FAÇA VOCÊ MESMO

Como fazer a manutenção do seu ar condicionado fixo

1. Introdução

Antes de começar a realizar os passos abaixo recomendamos que tenha à mão o manual de utilização do seu equipamento, uma vez que existem tarefas que se realizam de diferentes maneiras consoante o modelo.
 

2. Limpeza dos filtros

Os filtros melhoram a qualidade do ar condicionado e a sua função é assegurar a pureza do ar que respiramos e eliminar os ácaros, vírus e bactérias. Limpá-los é uma tarefa bastante simples. Deverá abrir a tampa da unidade interior, retirar o filtro do porta-filtros e de seguida usar um aspirador para retirar todas as partículas de pó. Poderá também escová-los com água e sabão neutro. Deverá deixar secar o filtro naturalmente sem necessidade de nenhuma fonte de calor ou exposição solar direta.

De forma a manter um ar purificado em todo o ambiente, o filtro deverá ser limpo a cada 15 dias, dependendo do ambiente onde o mesmo se encontra instalado. Caso o aparelho seja muito utilizado, recomenda-se a limpeza do filtro de ar com água e sabão neutro, uma vez por semana.
 

3. Verificar o estado da unidade exterior

Antes de mais, deverá desligar o aparelho da corrente elétrica. Deve certificar-se de que tanto as entradas de ar da unidade exterior como o tubo de drenagem não estão obstruídos por elementos que possam prejudicar o seu funcionamento.

Deverá ainda ser realizada uma limpeza interna uma vez por ano. Esta limpeza deverá ser efetuada por profissionais da própria marca do aparelho dado que o acumular de pó e resíduos no evaporador e no condensador afetam a eficiência do aparelho, podendo mesmo causar danos no mesmo.
 

4. Remover o pó da unidade interior

A limpeza da frente plástica e do equipamento do ar condicionado, deverá ser periódica, com uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro. Não utilize álcool, detergentes, ou mesmo água diretamente sobre a frente plástica do aparelho.

5. Verifique o nível de gás refrigerante

A perda de gás refrigerante é um mal comum dos ares condicionados. Caso isso aconteça, o carregamento de gás não é uma boa solução. Devemos localizar a fuga e repará-la. Se o seu dispositivo requer muitas cargas num curto período de tempo, recomendamos que contacte um profissional para realizar as operações necessárias com as ferramentas certas e reparar os danos de forma definitiva.

6. Faça um bom uso do seu equipamento

Aproveite as horas mais frescas do dia para ventilar e renovar o ar da sua casa. Lembre-se também que para conseguir um baixo consumo energético deve aliar a temperatura certa do equipamento com os níveis de humidade ideias.