Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Descubra as vantagens de uma casa bem isolada

1. Vantagens

Até 25 % da energia escapa pelas paredes e tetos das casas mal isoladas. Um desperdício que obriga a um aumento do consumo em aquecimento e ar condicionado para além de multiplicar as emissões de CO2, diminuindo também o conforto da nossa habitação. Para compensar estas perdas, a solução é melhorar o isolamento das paredes e tetos da nossa habitação. Uma melhoria que proporciona numerosas vantagens:

 

  • Manter a temperatura ideal : Um cm de material isolante é tão resistente às perdas de temperatura como um muro de cimento de 0,5 m de espessura;
     
  • Poupar em aquecimento : Minimizar as perdas traduz-se numa poupança ao ajustar as despesas com o aquecimento e o ar condicionado;
     
  • Evitar a humidade e a condensação : Os isolamentos com barreira de vapor como os refletores ou o poliestireno extrudido contêm o vapor de água presente no ar. Além disso, mantêm as paredes e tetos secos evitando assim a sua deterioração;
     
  • Menos ruídos. Alguns materiais de isolamento térmico como a lã de rocha, ou os painéis de algodão ou de fibra de madeira melhoram também o isolamento acústico da nossa habitação.

 

2. Pontes térmicas

 

As pontes térmicas são aquelas zonas sem isolamento (sobretudo na junção de paredes e pavimentos) onde se verifica a fuga de grandes quantidades de calor ou frio devido ao efeito de contraste entre o ar quente e o frio exterior (e vice-versa). Assim os aparelhos de aquecimento ou refrigeração têm que consumir mais energia para manter uma temperatura confortável.

Calcula-se que até 75% da fatura energética de uma habitação standard se destina a este capítulo (varia de acordo a climatologia). Assim, um bom sistema de isolamento, conjugado com equipamentos eficientes, é um forte aliado da economia e do respeito pelo meio ambiente, podendo reduzir entre 40% e 80% dos custos energéticos.

 

3. Comparativo de materiais

A tecnologia dos materiais desenvolveu uma vasta gama de isolantes sintéticos e naturais, específicos para eliminar as pontes térmicas em cada zona crítica da casa. São manejáveis, acessíveis e fáceis de instalar. Existem alguns materiais que, para além de serem isolantes térmicos, cumprem uma função extra, como isolar acusticamente ou evitar a condensação.

 

 

4. Pontos em ter em conta na escolha do seu isolamento

Ao escolher um tipo de isolamento deve ter em conta a sua resistência térmica (R) que está indicada na etiqueta. A resistência térmica mede a capacidade do material para evitar a passagem do calor e do frio. Quanto maior é a resistência, maior é a eficiência do isolamento. Na Leroy Merlin distinguimos basicamente quatro níveis.

 

 

O básico é recomendado para fortalecer o isolamento já existente, enquanto o superior é indicado para novas construções ou casas sem isolamento.

Além da resistência térmica, temos de levar em conta outros aspetos: se a zona de isolamento é húmida ou seca para optar por um material impermeável ou não, se a zona suporta peso, coberturas ou lajes, por exemplo, ou se precisa de uma barreira de vapor (resistência à passagem de vapor de água).

Para otimizar a eficiência energética pode melhorar o isolamento com lã de rocha, algodão, cânhamo, fibra de vidro, isolamento refletor ou placas de poliestireno.

 

Como escolher isolamento térmico e acústico

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou
Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Antes de a aceitar, leia atentamente a nossa politica de privacidade e cookies. e escolha as suas preferências