Tambor
Metálico e cilíndrico, roda a cerca de 25 rpm. Helicoidais e fixas, as suas pás mexem a mistura para torná-la homogênea.
Motor
Serve para rodar o tambor. Para esse efeito, aciona um pinhão que faz rodar uma coroa fixa à volta dele. De diferentes potências e coberto com uma tampa de plástico e/ou metálica.
Volante
Colocado na lateral do tambor, permite rodá-lo para baixo para esvaziá-lo e depois reerguê-lo novamente. Terá diferentes posições conforme a carga e descarga. Leva um travão de segurança.
Chassis
Está equipado com 2 rodas que servem para movimentar a betoneira (e em alguns modelos para ser rebocado por um veículo). Sempre adaptado ao peso da máquina e à sua capacidade de mistura, também pode ser reforçado para uma melhor estabilidade.
Coroa
É a peça que faz girar a cuba. Elemento essencial para a longevidade da máquina.
Em ferro fundido, é muito mais resistente e pode ser substituída. Seja qual for o material, deve ser protegida por uma espécie de tampa. Desta forma, reduz o risco de acidentes e impede o mecanismo de ser danificado pelo cimento, areia, argamassa, betão e outros detritos.
Rodas
De diferentes tamanhos, melhora a estabilidade com o aumento do diâmetro.
Equipadas com pneus insufláveis (e não pneus sólidos), permitem também rebocar a betoneira.
Vantagens
Inconvenientes
Vantagens
Inconvenientes
Obra de dimensão pequena
Erguer um muro baixo ou um muro com alguns metros de comprimento, em tijolo ou blocos. Fazer uma laje ou um piso com menos de 10 a 15 m².
Obra de dimensão média
Fazer uma laje com mais de 10 a 15 m², construir uma dependência (garagem...) ou uma pequena construção.
Obra de dimensão grande
Uma construção a partir de 20 m² no solo.
Para fazer a escolha certa, é necessário determinar o rendimento pretendido e a dimensão da obra.
Volume útil
Tamanho do tambor
Chassis
Rodas
Coroa
Conselho: Após utilização, enxaguar sistematicamente o tambor com água e, eventualmente, um punhado de cascalho. É aconselhável lubrificar regularmente a coroa.
Normas europeias
Precauções diversas