Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Chaves de parafusos
Descarnadores
Alicate de pontas
Materiais que vai precisar:
Cabos de três cores: castanho, preto ou cinzento (fase), azul (neutro) e amarelo-verde (ligação à terra)
Bases de tomada
- Para trabalhar em total segurança, é recomendável cortar a passagem de eletricidade no quadro elétrico.
- Os cabos que deve usar para as tomadas básicas de casa são de 2,5 mm2. As tomadas de forno, placa de cozinha ou termoacumulador utilizam cabos mais grossos.
Remova o espelho do mecanismo ou mecanismos que pretende substituir. Pode fazê-lo pressionando simplesmente com a chave de parafusos por um dos lados ou puxando com os dedos até extraí-lo, conforme o modelo.
Retire a tampa do mecanismo, se existir. Esta é normalmente extraída desenroscando um parafuso central e criando uma pequena alavanca no entalhe lateral. Se estiver integrada na chapa, desaperte os parafusos laterais diretamente.
Não é necessário remover os parafusos que fixam a chapa metálica. Para retirar a tomada, basta rodá-la para que as cabeças dos parafusos caiam pela parte mais larga da fenda.
Depois de retirada a chapa, é necessário retirar os cabos. Utilize uma chave de parafusos pequena de eletricista. Afrouxe cada um dos bornes e puxe cada cabo: castanho, preto ou cinzento para fase, azul para neutro e amarelo-verde para ligação à terra.
Limpe a caixa do mecanismo que está encastrada na parede. Se os cabos estiverem em boas condições, coloque-os nos bornes do novo mecanismo. Não deve deixar nenhum fio de cobre fora do borne.
Cada modelo de tomada tem a sua forma de ligação de cabos: através de parafusos ou à pressão. Termine de colocar cada cabo no borne correspondente e puxe-o para garantir que está bem fixo. Se não estiver fixo, o mecanismo pode sofrer sobreaquecimento
Coloque os cabos dentro da caixa da tomada e encaixe a chapa. Rode-a para que as cabeças dos parafusos entrem pela parte mais larga da ranhura de fixação e volte a rodar até centrar.
Falta apenas aparafusar o mecanismo da mesma forma que desaparafusou o antigo. Certifique-se que fica nivelado, para que a tomada fique bem alinhada e não seja torcida ao colocar o espelho.
Coloque a tampa do mecanismo na chapa metálica. Basta posicioná-la no devido lugar. Os pés do borne de ligação à terra são colocados nas ranhuras e ajudam a ajustar bem a posição. Existem bases de tomada com a tampa e o espelho integrados, que são substituídas em menos passos.
Normalmente, fixam-se à chapa do mecanismo com um com pequeno parafuso. Esta fixação permite que não saia ao puxar para retirar as fichas da tomada.
O trabalho é concluído com a colocação do espelho de guarnição. Encaixe-o, de acordo com o modelo. Volte a ligar a eletricidade que cortou e verifique se funciona sem problemas.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.