As torneiras são um elemento imprescindível da casa de banho. Da torneira de lavatório à torneira de duche, cada uma tem características que proporcionam o maior conforto e funcionalidade possiveis. O estilo do acabamento, as propriedades e o consumo de água permitem ajustar a torneira às suas necessidades.
- Torneiras de lavatório (Passo 2)
- Torneiras de bidé (Passo 3)
- Torneiras de banheira e duche (Passo 4)
- Torneiras especiais (Passo 5)
- Manutenção e limpeza (Passo 6)
- Truques para poupar água e energia (Passo 7)
- Serviço de instalação (Passo 8)
Os elementos-chave
- As torneiras têm que ser, sobretudo, funcionais para que se adaptem às suas necessidades, mas também decorativas de modo a combinar com o estilo da casa de banho.
- Existe uma variedade de modelos diferentes que permitem poupar em água e energia, como as torneiras termostáticas de banheira ou duche e as de lavatório com dupla posição de abertura.
- A limpeza habitual das torneiras -nunca com produtos abrasivos- é imprescindível para evitar posteriores danos e uma correta manutenção.
Crie harmonia na sua casa se banho, escolhendo a torneira de lavatório que mais se adequa ao seu gosto, podendo optar por acabamentos de brilho ou mate e por diversas alturas de cano mediante o local de instalação:
- Cano baixo: Ideal se o seu móvel tiver um lavatório integrado.
- Cano alto: Ideal se o seu móvel tiver um lavatório de pousar.
- Encastrada: Ideal quando tem tomadas de água na parede. Oferecem a vantagem de deixar espaço livre sobre o tampo.
As torneiras de bidé são geralmente instaladas sobrepostas ao bidé (em oposição às torneiras encastradas), podendo ser de tipologia monocomando ou bicomando. Podem ter uma peça móvel que permite orientar a direção do caudal de água.
A instalação de uma torneira de banheira ou de uma torneira de duche deve ser mural, com fixação na parede. Para tal, deverá verificar a distância entre as tomadas das canalizações na parede: a largura padrão é de 150 mm, embora as torneiras incluam excêntricos (peças de adaptação) que permitem ajustar a largura entre 125 e 175 mm.
As misturadoras de duche possuem uma saída na qual é encaixado ou roscado o tubo flexível/bicha para aplicação de um chuveiro e rampa, enquanto que as misturadoras de banheira têm um bico que permite a saída de agua diretamente para a banheira.
Para um conforto adicional e consequente poupança de água e energia, descubra aqui todas as vantagens e truques para escolher a sua torneira termostática de banheira ou duche.
- Temporizadoras: Torneiras com pulsador que mantêm aberto a torneira durante um tempo determinado.
- Por infravermelhos/sensor: Torneiras que abrem quando detetam as mãos.
- Bicomando: Torneiras com dois manípulos, um para a água fria e outro para a água quente.
- Com chuveiro extraível: Torneiras com cano extensível para facilitar ainda mais o seu uso.
Para limpar as torneiras e manter o brilho, especialmente nas superfícies cromadas, lacadas e douradas, usar um pano macio ligeiramente ensaboado. Em seguida, enxaguar e secar com um pano seco. Não usar produtos de limpeza abrasivos, solventes, vinagre ou esfregões.
- Para remover o calcário basta secar a torneira com um pano seco após cada utilização.
- Para retirar manchas de bolor, ferrugem e vapores basta esfregar suavemente com lã de aço extra fina (n° 000).
- Em caso de saída de água obstruída, desenroscar o bocal de saída. Verificar a ausência de partículas. Em caso de calcário, deixar o bocal em vinagre ou em produto anticalcário durante 12 horas.
Uma torneira que o ajude a poupar no consumo de água e energia, para além de proteger o meio ambiente, permite reduzir as despesas na fatura.
POUPAR ÁGUA
- Poderá equipar adquirir uma torneira com emulsor incorporado ou adquirir um e colocá-lo na boca da torneira que já tem em casa. Este emulsor permite misturar a água com ar, reduzindo o consumo de água, mas sem diminuir o conforto e a sensação de quantidade de água. Permite poupar até 50 % de água.
- Outra forma de controlar a despesa de água consiste em usar as torneiras com manípulo de dupla posição. Este tipo de torneira tem um batente de abertura a meio do curso que deixa sair apenas 50 % do caudal de água. Ao fazer pressão sobre o batente, a torneira continua a abrir e deixa passar 100 % da água. Esta opção é muito útil quando usada por crianças.
POUPAR ENERGIA
- O tipo de torneira monocomando de abertura central fria contribui na poupança energética uma vez que ajuda a reduzir o consumo de água quente. Sendo assim, ao abrir a torneira em posição central a água sai fria e não morna. Portanto, a caldeira não se acende graças a este sistema de poupança.
Aprofunde o tema de poupança de água e descubra outras inspirações com a gama ecológica LEROY MERLIN.
A LEROY MERLIN tem ao seu dispor uma vasta gama de serviços de instalação, com o qual poderá contar com:
- Uma rede com mais de 300 profissionais.
- Profissionais especialistas nos nossos produtos e as suas especificidades.
- Garantia de 2 anos no projeto completo (produtos e mão-de-obra).
- Cumprimento dos prazos estipulados.
- Garantia de qualidade e satisfação.