Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Saiba como conceber uma casa de banho prática

1. Itrodução

Desde a sua conceção, são necessárias adaptações para facilitar e melhorar a segurança das deslocações, incluindo a circulação em cadeira de rodas. O espaço (portas, folgas) deve ser suficientemente grande e são necessários materiais adequados e alguns equipamentos específicos.

        - O acesso: XXl (Passo 2)
        - o chão: antiderrapante (Passo 3)
        - O espaço duche: acolhedor e seguro (Passo 4)
        - O espaço lavatório: ergonómico (Passo 5)
        - O espaço WC: adaptado (Passo 6)
        - Os espaços de arrumação: sempre ao alcance (Passo 7)
        - A iluminação: eficaz (Passo 8)

2. O acesso XXL

Instalar uma porta larga (de 83 a 90 cm) com uma abertura para o exterior de modo a evitar o bloqueio em caso de queda ou indisposição. O ideal é uma porta deslizante: é mais fácil de manipular e atravessar. Oferece uma maior superfície no interior da casa de banho e evita os obstáculos inúteis.

3. O chão: Antiderrapante

O chão: Antiderrapante

O chão deve ter o mesmo nível em todo o lado: banir as soleiras, os degraus e claro, o pavimento cerâmico escorregadio.
Optar por um revestimento antiderrapante no espaço reservado ao duche ou escolher ladrilhos de tamanho pequeno porque quanto maior é a superfície das juntas, menos escorregadio é o chão.

4. O espaço duche: Acolhedor e seguro

- O duche é preferível porque é mais acessível. Instalar um modelo sem soleira (tipo duche italiano) ou com uma base extraplana. Colocar um tapete antideslizante na parte inferior da base. Fixar uma barra de apoio à parede, colocada entre 85 e 90 cm do chão. 
Se possível, fazê-la sobressair da área do duche para melhorar a segurança à saída. Fixar à parede um banco bem estável e rebatível permitindo tomar banho sentado ou em pé.
         

- Se preferir conservar a banheira, equipá-la com uma prancha ou um banco de banheira de elevação e orientável.
Também colocar um tapete antideslizante no fundo da banheira.

5. O espaço lavatório: Ergonómico

 - Para uma higiene pessoal sentada, fixar um tampo com lavatório plano e equipado de um sifão deportado para deixar livre a passagem dos joelhos. Ajustar a altura de modo que o seu bordo superior não exceda 85 cm. Preferir um sifão em plástico ou com isolamento térmico para evitar qualquer risco de queimadura. Pensar nos acessórios que facilitam a localização e a preensão dos objetos mais utilizados: toalheiro à altura certa, saboneteira...

- Relativamente às torneiras, escolher misturadoras termostáticas facilmente manipuláveis, mesmo com uma só mão, de cano comprido ou com chuveiro extraível, com alavancas de comando longos e espessos para uma melhor preensão. Ainda se tornam melhor sem manipulação: as torneiras com comando infravermelho.

6. O espaço WC: Adaptado

Prever um espaço suficientemente vasto e livre de qualquer obstáculo para permitir a passagem eventual de um andarilho. Escolher sanitas suspensas fixadas a 50/55 cm do chão para um maior conforto.

7. Os espaços de arrumação: Sempre ao alcance

Suspensos, de reduzida profundidade, devem ser facilmente acessíveis. Aqueles que estão instalados na parte inferior devem estar a cerca de 50 ou 60 cm no máximo, e os móveis superiores não devem exceder 1,30 ou 1,40 m. As gavetas com extração total permitem visualizar todo o conteúdo sem esforço.

8. A iluminação: Eficaz

Para ver melhor, prever várias fontes luminosas, distribuídas uniformemente para não criar zonas de sombra que obrigam o olho a adaptar-se.
Colocar interruptores com deteção de presença (existem também sem fio) para acender automaticamente as luzes quando se entra na casa de banho. Pensar também em fixar à parede um espelho de aumento telescópico.

 

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou