- Soldadura manual por arco elétrico ou soldadura ao arco:
Atualmente é a mais utilizada. Por meio de uma corrente elétrica forma-se um arco elétrico entre o metal a ser soldado e o elétrodo utilizado, fundido assim na junta soldada. Os elétrodos são geralmente feitos de aço macio e são cobertos com um material apropriado para a soldadura que impede a oxidação e favorece a sua operação.
- Ferro de soldar de estanho ou ferro de soldar:
É a ferramenta elétrica que é usada principalmente para trabalhos de aplicações eletrónicas. É amplamente utilizado em eletrónica pois permite novas montagens e também pequenos reparos. Permite lidar com trabalhos delicados uma vez que este tipo de máquinas é de potência reduzida. Consiste numa ponta de cobre que é aquecida quando o aparelho é ligado à corrente elétrica, enquanto o tubo é feito de um material isolante que se adapta à mão. Podem ser de lápis ou pistola.
- Soldadura por maçarico ou gás:
É a ferramenta ideal para soldar materiais como chapas metálicas, cobre ou alumínio. Também pode ser usado para soldadura suave, soldagem forte ou corte de aço. Funciona da seguinte maneira: O oxigênio ou gás combustível é alimentado pelos cilindros através de um tubo de borracha até à tocha. O fluxo de gás é controlado pelo orifício do bocal e, através de um mecanismo de fricção, a combustão é iniciada e a chama resultante funde um material de enchimento que permite que a liga com a superfície seja soldada.
- Soldadura a laser:
É um processo de soldagem por fusão que não precisa de nenhum material externo. A soldagem é realizada aquecendo a área a ser soldada e aplicando pressão entre os pontos da área trabalhada. A sua grande vantagem é que toda a energia do laser é transmitida diretamente e sem perdas para o material que está a ser soldado. Por esta razão, é altamente recomendável usar soldadura a laser para pequenas áreas e áreas sensíveis.
- Soldagem por plasma:
Apresenta uma vantagem especial, uma vez que sua zona de impacto é reduzida e, portanto, é a melhor solução para trabalhar com peças de metal de pequena espessura. Assemelha-se à soldadura a arco, e é a energia que é fornecida pelo arco elétrico que é formado entre o elétrodo e o metal que está a ser trabalhado.
- Soldadura por pontos:
Também conhecido como soldadura por resistência, é um sistema de uso eficiente de energia, no entanto, a sua aplicação é bastante limitada. Não obstante, tem qualidades positivas, como a baixa deformação da peça de trabalho, alta velocidade de produção, fácil automatização e sem necessidade de enchimento de materiais. É usado principalmente na indústria automóvel.