depois de secar, para melhorar a aderência entre o chão e o vinílico, aplique um primário.
Depois de escolher o local de início, a colocação será muito rápida. Posicione a película no ponto inicial e cole-a ao piso, deixando uma linha.
Pressione sobre a lâmina com um pano limpo e seco para evitar possíveis bolhas de ar. Para trabalhar com comodidade, tal como em outros trabalhos de revestimento de pisos, utilize joelheiras.
Continue com a lâmina seguinte, colocando-a imediatamente ao lado da primeira lâmina colocada. A linha de início do trabalho servirá de guia.
As juntas laterais entre as diferentes linhas de lâminas nunca devem coincidir. Ao concluir uma fila, inicie a seguinte com uma peça de tamanho diferente daquela já colocada.
Ao chegar a uma parede, a lâmina poderá não caber inteira. Deverá cortá-la à medida com uma guilhotina. Coloque uma lâmina sobre a última colocada. E outra sobre esta, colada à parede. O espaço que sobra é a largura da última lâmina.
Marque com um lápis o corte na lâmina intermédia. O canto da lâmina que está alinhada com a parede serve de guia para marcar. A peça que cortar na lâmina intermédia tem a largura exata que necessita.
Retire a película protetora do adesivo e coloque a lâmina no espaço vazio. Complete com peças cortadas com o devido tamanho em toda a linha final de instalação.
Tanto os laminados como os vinílicos podem ser cortadas com uma guilhotina especial para laminados.
Com a guilhotina, é possível obter tanto cortes longitudinais como cortes em ângulo, que vão dos 0º aos 180º.
É necessário marcar nas peças o corte que necessita e cortar.
- Como remate nas juntas entre o chão e a parede, é necessário colocar um rodapé.
- Pode utilizar o mesmo material vinílico, com um suporte para rodapé no qual será colado o vinílico cortado à medida.
- Pode também ser feito com um rodapé para laminados, de uma cor que combine com os motivos do pavimento. É colado com cola de montagem.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.