Os filtros para os exaustores são necessários para eliminar os odores e reter a gordura gerada ao cozinhar. Deste modo ajudam a manter o ar da cozinha limpo.
- Estes elementos filtram o ar e eliminam os odores gerados na cozinha sendo necessários para purificar o ambiente.
- Para o funcionamento otimizado dos exaustores, os filtros devem estar limpos e serem substituídos uma vez por ano.
- Existe uma grande variedade de filtros (alumínio, carvão ativo…).e são fabricados numa ampla variedade de tamanhos, nomeadamente padrões, especiais ou lâminas que podem ser recortados para se ajustarem à medida do exaustor.
- É essencial que quando chegar o momento de trocar o seu filtro saiba qual a marca e modelo do seu exaustor para que consiga, de uma forma mais simples, encontrar um filtro compatível.
Os exaustores de cozinha podem ser de dois tipos:
- Com saída de fumos ou aspirantes: Estes exaustores têm uma conduta que atravessa a parede ou o muro pela qual é expulso o ar sujo da cozinha. Incorporam sempre um filtro de alumínio que vem de série.
- Sem saída ou filtrantes: São exaustores que se instalam quando não há possibilidade de instalar uma conduta de evacuação do ar para o exaustor. Neste caso, a função do exaustor é reter a gordura e os odores. São os exaustores deste tipo que usam filtros de carvão ativo.
Em função da sua instalação, os exaustores requerem filtros de diferentes tipos:
- Um metálico: Elaborado com malha de alumínio expandido. É o filtro antigordura incluído de série em todos os exaustores.
- Outro de carvão ativo: É um filtro que serve para limpar o ar aprisionando os odores numa superfície porosa (absorve a gordura, o vapor e os odores), de modo que filtra o ar sujo devolvendo-o à cozinha já renovado. Tem uma vida útil limitada e é descartável. É muito simples de colocar. Podem ser instalados na maioria dos exaustores sem saída de fumos e a sua venda é independente do exaustor.