O diâmetro, a localização do tubo e o tipo de instalação são três critérios essenciais para escolher o tudo de evacuação de fumos adequado à sua chaminé ou salamandra. O rendimento, a segurança e a estanquicidade do equipamento de aquecimento estarão dependentes da escolha e instalação correta das condutas.
Por fim, para escolher o diâmetro da saída de fumos do seu aparelho verifique no seu equipamento a medida correta.
Existem tubos desde 80mm a 300mm de diâmetro e caso o seu aparelho não se adapte às medidas standard de tubos, pode usar um adaptador redutor ou fazer um tubo à medida.
- Instalar um Tê no início: Irá facilitar a limpeza do tubo e permite uma desmontagem rápida. No caso de salamandras a pellets o Tê é indispensável.
- Evitar a colocação de uniões ou curvas nos primeiros 3 metros de instalação: Melhora o desempenho da salamandra e evita mais limpezas da chaminé.
- Usar, sempre que possível, tubos do mesmo material e diâmetro: Evita problemas nas uniões e proporciona estanquicidade e segurança.
- Manter uma distância mínima de segurança entre a instalação de tubos e elementos inflamáveis como cortinas, tapetes, madeiras, etc…