FAÇA VOCÊ MESMO

Saiba como escolher tubos de evacuação de fumos

Introdução

O diâmetro, a localização do tubo e o tipo de instalação são três critérios essenciais para escolher o tudo de evacuação de fumos adequado à sua chaminé ou salamandra. O rendimento, a segurança e a estanquicidade do equipamento de aquecimento estarão dependentes da escolha e instalação correta das condutas.

Tipos de tubos

  • Simples - Fabricado em aço galvanizado e inoxidável e recomendado para instalação no interior.

  • Estanque - Fabricado em aço inoxidável com o-ring de silicone 250º. Aconselhado para instalações de aparelhos de combustão a pellets e gás.

  • Isolado - Fabricado em aço inoxidável e lã rocha. Recomendado para instalações exteriores uma vez que evitam que o tubo arrefeça com o frio do exterior (condensação) e que as partículas se solidifiquem obstruindo a saída de fumos.
    São também recomendados caso a instalação do tubo esteja próxima de materiais inflamáveis como por exemplo madeira.

 

Material

  • Galvanizado - Oferecem uma menor resistência e durabilidade. Para além disso necessitam de uma maior manutenção uma vez que a chaminé deverá ser limpa duas vezes por ano.
  • Inoxidável - Oferecem uma durabilidade e resistência alta.
  • Inoxidável isolado - São os que oferecem uma maior durabilidade (em média 20 anos) e resistência à corrosão.

Diâmetro do tubo

Por fim, para escolher o diâmetro da saída de fumos do seu aparelho verifique no seu equipamento a medida correta.
Existem tubos desde 80mm a 300mm de diâmetro e caso o seu aparelho não se adapte às medidas standard de tubos, pode usar um adaptador redutor ou fazer um tubo à medida.

Recomendações

- Instalar um Tê no início: Irá facilitar a limpeza do tubo e permite uma desmontagem rápida. No caso de salamandras a pellets o Tê é indispensável.

- Evitar a colocação de uniões ou curvas nos primeiros 3 metros de instalação: Melhora o desempenho da salamandra e evita mais limpezas da chaminé.

- Usar, sempre que possível, tubos do mesmo material e diâmetro: Evita problemas nas uniões e proporciona estanquicidade e segurança.

- Manter uma distância mínima de segurança entre a instalação de tubos e elementos inflamáveis como cortinas, tapetes, madeiras, etc…