A cerâmica é um material que todos conhecemos, usado para revestir as paredes e o chão de nossas casas. Resistente, mas com todos elementos decorativos para alegrar e personalizar de acordo com o nosso gosto. E apesar de ser "tradicional", está em constante reinvenção, com desenhos e formatos modernos.
Construímos um guia dos critérios essenciais para que não se perda na escolha do pavimento ou revestimento cerâmico ideal para si e para a sua casa:
A primeira coisa que deve pensar é se vai mudar apenas o pavimento, o revestimento, ou ambos. Na LEROY MERLIN poderá encontrar todas as alternativas, mas tenha em mente que enquanto todos os pavimentos se podem instalar na parede, nem todos os revestimentos se podem instalar no chão.
Dependendo da zona da casa e do tipo de divisão em que quer instalar a cerâmica, deverá escolher o tipo de material com o acabamento, formato e resistência mais adequados segundo o uso. Estes são os pontos chave que deve ter em conta na hora da escolha da sua cerâmica.
Antideslizantes ou normais: é uma característica muito importante na escolha de pavimentos cerâmicos. Existem vários tipos de anti-deslizantes: 1 - moderado a normal, 2 - médio e 3- alto.
Resistência ao desgaste: outra característica que não deve esquecer. Expressa-se através do índice PEI, que mede a resistência ao desgaste ou abrasão. Quanto mais alto o PEI, maior resistência tem a cerâmica. É especialmente importante em locais de muito tráfego, como corredores e quartos infantis.
Formato e tamanho: dos azulejos e da divisão onde os vamos utilizar. Não é o mesmo decorar com cerâmica um espaço amplo ou pequeno. Nos pavimentos, quanto maior for a peça, menos juntas haverá, proporcionando uma maior sensação de continuidade na divisão.
Na LEROY MERLIN pode encontrar vários tipos de acabamentos e possibilidades que se adaptam a qualquer estilo. Desde pedras a mármores, cimentos, madeiras, brancos, tijoleiras ou hidráulicos. E sempre com uma solução decorativa para coordenar a parede com o chão (normalmente designadas por "séries").
Quando falamos de cerâmica, devemos ter em conta as seguintes especificidades:
Variação de tonalidade: É assim que é definida a gradação de cor entre umas peças e outras. Quando se fala em variação de tonalidade, significa que cada peça de um mesmo lote é diferente, embora siga uma linha de continuidade com o resto. O que importa é o resultado final em toda a divisão.
Retificado: É o processo que consiste em desbastar a lateral das peças de cerâmica, de modo a perder a borda curva natural que resulta da cozedura. O resultado são ladrilhos e azulejos de corte completamente reto e ângulos perfeitos. Portanto, permite ter juntas muito mais finas e proporciona um aspeto muito mais uniforme aos pavimentos e paredes.
Polido: O polimento é o processo final. A superfície da peça é submetida a um processo de abrasão (com um conjunto de mós de diferente tamanho de grão). Desta forma, consegue-se uma superfície com muito brilho. Ao polir o esmalte que é vidro, surge este brilho que proporciona muita luminosidade. Sendo assim, deve ter em conta que se trata de uma superfície mais delicada.
Em termos de desenho, existem inúmeros estilos que pode considerar antes de escolher os seus azulejos ou ladrilhos de cerâmica: