Desmontar e limpar o sifão do lava-loiça é muito simples. Faça esta tarefa de uma forma periódica para evitar entupimentos no esgoto e maus cheiros. Se o problema for dos tubos, terá de desmontar a instalação para o solucionar.
Materiais:
Ferramentas:
Veja debaixo do lava-loiça como é a instalação.
Se o lava-loiça é de dois sentidos, se está o esgoto ligado à pia, à máquina ou a ambas. Quando estiver a desmontar as peças, lembre-se da ordem correta, para a seguir as montar da mesma forma. Se houver produtos de limpeza, retire-os para que não estorvem. Tenha à mão uma bacia e panos velhos para limpar a água que possa cair.
1. Coloque um balde
Retire tudo do armário debaixo do lava-loiça e coloque um balde ou bacia debaixo do sifão.
2. Retire a tampa do cotovelo
Desmonte o tampão do cotovelo, se houver. O sifão pode ter formato de barco e a tampa ser mais larga ou em forma de cotovelo, sem tampa inferior. A seguir, desenrosque a saída de esgoto.
3. Afrouxe as saídas de esgoto
Se estiver a receber algum tubo de um eletrodoméstico, deve desenroscá-lo também. Afrouxe as saídas de esgoto do lava-loiça, tanto se este for de uma ou duas saídas.
4. Limpe com água e sabão
Termine de desenroscar o T do sifão. O objetivo é separar todas as peças para as limpar corretamente. Coloque as peças em água quente com um líquido desengordurante. Deixe-as um pouco e esfregue com um pano, incidindo no interior do sifão e nas zonas curvas.
Use periodicamente um desentupidor!!
Para manter limpa a tubagem de mais difícil acesso, aplique regularmente um produto desentupidor químico, deixando-o atuar o tempo indicado pelo fabricante. Não estraga o PVC, mas tenha o cuidado de usar luvas. Para prevenir entupimentos futuros verta periodicamente água quente para que arraste a sujidade.
5. Seque as peças
Limpe-as e seque-as. Se o entupimento era no sifão e não for necessário atuar na tubagem, volte a montar todas as peças pela ordem correta.
6. Use o desentupidor de metal para a tubagem
Se ao desmontar o sifão vir que este não estava entupido, o problema deverá estar nalgum ponto da tubagem de esgoto que liga à tubagem geral. Neste caso, pode usar um desentupidor de metal. Introduza-o pelo tubo.
7. Atue com cautela
Se notar que bate nalguma coisa, pode ser alguma dobra na tubagem ou um entupimento. Não force. Continue a introduzir girando de vez em quando. O metal pode ter duas funções: empurrar o entupimento até uma zona da tubagem mais larga ou puxá-lo para nós. Ao retirar deve girá-lo várias vezes, para que agarre a sujidade.
8. Monte o sifão
Uma vez extraída toda a sujidade, já pode voltar a montar o sifão.
Não deite óleo pelo lava-loiça!!
Nunca despeje o óleo usado pela tubagem. A mesma pasta que se forma numa panela ao arrefecer também se irá formar no interior do tubo, tornando muito complicada a sua limpeza. Despeje sempre o óleo usado para reciclar num ponto próprio.