Desfrute dos benefícios terapêuticos do jacuzzi sem sair de casa. Pode tomar um banho relaxante sempre que quiser, sem ter que se deslocar ou perder tempo e com a liberdade e a privacidade de estar na sua própria casa.
- O que é um jacuzzi? (Passo 2)
- Vantagens do jacuzzi (Passo 3)
- Antes de comprar (Passo 4)
- Onde colocar o jacuzzi (Passo 5)
- Enchimento e esvaziamento (Passo 6)
- Manutenção e limpeza (Passo 7)
Em resumo
- Um spa pode ser colocado no interior como no exterior, sendo que no interior deve estar numa divisão bem ventilada enquanto no exterior deve ser colocado sobre uma superfície dura e nivelada.
- Precisa de uma tomada elétrica com ligação à terra, uma tomada de água e um cano de esgoto perto do local onde pretende colocá-lo.
- O jacuzzi refirma a pele, alivia a dor, reduz o stress e ajuda a adormecer.
Vantagens do jacuzzi
Desfrute de um banho saudável graças à hidroterapia, uma prática com múltiplos benefícios.
- Tonifica os músculos após o exercício.
- Alivia e regenera a artrite.
- Reduz a dor através da libertação de endorfinas (neurotransmissores que aliviam a dor).
- Refirma a pele e reduz a celulite.
- Melhora o equilíbrio mental.
- Reduz o stress e ajuda a adormecer. A partir dos 38 graus, a água exerce um poder relaxante no corpo que faz com que o descanso seja mais longo e reparador.
Antes de optar por um modelo de jacuzzi deve ter em conta o espaço disponível e o tamanho, que irá permitir determinar o número de pessoas que podem desfrutar de um banho ao mesmo tempo. A capacidade usual nos jacuzzis familiares é geralmente de 3 a 5 pessoas.
O segundo fator de decisão é o número e localização dos jatos incluídos -jatos de água reguláveis-, uma vez que permitem proporcionar a massagem dorsal, lombar ou cervical, bem como outras funções como a cromoterapia (estimulação por feixes luminosos de cor) e aromaterapia (permite adicionar óleos essenciais à água).
O que é um jacuzzi?
O jacuzzi é como uma banheira de hidromassagem com maiores dimensões e funções, permitindo ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo. Os jacuzzis estão equipados com um sistema de filtração que desinfeta a água para garantir a sua qualidade, apesar do uso.
Onde colocar
Os jacuzzis podem ser colocados tanto no interior como no exterior da casa, embora os requisitos possam mudar.
Em ambos os casos, é necessário:
1. Ter um cano de esgoto e uma tomada de água.
2. Ter uma tomada elétrica com ligação à terra. No exterior, a tomada elétrica deverá estar protegida contra a humidade com uma caixa estanque.
3. Instalar o jacuzzi sobre uma superfície plana e pavimentada. Deixar um ejacuzziço livre à volta do motor para permitir o acesso para realizar as tarefas de manutenção.
Se for instalado no interior da casa, um técnico deve certificar-se de que a laje é capaz de suportar o peso do jacuzzi e volume de água.
Caso seja instalado no exterior é importante certificar-se de que o material é resistente às intempéries. Também deve comprar uma cobertura de proteção para manter a água em bom estado e evitar que fique suja com folhas, areia, insetos, etc.
Enchimento e esvaziamento
O enchimento e esvaziamento do jacuzzi é um processo simples se seguir as recomendações que aconselham ter uma tomada de água com mangueira nas proximidades e ligar o tubo de escoamento do jacuzzi a um sumidouro através de uma torneira de passagem.
Enchimento:
1. Desligar o jacuzzi da corrente elétrica.
2. Enchê-lo com água à temperatura ambiente.
3. Retirar a tampa do skimmer (válvula de sucção da água para filtrá-la) e retirar o cartucho do filtro do seu interior.
4. Ligar uma mangueira à tomada de água e encher o jacuzzi através do orifício deixado pelo filtro.
Esvaziamento:
1. Desligar o jacuzzi da tomada elétrica.
2. Abrir a válvula de descarga do jacuzzi que está situada num dos cantos inferiores, do lado de fora.
3. Abrir a torneira de passagem do sumidouro para a água escoar-se.
Conselhos de utilização
- Cobrir o jacuzzi com uma cobertura de proteção sempre que não estiver a ser utilizado para proteger a água das impurezas e reduzir o consumo de energia.
- Nunca programar a temperatura da água abaixo da temperatura ambiente.
- Sempre que as crianças utilizam o jacuzzi, estas devem ser acompanhadas por um adulto.
- Começar por sessões curtas e aumentar gradualmente. Sair do jacuzzi se verificar uma sonolência excessiva.
Manutenção e limpeza
Para certificar-se da qualidade da água é muito importante controlar diariamente o nível do ph da água e os índices de bromo residual. Alguns parâmetros que poderá facilmente medir com um kit de análise da água.
O pH deve situar-se entre 7,2 e 7,8, e deverá ser ajustado com a dose adequada para aumentá-lo ou reduzi-lo, consoante o caso.
Os índices de bromo devem situar-se entre 3 e 6 partes por milhão (ppm).
Recomenda-se a limpeza do interior do jacuzzi com detergente líquido, sabão e uma esponja macia. Nunca usar produtos de limpeza abrasivos, álcool, acetona ou outros solventes.