Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Trinchas
Rolo
Balde de pintor
Tacos de lixa
Lixadora excêntrica
Espátulas
Materiais que vai precisar:
Decapante
Protetor e tratamento antiapodrecimento, antiazulamento e antibolor
Gel aclarador
Verniz, velatura e esmalte
Água
Fita adesiva
Luvas
Antes de aplicar o acabamento, deverá reparar ou proteger a madeira, para prevenir danos. Se o revestimento estiver velho ou fissurado, é aconselhável removê-lo completamente para chegar o mais possível ao estado original da madeira. Aplique um decapante para madeira com uma trincha.
Deixe atuar o tempo necessário. Formam-se bolhas e a tinta ou o esmalte começam a desfazer-se. Elimine tudo o que conseguir com uma espátula. Se necessário, repita a operação.
Se pretender que a madeira conserve o seu aspeto natural, com a fibra visível e os poros abertos, opte por protetores e velaturas. Não criam película sobre a madeira, pelo que não é necessário decapá-los quando necessitarem de renovação. Estão disponíveis em diferentes tonalidades.
Todas as pequenas imperfeições na madeira podem ser restauradas antes de pintar. Utilize massa acrílica para madeira para preencher as fendas, orifícios e pequenas imperfeições que, com o passar do tempo, se formam na madeira maciça. Aplique com a espátula a cor pretendida.
Deixe secar e, depois, lixe em toda a superfície tratada. De acordo com a dimensão da madeira, pode utilizar uma lixadora orbital, de base triangular, ou fazê-lo com um taco de lixa. Depois, retire os restos e limpe todo o pó.
Está tudo pronto para poder aplicar o novo acabamento, seja verniz, esmalte, velatura ou tinta. Aplique uma primeira demão do produto da forma indicada pelo fabricante. Se tiver de diluir, faça-o com diluente para sintéticos ou água para produtos acrílicos. Também pode utilizar uma pistola para pintar, especialmente no caso de peças complicadas com muitas reentrâncias, como persianas ou portadas.
Desmonte todas as ferragens da porta, se existirem, utilizando uma chave de parafusos elétrica. Coloque na mesa de trabalho e lixe tanto os cantos como as superfícies frontais. Nas zonas planas, trabalhe com a lixadora excêntrica.
Limpe bem a superfície e aplique tratamento de base de proteção contra insetos xilófagos e fungos, que seja repelente de água. Deixe secar. Este tratamento é sempre recomendável para prolongar a vida da madeira. Não altera as suas características nem tem influência no acabamento com verniz ou velatura.
Lixe suavemente e aplique uma primeira demão de verniz, de preferência mate, em toda a superfície da placa. Quanto mais brilhante for o verniz, mais protegerá a madeira, mas o seu aspeto será menos natural. Aplique pelo menos duas demãos, deixando secar entre cada uma. Trabalhe com trinchas e rolos.
Outra opção é aplicar um protetor ou velatura para a madeira com cor. Aplique com um rolo pequeno e trinchas. No caso de velaturas e vernizes em cor de madeira, tenha o cuidado de passar a trincha o mesmo número de vezes em cada zona, para que não se notem desigualdades de tom, e sempre no sentido das fibras da madeira.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.