Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Trinchas
Pincéis
Panos de limpeza
Lixa
Materiais que vai precisar:
Óleo para mobiliário de exterior
- Não fecham os poros da madeira.
- Ao não criar película, evita-se o apodrecimento caso a madeira conserve alguma humidade, já que permitem que esta saia para o exterior.
- Estão disponíveis sem cor, em diferentes tons de madeira e tingidos com algumas cores. Deixam visível a fibra da madeira.
- Realize uma nova aplicação, com um lixamento suave prévio, a cada 5 anos, aproximadamente
- Não fecham os poros da madeira.
- São extraídos de árvores tropicais que contêm naturalmente elevado teor de óleo, como a teca.
- Impregnam as fibras da madeira, penetrando no interior e protegendo-as da humidade.
- Para além de proteção, proporcionam um acabamento muito lustroso à madeira, quando são aplicados com trincha e friccionados com um pano.
- É aconselhável realizar uma nova aplicação todos os anos para prevenir o tom cinzento da madeira.
- Fecham os poros da madeira.
- Existem esmaltes sintéticos e aquosos. Os primeiros são mais resistentes a golpes, mas as suas cores são afetadas pelos raios UV. Os segundos, secam muito rapidamente.
- Os vernizes impedem a passagem da água, alguns mesmo em ambientes marinhos.
- As tintas modernas para madeira de exterior resistem aos raios UV e servem também para metal e PVC.
- É necessário renová-los periodicamente.
Coloque o mobiliário de jardim que vai tratar numa superfície que não danifique a relva ou as plantas. Lixe toda a superfície com um taco de lixa ou com lixadora elétrica, de acordo com o tipo de móvel. Recomenda-se a realização do tratamento com óleos na primavera ou no outono.
A madeira de exterior deve ser muito bem lixada para poder receber o óleo. Os poros devem ficar bem abertos para que o produto penetre bem e a madeira seja nutrida. Lixe qualquer resquício do móvel. Neste exemplo, na cadeira, deve lixar também entre as ripas para conseguir uma proteção total.
Depois, limpe todo o pó ou restos do lixamento com um pano húmido. Utilize um pano que não solte pelo ou fibras. Repita a operação as vezes necessárias e deixe secar.
Ao contrário de outros produtos de proteção da madeira, como tintas, vernizes, velaturas ou esmaltes, o óleo está pronto a usar, não necessita de qualquer mistura. A única coisa que deve fazer é abrir o recipiente, retirar um pouco e verter no tabuleiro.
Aplique bem o óleo com a trincha. À medida que vai penetrando na madeira, talvez seja necessário realizar mais passagens, conforme o estado de secura do móvel. Deixe repousar o óleo aplicado e lixe suavemente, antes de aplicar uma segunda demão.
Pode rematar também algumas zonas do móvel com um pano untado com óleo. A segunda demão satura todos os poros e eleva o tom da madeira. Quando o óleo penetrar por completo e reparar que a madeira está mais seca, pode friccionar com um pano seco para obter um brilho acetinado.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.