Uma vez decidido o local definitivo do cofre, é preciso efetuar um furo na parede com uma broca para betão. Para conseguir a profundidade necessária para embutir o cofre, a broca deve ter um comprimento superior às medidas exteriores da base do cofre.
Fazer uma abertura
1. Medir a fachada do cofre, acrescentando 5 cm a cada lado, 10 cm à base e 15 cm à parte superior, e transferir essas medidas para a parede com a ajuda do nível de bolha de ar.
2. Utilizando um maço e um ponteiro, começar a escavar a parede seguindo os traços.
Uma das possíveis surpresas é encontrar tubos ou condutas embutidas. A melhor solução para o evitar é utilizar previamente um detetor eletrónico de instalações.
Preparar o interior
A base
Depois de a abertura estar concluída, é necessário preparar uma base que sirva de apoio ao cofre de forma a evitar que o material que o vai segurar desabe no interior da divisória.
Para a preparação da base, utilizar gesso preto e tijolos de grande formato do tipo tijolo furado, de 40 x 20 cm ou de medida similar.
1. Verter água na gamela e polvilhar o gesso preto até cobrir o nível de água. Deixar repousar e em seguida colocar a massa com a colher nos tijolos.
2. Adaptar os tijolos às dimensões da abertura cortando-os com a ajuda da colher. Para realizar o corte, aplicar golpes secos sobra a linha marcada usando a colher de lado.
3. Aplicar gesso sobre os tijolos que vão formar a base e apoia-los sobre a divisória acabada de cortar e sobre os tijolos do fundo. Para os unir à divisória do fundo, terá realizado previamente uma fenda onde poderão ser alojados. Outra possibilidade é colar com gesso os tijolos no plano horizontal que irão funcionar como esquadra de apoio de todo o material que compõe a base.
As laterais
Uma vez terminada a base, as laterais da abertura também são revestidas com tijolos.
Colocar o cofre na abertura
Enquanto o gesso seca, pode proceder à colocação do cofre, mas antes de o introduzir na abertura é necessário protegê-lo.
Utilizando plástico ou papel kraft e fita adesiva, proceder à proteção do frontal e de todos os orifícios da estrutura do cofre para que os produtos utilizados para a instalação não penetrem no seu interior nem danifiquem o mecanismo de abertura.
1. Colocar o nível de bolha de ar na parte superior do cofre e, utilizando cunhas de madeira, fixá-lo na sua posição definitiva.
Verificar também com o nível se o frontal do cofre está em paralelo com a linha da parede terminada. É muito importante que o cofre fique corretamente nivelado verticalmente para evitar que a porta roce na moldura no momento de abrir ou fechar.
2. Preparar o cimento para fixar o cofre, misturando cimento, areia e brita.
A dosagem recomendada para que o cimento tenha a consistência necessária, é a seguinte:
- 1 dose de cimento
- 3 doses de areia
- 6 doses de brita
Incorporar os três elementos num recipiente para massa e acrescentar água pouco a pouco. Amassar até obter uma massa homogénea. A quantidade de água não pode ser determinada porque esta depende da quantidade de humidade contida na areia.
3. Encher totalmente o buraco à volta do cofre com cimento, começando pelas laterais. Para esse efeito, colocar camadas de cimento com a colher na parte superior do cofre e fazer deslizar o cimento para os lados. Desta forma, à medida que o cimento deslizar, os lados compactar-se-ão.
Durante este processo, convém utilizar uma ripa de madeira (ou metal) que se vai introduzindo e retirando do cimento, para evitar a presença de buracos e obter assim um cimento bem compactado.
4. A seguir, encher o buraco entre a base e a parte inferior do cofre.
5. Reforçar a parte superior antes de a preencher com cimento, colocando um ou vários fios de aço de 10 ou 12 mm de diâmetro. Para evitar a deslocação dos fios ao colocar o cimento, efetuar uns furos nos tijolos laterais e colocar neles as extremidades dos fios.
6. Para terminar, preencher com cimento o buraco da parte superior e tapá-lo com os restos dos tijolos cortados.
Reboco da parede
Passadas 48 horas, o tempo necessário para o endurecimento do cimento, preparar novamente gesso negro seguindo os passos descritos anteriormente e com uma talocha, aplicar o gesso à volta do cofre.
Deixar secar e realizar o reboco com gesso branco. O gesso branco prepara-se da mesma forma que o gesso preto.
Após a secagem do gesso branco, a parede estará pronta para receber o revestimento de pintura.