A função dos climatizadores evaporativos é climatizar uma divisão usando água para resfriar o ar.
- Vantagens (Passo 2)
- Onde colocá-lo (Passo 3)
Em resumo
- Indispensável uma boa ventilação. Os climatizadores evaporativos devem ser usados em espaços com portas e janelas abertas para renovar o ar, impedir a acumulação de humidade e ser eficientes.
- É necessário encher o depósito de água para que o processo de evaporação ocorra.
- Quanto mais calor e menos humidade estiver, mais baixa será a temperatura alcançada pelos aparelhos de ar condicionado evaporativos.
A primeira coisa a ter em conta é que um climatizador evaporativo não é um ar condicionado. Os climatizadores são sistemas de arrefecimento do ar por evaporação, isto é, que arrefecem a temperatura do ar por meio de água graças a um depósito de água e gelo.
O aparelho de climatização absorve o ar da divisão que passa por um filtro húmido e é transformado em ar fresco para ser expulso na divisão através de um ventilador.
As principais vantagens destes climatizadores são as seguintes:
- São portáteis, fáceis de manusear e, portanto, não requerem instalações nem obras.
- É uma solução Eco-friendly pois o consumo é menor em relação aos aparelhos de ar condicionado (podem permitir uma poupança até 80 % de energia em comparação com o uso de um aparelho de ar condicionado). O gasto oscila entre 60 e 180 Watts, dependendo do modelo.
- Não usa gás refrigerante.
- Além disso, os climatizadores humidificam o ambiente.
- Elimina a eletricidade estática da atmosfera.
- Renova o ar interior por um ar mais limpo, fresco e filtrado, evitando fumos e odores.
Os climatizadores evaporativos são recomendados para casas com um clima seco e quente. É contraindicado para espaços com muita humidade. De facto, é necessário ventilar a divisão com frequência para evitar a condensação de humidade e para que o climatizador possa resfriar o ar novo repetidamente.
Essa ventilação contínua da divisão permite expulsar o ar quente e viciado e impede a entrada de pó proveniente do exterior.
- Em climas secos podem reduzir a temperatura entre 10 e 12 graus.
- Em climas húmidos, entre 5 e 7 graus.
Neste sentido, quanto mais seco for o ambiente, maior será o arrefecimento e, por conseguinte, maior será também o consumo de água.
O critério que deve ter em conta ao decidir-se por um climatizador evaporativo é se precisa dele para o interior ou exterior da casa e os metros quadrados a climatizar.
- Para uma divisão entre 0 e 15 m² precisa de um climatizador de 100 W.
- Para uma divisão de 20 m² (por exemplo uma sala) basta um climatizador de 150 W.
- No caso de querer climatizar o exterior, é necessário um aparelho com maior potência e uma tomada para ligá-lo. Alguns modelos permitem ligar diretamente uma mangueira para o abastecimento em água.
É necessário efetuar uma inspeção e limpeza anual do depósito de água. Recomenda-se ainda uma última inspeção do aparelho no final da temporada de utilização.
- É possível regular a altura e volume do pulverizador.
- Alguns climatizadores conseguem reduzir a temperatura da divisão até 10 graus.
- Os climatizadores melhoram a qualidade do ar pois existem modelos que incluem um ionizador e por isso são sistemas adequados para pessoas com problemas respiratórios.
- Promovem a economia de energia pois consomem menos energia que o ar condicionado e por isso são considerados sistemas eco-friendly.
- O nível de ruído do climatizador geralmente é menor que o do ar condicionado portátil.