Dificuldade
Trabalho para
Ferramentas que vai precisar:
Trinchas
Pincéis e Rolos
Espátulas
Pulverizador de água
Materiais que vai precisar:
Tinta
Lixa
Massa de enchimento
Fita tapa-fendas
A tinta que se solta facilmente é uma base inadequada para pintar, já que pode fazer com que qualquer material que aplique se solte. Retire-a introduzindo a extremidade da espátula sob a tinta solta e avance para retirar toda a tinta que conseguir.
Se resultarem desníveis ao retirar a tinta solta, lixe as extremidades com o taco para lixar. Em seguida, nivele com a massa de enchimento, com espátula em camadas muito finas. Deixe secar e volte a lixar.
- Para que a tinta nova adira uniformemente em toda a superfície e o resultado seja uma parede lisa e perfeita, a base deve estar em bom estado.
- Os sintomas de um revestimento defeituoso são a existência de fendas e partes soltas; se bater com os dedos soa a oco; ao friccionar com um pano, desprende-se.
- Para saber se a tinta antiga pode ser mantida, com o canto da espátula, realize linhas cruzadas na diagonal, formando losangos, e tente levantar a tinta. Se apenas conseguir retirar uma pequena quantidade na extremidade, está em perfeito estado para pintar sobre a mesma.
Para reparar as fendas, primeiro, é necessário limpá-las, retirando os restos de gesso soltos. Com o canto da espátula, raspe as extremidades da fenda para que todo o gesso que não está firme se solte. Limpe o pó do interior com uma trincha seca ou mesmo com o aspirador.
Pulverize com uma pequena quantidade de água sobre a fenda, coloque massa reparadora na espátula e coloque alguma na parte superior da fenda. Coloque sobre esta a fita tapa-fendas. Esta fita permite alguma flexibilidade, o que evita que a massa, depois de seca, se separe.
Com uma espátula, aplique massa tapa-fendas sobre a fita.
É preferível fazê-lo em várias camadas finas. Isto faz com que, ao secar, não se contraia, o que poderia soltá-la da fenda. Quando a massa estiver seca, lixe com um taco para lixar até estar nivelada com a parede.
Para tapar os antigos orifícios de buchas: se o orifício for muito profundo, pode preenchê-lo com um espigão de madeira ou um pouco de gaze enrolada antes de aplicar a massa. Se a bucha estiver no interior, pode cortar-lhe a cabeça com a extremidade da espátula e, depois, tapar com massa.
A maioria das fendas que surgem nas paredes não tem importância, mas existem algumas que podem causar problemas estruturais graves. Perante a dúvida, consulte um especialista. No entanto, apresentamos algumas pistas quanto à sua origem:
- Fenda em forma de escada diagonal: grave.
- Junto a caixilhos de janelas e a batentes de portas: pode ser grave.
- Fenda em forma de veia e fina: resulta de contração/dilatação, sem importância.
As gotículas de endurecimento são facilmente eliminadas e, com a parede bem nivelada, não necessita de fazer nada para conseguir um acabamento liso, ao contrário do que acontece com as gotículas de tinta plástica. Para soltá-las, humedeça a parede com um pulverizador.
Agora, tem de raspá-las para soltá-las. Utilize uma espátula que seja confortável para si. Se utilizar uma espátula estreita, apoie a mão no punho e, sem fazer demasiada força, com a ferramenta ligeiramente inclinada, avance para cima, soltando as gotículas.
Se utilizar uma espátula larga, para avançar mais rapidamente, prenda-a melhor pela lâmina, apoiando a mão aberta na mesma. Tenha cuidado para não pressionar mais nas extremidades, de modo a não marcar o gesso da parede. Em qualquer caso, pode sempre aplicar massa para tapar as marcas.
E com a LEROY MERLIN, especialista sempre disponível para o ajudar, a bricolage torna-se acessível a qualquer um.