Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Descubra as vantagens de uma casa bem isolada

1. Isolamento térmico : o que é e quais as vantagens ?

 

É simples. O isolamento térmico isola-nos do calor no verão (mantendo a casa fresca) e do frio no inverno (mantendo a casa quente), sem que seja necessário recorrer a equipamentos de climatização (como aquecedores, radiadores, ventoinhas e sistemas de ar condicionado). Uma casa bem isolada permite-nos poupar energia e beneficiar de conforto térmico, todo o ano.

 

Um isolamento térmico eficiente limita as perdas e trocas de calor do interior com o exterior da casa.  Até 25 % da energia escapa pelas paredes e tetos das casas mal isoladas. Um desperdício que obriga a um aumento do consumo em aquecimento e ar condicionado para além de multiplicar as emissões de CO2, diminuindo também o conforto da nossa habitação. Para compensar estas perdas, a solução é melhorar o isolamento da nossa casa. Esta melhoria proporciona numerosas vantagens:

 

  • Manter a temperatura ideal : Um cm de material isolante é tão resistente às perdas de temperatura como um muro de cimento de 0,5 m de espessura;
     
  • Poupar na fatura : Minimizar as perdas traduz-se numa poupança ao ajustar as despesas com o aquecimento e o ar condicionado;
     
  • Reduzir a pegada energética :  Ao reduzirmos o consumo de energia, estamos também a reduzir a emissão dos gases estufa;
     
  • Evitar a humidade e a condensação : Os isolamentos com barreira de vapor como os refletores ou o poliestireno extrudido contêm o vapor de água presente no ar. Além disso, mantêm as paredes e tetos secos evitando assim a sua deterioração;
     
  • Reduzir o ruído : Alguns materiais de isolamento térmico como a lã de rocha, ou os painéis de algodão ou de fibra de madeira melhoram também o isolamento acústico da nossa habitação.

 

  • Ganhar espaço útil : Isolar algumas zonas da casa como sótãos, águas furtadas ou caves permite  tornar habitáveis zonas desaproveitadas !

 

 

2. Por onde começar a isolar a casa ?

 

A escolha do tipo de isolamento para a sua casa depende da zona que queira isolar (paredes interiores, fachadas, tetos e coberturas ou chão) e o tipo de instalação.

 

Perdas de calor em percentagem para cada parte da casa

 

  • Estima-se que  30% do calor numa casa mal isolada se perda através dos sótãos e telhados. Estas são as áreas prioritárias a isolar, pois naturalmente o ar quente sobe para o topo da casa;

> Veja como isolar um sótão

 

  • De seguida, isole as suas paredes, de onde se perde  20 a 25% do calor. Comece pelas fachadas mais frias a norte, seguidas das expostas à chuva a oeste, protegendo-as assim contra a humidade;

> Aprenda a isolar as suas paredes interiores

 

  • Pense nas suas portas e janelas. Uma instalação e materiais de qualidade vão melhor o desempenho térmico e acústico de sua casa.
     
  • Considere também isolar o seu pavimento.

 

 

3. Lutar contra as pontes térmicas

 

As pontes térmicas são as zonas sem isolamento (sobretudo na junção de paredes e pavimentos) onde se verifica a fuga de grandes quantidades de calor ou frio devido ao efeito de contraste entre o ar quente e o frio exterior.  Criam zonas frias e favorecem o aparecimento de bolor e  condensação. Para detetar estas zonas frágeis, procure passagens de ar, aberturas e juntas que estejam mal seladas. Um sistema de isolamento deve ser feito de forma contínua, selando cuidadosamente todos os pontos de junção da estrutura.

 

Nota: Uma casa bem isolada também implica uma necessidade acrescida de circulação de ar para que este se possa renovar. Para combater poluição interior, humidade e bolor, estude as suas hipóteses de equipamentos de ventilação.

 

 

4.  Aspetos a ter em conta na escolha do seu isolamento térmico

 

Resistência Térmica

 

Ao escolher um tipo de isolamento deve ter em conta a sua resistência térmica (R) que está indicada na etiqueta. A resistência térmica mede a capacidade do material para evitar a passagem do calor e do frio. Depende da espessura e da condutividade (expressa pelo coeficiente lambda) do material. Quanto maior é a resistência, maior é a eficiência do isolamento. Quanto menor o coeficiente λ, mais eficiente é o isolamento.  Assim, materiais diferentes com a mesma espessura vão ter capacidades isolantes diferentes. Ao adicionar camadas de isolamento, a resistência térmica aumenta. É considerado que os acabamentos interiores e exteriores têm um R negligenciável comparado com os materiais de isolamento.

 

Na Leroy Merlin distinguimos basicamente quatro níveis:

 

Escada de resistência térmica

 

O básico é recomendado para fortalecer o isolamento já existente, enquanto o superior é indicado para novas construções ou casas sem isolamento.

Além da resistência térmica, temos de levar em conta outros aspetos: se a zona de isolamento é húmida, para optar por um material impermeável, se a zona suporta peso, coberturas ou lajes, por exemplo, ou se precisa de uma barreira de vapor (resistência à passagem de vapor de água).

 

Tipos de materiais

 

A tecnologia dos materiais desenvolveu uma vasta gama de isolantes sintéticos e naturais, específicos para eliminar as pontes térmicas em cada zona crítica da casa. São manejáveis, acessíveis e fáceis de instalar.

Cada material é indicado para um local de aplicação  específico: desde isolamento para chão, paredes interiores, fachadas ou coberturas.

Existem alguns materiais que, para além de serem isolantes térmicos, cumprem uma função extra, como isolar acusticamente ou evitar a condensação.  Deixamos um resumo dos materiais mais comuns:

 

Isolamento termo-acústico

 

  • Lã de rocha
  • Lã de vidro
  • Aglomerado de cortiça

 

Isolamento térmico

 

  • Poliestireno expandido (EPS)
  • Poliestireno extrudido (XPS)
  • Refletor

 

PRODUTOS EM DESTAQUE

5. Quero isolar a minha casa: pelo interior ou pelo exterior ?

 

ETICS (External Thermal Insulation Composite System ), conhecido também como "capoto",  é um sistema de isolamento térmico pelo exterior que é de longe a solução térmica mais eficiente, tanto para casas novas como para renovações. Evita a criação de pontes térmicas e cumpre com os requisitos cada vez mais exigentes  da regulamentação. 

Apenas sugerimos isolamento térmico pelo interior da casa quando a opção exterior não é viavél.

 

Pessoal a aplicar isolamento térmico pelo exterior

 

 

6. A importância da instalação

Tranformar uma casa num envelope hermético com boa circulação do ar, requere uma instalação cuidadosa, contínua e profissional, desde o telhado às fundações da casa; para limitar pontes térmicas e proteger o isolamento da humidade e pressão.

Barreiras de vapor, isolamento térmico de alto desempenho,  calafetagem, acabamentos meticulosos... Para que um sistema de isolamento seja verdadeiramente eficiente  todas as partes da casa  em contacto com o exterior devem  ter uma barreira isolante implementada de acordo com os requisitos técnicos.

Não esqueça portas, janelas, condutas e os pontos mais frágeis, como juntas e pequenas aberturas

 

Veja as condições de instalação de isolamento na LEROY MERLIN 

 

 

7. Outras soluções a longo prazo

 

  • Substitua as as suas janelas. Tenha em atenção que vidros duplos só são eficientes se o resto da casa  estiver bem isolado;

  • Já tem isolamento na sua casa ? Isolamento antigo, danificado ou acumulado no fundo das paredes é ineficiente e deve ser substituído.

  • Coloque uma base isolante sob o seu pavimento, evitando chãos frios no inverno;

  • Isole as suas chaminés ou feche as suas lareiras, são equivalentes a uma janela sempre aberta !

 

 

8. Dicas e soluções rápidas

 

  • Use selantes para vedar as suas portas e janelas. Verifique se selantes já aplicados precisam de reparação;
  • Utilize fitas de calafetagem e veda-portas  para evitar correntes de ar;
  • Aplique isolamento fino nas caixas dos estores;
  • Instale um equipamento de aquecimento de água com isolamento;
  • Isole os seus canos de água quente;
  • Instale isolamento refletor atrás de radiadores de aquecimento central;

 

COMO ESCOLHER ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

PARTILHE ESTA PÁGINA

Share Facebook Share Twitter Share Pinterest Share whatsapp Share email
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou