As cortinas de duche cumprem duas funções básicas: uma utilitária, evitando que a água se espalhe pela casa de banho ao usar a banheira ou o duche; e outra, decorativa, ao ser um dos acessórios mais vistosos dentro da casa de banho.
- Material (Passo 2)
- Fixação (Passo 3)
- Manutenção e limpeza (Passo 4)
Em resumo
- O padrão é muito importante na hora de escolher a cortina porque irá marcar o estilo que quer dar à sua casa de banho.
- Existe uma ampla variedade de materiais de cortinas de duche: poliéster e PVC, entre outros.
- Em função das suas preferências pode optar por uma das opções de fixação da cortina: as tradicionais argolas, com presilhas ou com uma argola cuja principal vantagem é poder retirar e colocar a cortina mais rapidamente.
As cortinas de duche reinventam-se e mantêm-se ao longo do tempo por ser uma opção económica, fácil de instalar, e oferecer uma ampla variedade de modelos que combinam com todo o tipo de ambientes e estilos: tradicionais, modernos, infantis...
Em função do estilo, pode escolher entre uma cortina lisa ou estampada, monocromática ou com várias cores, com ou sem textura… basta substituir a cortina de duche para renovar a sua casa de banho.
As principais funções que as cortinas de duche devem cumprir são a impermeabilidade e a resistência ao bolor.
Na hora de escolher, ter em conta as vantagens que cada material oferece.
- Tecido têxtil (poliéster). Destacam-se pelo seu toque natural e pela sua facilidade de limpeza. Pode lavá-la na máquina de lavar a 30 graus.
- Tecido plástico (PVC, vinilo, EVA, PEVA). A opção mais impermeável e resistente ao bolor.
Em termos de prestação das cortinas de duche, recomenda-se as de plástico com um tratamento antiestática para evitar que a cortina se cole ao corpo. Para as cortinas têxteis é aconselhável incluir um tratamento impermeável adicional para melhorar a resistência à humidade.
Também pode optar por combinar dois tipos de cortinas: uma de tecido de plástico para o interior da banheira que funciona como forro, e outra, de fibras naturais para proporcionar a estética pretendida.
Existem diferentes modelos para fixar a cortina de duche ao varão. O principal é o conforto de abertura e a facilidade de retirar e colocar a cortina para lavá-la.
- Existem as argolas, que são o método standard. Permitem fixar a cortina ao varão através de uma argola com um clique para abrir e fechar.
- É conhecido como argola rápida o sistema no qual as argolas são colocadas diretamente sobre o varão Destaca-se pelo seu conforto e simplicidade.
- E existem as presilhas que são uma tira da cortina (bainha) que sobressai e que permanece na parte superior para a introdução do varão no seu interior. Este sistema é desprovido de argolas, fixando-se diretamente ao varão.
A casa de banho é uma das divisões da casa mais difícil de limpar. A humidade, as mudanças de temperatura e o uso elevado que é feito dela repercutam-se nas cortinas de banheira ou duche. Daí a importância de cuidar e manter as cortinas em perfeito estado.
Conselhos para cuidar das suas cortinas:
- Ventilar a casa de banho ao longo do dia.
- Depois de usar o duche ou a banheira, arejar a divisão abrindo a porta, a janela ou colocando em marcha o extrator de ar, se disponível.
- Evitar a acumulação de água e, portanto, as humidades posteriores ao uso da casa de banho tendo sempre a cortina esticada. As dobras da cortina são as partes mais suscetíveis ao bolor.
- Evitar os puxões ao dobrar e desdobrar a cortina. Assim, reduzirá os danos sobre a mesma e sobre o varão de fixação. Para correr a cortina, tentar agarrá-la pela parte superior.
- Para saber o tipo de lavagem permitida é necessário consultar as indicações do fabricante. Algumas cortinas podem ser lavadas na máquina de lavar. Outras, só à mão. No caso das cortinas de poliéster é necessário lavá-las com água e sabão (nunca detergente), a uma temperatura morna a 15-20º e estender num local sem humidade (nunca passar a ferro).
- Por fim, e acima de tudo, é necessário deixar secar bem, num local ventilado, sem humidade.