Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Saiba mais sobre prateleiras

1. Introdução

Menos espaçosa do que uma estante, que geralmente possui várias prateleiras, uma só prateleira é frequentemente pouco profunda. Coloca-se assim mais facilmente: num corredor, por cima de um sofá ou de uma cabeceira de cama. Em função do seu tamanho, pode alongar visualmente uma parede estreita ou fazê-la parecer menos alta.

           - Prateleiras utilitárias (Passo 2)

           - Prateleiras decorativas (Passo 3)

           - Prateleiras originais (Passo 4)

           - Tipos de fixações (Passo 5)

2. Prateleiras utilitárias

 

Standards

São em madeira lamelada colada bruta (pinho, abeto ou carvalho) e medem 18 mm de espessura para um comprimento de 200 cm. Económicas e fáceis de cortar, são ideais para as arrumações nas caves, subsolos, celeiros, garagens...

 

Madeira maciça

Estas prateleiras usam o pinho e o abeto sem nós, bem como uma grande variedade de essências (carvalho, faia, bétula, bambu, teca...). A escolha dos acabamentos é também mais extensa, com versões patinadas castanho chocolate e cinzento cimento. As espessuras variam em função da essência de 18 a 34 mm (carvalho 20 mm). Em função do modelo, os comprimentos alcançam 145, 150, 200 e 250 cm. Perfeitas numa sala ou no hall de entrada, um roupeiro aberto...

Conselho: Aquecidas entre 180 e 280 °C, as madeiras da gama «Solid Thermo» são quase totalmente libertas da sua resina. Tornam-se assim mais rígidas, mais resistentes ao bolor e mais estáveis em termos dimensionais. A sua cor é também mais intensa (castanho claro a castanho escuro).

 

Melaminado

Disponíveis em 16 ou 18 mm de espessura para 200 ou 250 cm de comprimento, as prateleiras em aglomerado melaminado fazem parte das mais económicas. Apresentadas em branco, também existem em acabamentos lacados, brilhantes (efeito «glossy»), imitando a madeira (nogueira escura, pinho branqueado...) ou outros materiais (betão, alumínio). Todas são de manutenção fácil e resistentes aos riscos.

Conselho: A gama «Modulo» é classificada E 0,5. O que representa uma emissão de formaldeídos duas vezes inferior às exigências da norma europeia.

Dica: Para um acabamento coordenado, pensar nas fitas para colocar nas arestas.

3. Prateleiras decorativas

Madeira

Provém de uma grande variedade de essências (pinho com ou sem nós, pinho cinzento, abeto, bambu, carvalho pintado ou com cerusa, teca). A espessura é de 18 mm. Comprimento: de 25 a 120 cm.

Conselho: Existem também prateleiras em madeira placada (wengue, carvalho claro, bambu) com uma espessura de 38 mm.

 

MDF lacado

O MDF (Medium Density Fiberboard) é constituído por finas partículas de madeira misturadas a uma resina sintética e prensada a quente. Disponível em branco, preto, vermelho, azul, cor-de-rosa, verde, cinzento Collection Maison e com 18 mm de espessura. Comprimento de 25 a 90 cm.

Conselho: Existem prateleiras em MDF bruto a pintar.

 

Alveolar

O painel alveolar proporciona solidez e ligeireza à prateleira graças à sua espessura de 38 e 60 mm para certos modelos. Acabamento lacado, melaminado ou PVC alto brilho (cinzento alumínio, pinho branqueado, cimento, wengue escovado) consoante os modelos.

Vidro temperado

A colocar sem risco numa casa de banho ou num quarto de criança. Ao vidro claro transparente acrescentam-se as versões opacas (fosco), lacadas (preto, vermelho, branco, cinzento) bem como as decorações barrocas (preto ou branco) As prateleira medem entre 25 e 60 cm de comprimento para 5 mm de espessura.

 

Metal

O aço cromado, o aço inoxidável e o alumínio servem também para fabricar prateleiras. As suas extremidades, geralmente dobradas para baixo, tornam o metal mais rígido. Espessura de 18 mm para comprimentos entre 60 e 120 cm consoante os modelos.

Conselho: As prateleiras decorativas existem em formatos quadrados, retangulares ou triangulares. Todas são pré-perfuradas, para receber as hastes de fixação invisíveis.

4. Prateleiras originais

Cubo

Totalmente em metal, estes produtos existem também com lados perfurados e extremidades dobradas. Efeito 3D garantido.

Especiais para criança

Em forma de nuvem ou coração, as extremidades arredondadas destas prateleiras em MDF lacado servem ao mesmo tempo de consola de fixação e ampara-livros. Assumem assim uma dupla função.

Perfil ranhurado

Esta prateleira em MDF lacado possui um bordo levantado à frente e atrás. Dupla vantagem deste perfil em caleira: acabamento discreto na parte traseira e na frente, os objetos tais como os quadros não correm o risco de cair.

 

Com gaveta incorporada

Prateleira em aglomerado melaminado com uma gaveta, ideal num pequeno hall de entrada ou de cada lado de uma cama.

5. Tipos de fixações

Invisíveis

Estas fixações apresentam-se sob a forma de uma ou várias placas metálicas soldadas com duas hastes perpendiculares. Aparafusada com buchas na horizontal numa parede, a placa permite enfiar as suas hastes na espessura de uma prateleira ficando assim invisível.

 

Terminais

Enfiadas nas extremidade de uma prateleira, estas peças metálicas revestem simetricamente as extremidades laterais da prateleira. Também servem para fixar o conjunto à parede. Acabamento niquelado acetinado.

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou