Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Trincha de 4 cm
Trincha de recortar
Rolo de pelo curto
Punho telescópico
Tabuleiro de pintor
Escada
Materiais que vai precisar:
Tinta
Fita adesiva
Rolos de papel e de plástico para proteger
Água
Panos de limpeza
Antes de pintar, proteja o chão, para não ter de o limpar depois. Tape também os móveis, especialmente os que não possam ser molhados. Uma boa solução é colocar todos os objetos no centro da divisão e tapá-los com plásticos para pintura.
Coloque fita adesiva em redor dos batentes das portas e janelas. Pode também colocá-la em redor das tomadas e interruptores, se não quiser desmontá-los. Coloque também fita para proteger as zonas que pretende pintar com uma segunda cor.
Para as paredes de interior, use tinta acrílica acetinada ou mate.
Tinta acetinada: tem um brilho ligeiro (acetinado) e reflete a luz. Se existirem imperfeições na parede, torná-las-á mais evidentes, mas dará mais luminosidade às divisões.
Tinta mate: absorve a luz, pelo que tende a obscurecer os ambientes, mas disfarça muito bem as imperfeições.
Comece por pintar os pontos de encontro entre o teto e as paredes. É aconselhável utilizar uma trincha de recortar, para rematar bem as juntas. Pinte também as cornijas, se existirem.
Os punhos telescópicos para usar com rolos são muito práticos para pintar os tetos. Não coloque demasiada tinta para que não pingue e não pese excessivamente. Utilize sempre uma grelha no balde ou no recipiente para retirar o excesso de tinta da trincha ou do rolo. Termine de pintar o teto.
Depois, é necessário continuar pelas paredes. Comece a pintar pelos cantos e na zona ao redor de portas, janelas, interruptores e rodapés. Neste caso, utilize uma trincha com cerca de 4 cm de largura e aplique a tinta com pinceladas uniformes.
Por fim, pinte as paredes. Comece pelo ângulo superior direito, se for destro, ou pelo esquerdo, se for canhoto. Assim, se for necessário, poderá apoiar a mão livre na parede por pintar quando estiver a subir uma escada.
Com a tinta, tem uma infinidade de opções de decoração. Uma delas é criar um rodapé a meio da parede com uma tinta de outra cor. Meça a altura a que pretende mudar de cor. Marque em vários pontos e, depois, coloque a fita adesiva bem nivelada.
A parte de cima deve estar já pintada, aconselhavelmente com a cor mais clara das duas, embora as combinações dependam do gosto pessoal. Comece a pintar. Faça passagens com o rolo, ao longo da fita adesiva. Continue a pintar até terminar. Se necessário, aplique duas demãos antes de retirar a fita divisória.
Antes que toda a tinta seque, retire a fita adesiva. Este trabalho tem de ser feito com cuidado, retirando bem a fita de forma contínua, para que a linha fique perfeita. Se deixar a tinta secar sobre a fita, ao retirá-la, pode fazer com que saia tinta.
Quando tem de pintar o canto de uma parede de cor diferente, existe uma forma muito rápida de o fazer sem manchá-la:
coloque na extremidade uma folha de acetato (das utilizadas para encadernar) e pinte sem preocupações.
Levante o plástico e repita ao longo da parede.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.