Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Como trocar as torneiras do lavatório e do bidé

1. Introdução

Ainda que as torneiras de casa durem bastante, pode-se substituir as antigas por novas de poupança de água ou energia ou, simplesmente, por outras que se ajustem mais ao estilo atual da casa de banho. Ponha as mãos à obra e descobrirá que a troca é muito simples.

  • O que precisa? (passo 2)
  • Como trocar as torneiras do lavatório e do bidé (passo 3)
  • Como planificar o projeto? (passo 4)
  • Como retirar as torneiras antigas (passo 5)
  • Como colocar uma torneira nova no lavatório ou no bidé (passo 6)

2. O que precisa?

Materiais

  • Torneiras novas com kit completo de montagem
  • Pano para limpezas
  • Teflon para mudar as torneiras

 
Ferramentas

  • Chave fixa ou uma pequena chave inglesa
  • Chave de tubo para a torneira
  • Lanterna em caso de iluminação deficiente

3. Como trocar as torneiras do lavatório e do bidé

A troca de torneiras num lavatório ou num bidé é muito simples e um bom passatempo que não levará mais de uma hora. A substituição de uma torneira de lavatório ou de bidé é basicamente igual, só muda o tipo de torneira e alguma dificuldade acrescentada por falta de espaço na hora de colocar a do bidé.

4. Como planificar o projeto?


Antes de comprar as torneiras novas deve ter em conta se conserva a loiça antiga ou se compra nova, pois pode condicionar a compra. Decida o tipo de torneira que melhor se adapte ao seu gosto: de cano alto, cano baixo ou integrado. Dentro de cada tipo pode-se escolher entre diferentes estilos e cores.

Escolha um mecanismo que o ajude a poupar no consumo de água e de energia. Para além de ser mais amigo do meio ambiente, irá reduzir o valor das suas faturas. Estas são as possibilidades:
 
- Emulsor: coloca-se na boca da torneira e mistura a água com ar, reduzindo o consumo até 50%, mas com a sensação que o caudal continua a ser o mesmo.
 
- Torneiras com puxador de dupla posição: este tipo de torneiras incorpora uma paragem a meio do caminho que deixa sair apenas 50% do caudal de água. Se se pressionar, a torneira deixa passar os 100% de água. Muito útil quando existem crianças em casa.
 
- Torneiras monocomando de abertura central fria: ajudam a reduzir o consumo de energia, já que ao abrir a torneira na posição central, a caldeira não é ligada e a água sai fria e não temperada.
 
Procure a poupança e a segurança
 
Substitua as torneiras antigas por outras do tipo monocomando e com dispositivo de poupança de água. O seu uso será mais fácil e consumirá menos água sem perder a eficiência. Umas luvas leves serão úteis na hora de desmontar a torneira antiga e para evitar algum corte se os mecanismos forem antigos e estiverem deteriorados.

5. Como retirar as torneiras antigas

1. Fechar as torneiras de água

 
Feche as torneiras de cada sanitário, correspondentes à água fria e à água quente; se não estão deterioradas e não é necessário mudá-las, poderá fechá-las com as mãos com um simples rodar para a direita.

 

2. Desaparafuse as porcas

 
Desaparafuse as porcas de cada uma das torneiras. Faça-o com a ajuda de uma chave fixa ou inglesa, primeiro, e depois com os dedos. É provável que saia alguma água; ponha um pano por baixo e limpe rapidamente para trabalhar com comodidade.

 

Parafusos perros?
 

Se os parafusos das torneiras antigas estiverem rígidos, o mais correto é desenroscá-los e tirá-los diretamente da parte de baixo do sanitário.


3. Use a sua habilidade

 
Com a chave de tubo, desenrosque girando para a esquerda a porca do anel de segurança que serve para fixar a torneira pela parte inferior de cada sanitário. Este anel tem pelo menos 5 cm de diâmetro, pelo que será mais fácil acabar de o desenroscar com os dedos.

 

4. Retire todas as peças
 

Retire as peças de segurança, as juntas, o anel de segurança em forma de ferradura e a porca; ao mesmo tempo, com a outra mão segure a torneira, que já deverá estar solta, para evitar que caia sobre a loiça.

 

5. Retire a torneira antiga
 

Retire a torneira antiga pela parte de cima do lavatório. É normal que saiam ao mesmo tempo a torneira e a sua junta de estanquicidade antiga, o anel de segurança e os parafusos. Se tiver dificuldades, desenrosque e retire alguns parafusos por baixo.

 

6. Guarde as peças
 

Guarde as peças de segurança da torneira antiga se ainda estiverem em boas condições. Podem sempre ser úteis numa reparação de emergência.

 

 

Reveja as torneiras de corte

 
A substituição de torneiras pode ser um ótimo momento para rever o funcionamento das torneiras de corte dos circuitos de água fria e água quente do lavatório e do bidé que estão na parede. O tempo e o uso fazem com que o seu funcionamento se deteriore, pelo que deve observar que não gotejam e que exercem corretamente a função de corte. Se tiver de as substituir, feche as torneiras de corte geral da casa de banho (normalmente junto à porta de entrada) ou a de corte geral da casa, se esta for antiga e não dispuser de corte na casa de banho. A seguir já pode retirar a torneira de corte defeituosa rodando para a esquerda, com a ajuda de uma chave inglesa e colocar a nova. Neste caso será necessário colocar na rosca nova uma fita de teflon para melhorar a estanquicidade.

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou
Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Antes de a aceitar, leia atentamente a nossa politica de privacidade e cookies. e escolha as suas preferências