O kit interior do móvel disponível na loja, inclui todos os acessórios necessários para a sua montagem: as peças de suspensão, caso se trate de móveis superiores, ou os pés, caso se trate de móveis inferiores, bem como os parafusos, pinos de fixação e suportes de prateleiras necessários.
Também contém tampões para tapar os furos não utilizados. As portas, em várias cores e acabamentos, incluem as dobradiças, os puxadores e os parafusos correspondentes, assim como todas as perfurações necessárias para a sua instalação.
Colocar os móveis superiores:
Utilizar os pinos de fixação para colocar os painéis laterais do móvel. Os orifícios devem ser colados antes de introduzir os pinos de fixação com a ajuda de um martelo.
A ordem de montagem do móvel deve ser a seguinte:
- Unir o painel superior e a base a um dos painéis laterais.
- Introduzir o painel traseiro (com a frente em direção ao interior) entre as ranhuras do painel superior e a base.
Encaixar o segundo painel:
- Aparafusar.
- Instalar as peças de suspensão no móvel seguindo estes passos:
a. Introduzir a peça de suspensão nos furos do painel lateral, mantendo o grampo de aperto na posição ABERTO.
b. Uma vez introduzida a peça de suspensão, rodar o grampo de aperto para a posição FECHADO.
Colocam-se do mesmo modo que os superiores e acrescentam-se os pés. Estes são compostos por duas peças: base e tubo telescópico.
1. Inserir a base do pé, assegurando-se de que a pala fica orientada na direção do painel lateral do móvel.
2. Bater com um martelo no pino do pé até ficar rente à base.
3. Aparafusar a base do pé ao móvel com parafusos de 3,5 x 16 mm.
4. Encaixar o tubo telescópico na base do pé.
5. Regular a altura dos pés à medida do rodapé mais 1 cm. Este centímetro a mais irá facilitar, depois da montagem do rodapé e da sua extração, a limpeza debaixo dos móveis.
Planificação do trabalho:
Antes de colocar os móveis é necessário pensar no plano por onde começar a colocá-los e ser rigoroso na tomada de medidas e níveis.
Deve começar sempre por colocar o móvel de canto e, a partir deste, continuar a colocar os móveis ao longo da parede (figura 1). Caso não proceda desta forma, corre o risco que o menor erro de cálculo o impeça de colocar o móvel de canto. Se não tiver nenhum móvel de canto a colocar, pode começar a partir da armação vertical de uma porta ou janela.
Conselho: Começar pelos móveis superiores, permitindo assim uma instalação mais cómoda e limpa.
Altura de móveis:
A parte inferior dos móveis superiores deve ficar a 145 cm do chão e a parte superior a 215 cm. Os móveis de grande capacidade ficarão a 235 cm.
Traçado da altura dos móveis na parede:
Determinar o ponto mais alto do chão com a ajuda de um nível. Desta forma, aumenta-se o espaço disponível para o desenvolvimento dos pés e assegura-se o nivelamento correto do conjunto dos móveis inferiores (figura 3). A partir deste ponto, fazer uma marca a 215 cm do chão (235 cm para móveis de grande capacidade). Tomando como referência esta marca, traçar com o nível a linha horizontal que os móveis superiores devem seguir.
Fixação dos suportes para as peças de suspensão:
Os suportes das peças de suspensão são fixados por debaixo da linha de 215 cm. Para determinar a sua posição exata, proceder da forma seguinte:
1. Utilizar uma chave de fendas desde o interior ou o exterior do móvel, levar a cavilha da peça de suspensão até ao topo superior do seu percurso e traçar uma linha nesta altura sobre o painel lateral do móvel.
2. Repetir a mesma operação, levando desta vez a cavilha até ao topo inferior.
3. Calcular a medida intermédia entre as duas medidas anteriores (x).
4. Descontar x a 215 e traçar uma segunda linha na parede. Esta linha pode ser traçada também com a ajuda do nível e determina a altura a que se vão instalar os suportes para as peças de suspensão.
5. Estabelecer de seguida a distância entre os suportes:
- Assinalar com marcas verticais a largura total de cada um dos móveis que vão ser colocados sobre as linhas traçadas na parede.
- Traçar na parede marcas interiores a 20 mm das linhas verticais (já que a espessura dos painéis laterais do móvel é de 16 mm). Desta forma, fixa-se a distância a que devem estar os suportes das peças de suspensão, deixando uma pequena folga.
- Apresentar os suportes sobre a linha traçada e marcar com um lápis a posição dos furos. - Uma vez realizadas as perfurações, introduzir na parede as buchas e aparafusar os suportes com parafusos de 4,5 x 40 mm.
Atenção
Quando abrir o kit do móvel superior irá encontrar uma peça como a da ilustração.
Separar a peça em dois para obter os dois suportes para as peças de suspensão.
Separar pela linha
Suporte 1 – Suporte 2