A escolha do mobiliário de jardim vai depender da função que irá desempenhar: refeição/ relax.
Em todos os casos, deve adaptar-se ao ambiente desejado mas também ao espaço que lhe é dedicado. Deve ainda proporcionar um grande conforto ao uso.
No que toca a material, poderá escolher entre madeira, metal ou resina, tendo em conta as suas especialidades (resistência às intempéries)
- Tipo de uso? (Passo 2)
- Diferentes materiais (Passo 3)
- Tipos de proteção (Passo 4)
Madeira
- Sólida e calorosa, a madeira divide-se em diferentes tipos de espécie suportando a humidade, mas também o calor e os insetos.
Classificados numa escala crescente de 1 a 5 de acordo com a sua resistência:
- Pinho: madeira europeia, com uma boa relação qualidade-preço. Tratada contra as agressões exteriores (chuva, humidade, insetos), é elegível a classe IV.
- Acácia: madeira exótica, preço abordável. Boa resistência à humidade (classe II). Seduz pela sua cor muito uniforme.
- Acácia-bastarda: robusta e durável, sem tratamento. As únicas espécies europeias admissíveis em classe IV. Uma boa alternativa ao teca, a um custo menor.
- Teca: naturalmente imputrescível e muito resistente (classe IV). Adquire uma pátina ao longo do tempo (cor cinza).
Privilegiar as madeiras certificadas FSC ou PEFC: certificam que a floresta foi gerida de forma adequada e que a fauna e a flora foram preservadas.
Conselho: Para conservar o seu aspeto de origem, a madeira deve ser tratada e protegida regularmente graças a produtos adaptados a cada espécie. Não utilizar a lavadora de alta pressão para evitar destruir a sua estrutura e polir sempre no sentido dos veios da madeira.
Metal
- Para os mobiliários de jardim, utilizam-se três tipos de metal, de acordo com a sua especifidade:
- Aço epóxi: o metal é revestido por uma tinta que resiste aos efeitos da oxidação.
- Aço tratado cataforese antes de aplicar a tinta epóxi, para uma melhor resistência à corrosão.
- Alumínio: resistente à corrosão, leve e sobretudo de fácil manutenção.
Resina
- Sólida e de fácil manutenção, este material declina-se numa agradável gama de cores.
- Resina injetada ou plástica: opaca ou transparente, brilhante ou fosca, oferece uma excelente resistência e termina numa grande variedade de acabamentos e cores.
- Textileno: tela técnica, constituída à base de PVC. Boa resistência aos raios UV e à humidade.
- Conselho: Água e sabão neutro são suficientes para a manutenção das resinas imputrescíveis. Podemos também escovar as resinas trançadas e as telas tecidas se estiverem demasiado incrustadas.
Rattan:
- Resina trançada: revisita o empalhamento tradicional. Em fibras plásticas trançadas, planas ou redondas que rodeiam uma estrutura em aço ou alumínio.
Seja qual for o espaço disponível, é possível encontrar um mobiliário de jardim à sua medida.
Pequenos espaços
Não há nenhuma razão para não tomar o pequeno-almoço, almoço ou jantar ao ar livre: nas varandas, pequenos terraços ou pátios interiores.
- Optar por uma mesa de pequeno formato (redonda, colocam-se mais pessoas à volta).
- Em versão dobrável, o mobiliário arruma-se mais facilmente num canto, num cofre ou num armário.
Conselho: pode ser acrescentado um pequeno guarda-sol
Em família
Quando somos numerosos, é necessário uma mesa mais convivial e extensível, podendo acolher mais pessoas (até 16 pessoas).
- Em alguns modelos, existem mesas extensíveis e cadeiras empilháveis ou dobráveis, fáceis de armazenar num canto do terraço.
- Para as crianças, escolher um mobiliário adequado ao seu tamanho, colorido, lúdico e de fácil manutenção.
Ambiente "bar"
Para um jantar a sós, um aperitivo surpresa ou uma noite informal, as "mesas altas" mais de 1 m de altura, com bancos como os dos bares.
Mobiliário nómada
Mesas e cadeiras que se dobram e desdobram consoante as necessidades, como os "conjuntos dobráveis" que integram mesas e bancos.
- Podem acolher muitos convidados.
- São também muito fáceis de armazenar no inverno.
Como uma sala de estar...
Para criar uma verdadeira sala de estar no exterior, poltronas, puffs, baloiços, sofás, espreguiçadeiras "lounge" são propícios à sesta, à leitura ou aos aperitivos entre amigos. Grandes almofadas revestidas de têxtil proporcionam um conforto suplementar.
Conselho: Para um maior conforto, pense nos bancos suspensos, redes ou espreguiçadeiras.
Para proteger-se do sol, guarda-sóis, de todos os tamanhos e cores, simples ou excêntricos. Podemos também criar um ambiente com pérgulas autoportantes ou toldos a vela.
Recomenda-se vivamente arrumar o mobiliário de jardim, logo a partir da estação fria e chuvosa para conservá-la em bom estado. Caso contrário, é necessário protegê-lo.
- Existem capas de proteção de todas as formas e tamanhos e para qualquer tipo de mobiliário ou acessório, como as almofadas ou os guarda-sóis.
- Nos modelos impermeáveis, deve haver um sistema de ventilação para evitar danificar a madeira em caso de condensação.
- Os cofres de arrumação também são muito práticos e oferecem várias capacidades de armazenamento para poder guardar tudo o que é empilhável ou as almofadas.