O lava-louça é um dos elementos indispensáveis em qualquer cozinha e o protagonista, junto com a torneira e o tampo, da zona de lavagem e da preparação dos alimentos. Para escolher um lava-louça convém ter em conta o espaço disponível na cozinha, o material (aço inoxidável, vidro ou sintético) e o tipo de tampo caso opte por um modelo encastrável ou sob o tampo.
Os lava-louças em aço inoxidável são resistentes aos choques e fáceis de limpar. Os sintéticos não ficam manchados com o calcário e suportam temperaturas até 280 graus, dependendo do tipo de material que é utilizado, por isso deverá:
- Escolher a medida do lava-louça em função do espaço disponível total e da largura do móvel.
- Sabendo que os lava-louças em forma de ângulo permitem aproveitar o espaço dos cantos.
A primeira decisão a tomar para selecionar um lava-louça é se vai ser de encastrar ou de colocar sob o tampo. Esta escolha está muito ligada aos materiais tanto do lava-louça como do tampo da sua cozinha.
-Instalação inferior. Não disponível em lava-louças de vidro. Recomendado para tampos de granito, pedra ou sintéticos.
-De encastrar. Disponível em aço inoxidável, vidro e sintético. Recomendado para tampos laminados e de madeira.
A segunda escolha refere-se à forma do lava-louça e varia em função do espaço disponível e da distribuição da cozinha. O tamanho do lava-louça depende de outras duas medidas: o espaço disponível total e a largura do móvel.
Os lava-louças redondos e de uma cuba ajudam a otimizar o espaço em cozinhas pequenas. Os de ângulo, de duas cubas e escorredor incorporado, permitem aproveitar a zona morta dos cantos.
Se optar por um lava-louça com escorredor deve escolhê-lo à esquerda, à direita ou apto para as duas posições. Relembramos que entre a placa e o lava-louça deve haver uma distância mínima de 60 cm.
Através dos materiais, distinguem-se três tipos de lava-louças: aço inoxidável, lava-louças sintéticos e vidro. O material influencia os desempenhos de resistência ao risco e aos choques e à adesão do calcário.
- Aço inoxidável (polido ou texturado) : É aquele que oferece a maior resistência ao impacto mas é vulnerável ao risco e ao calcário. Muito fácil de limpar.
-Sintético : É aquele que obtém a melhor "nota média". Alta resistência ao risco, baixa adesão do calcário e notável resistência aos choques. Suporta temperaturas até 280 graus. Outra vantagem é estar disponível numa grande variedade de cores.
-Vidro : Resistência ao risco e tolerância média ao calcário. O vidro é o material que oferece maior fragilidade frente ao impacto mas, em contrapartida, são muito higiénicos porque a sua superfície lisa impede a penetração dos produtos na sua superfície.
Complete ou seu lava-louça com acessórios e aumente as suas funcionalidades.
- Cesto escorredor: Este acessório que encaixa no lava-louça e que pode guardar depois de usado permite lavar a fruta e legumes e deixá-los escorrer comodamente.
- Antideslizante decorativo: Evita os salpicos e protege os copos em caso de queda.
- Recipiente adicional para o esfregão: Adquire um recipiente e tenha sempre à mão os esfregões e panos. Convém ser de aço inoxidável ou de plástico para que não oxide ao entrar em contacto com a água.
- Aço inoxidável: Para uma limpeza diária, utilizar um sabão neutro diluído em água. Enxaguar com uma quantidade abundante de água e secar com um pano para evitar a formação de calcário. Mesmo que tenha um lava-louça em aço com tratamento antirrisco na sua superfície, evite limpá-lo com um esfregão de níquel, substâncias abrasivas ou detergentes em pó.
- Sintético. Para uma limpeza diária, utilizar um sabão neutro diluído em água e esfregar suavemente com uma esponja. Depois, enxaguar com uma quantidade abundante de água e secar com um pano para evitar a formação de calcário. Para as manchas mais resistentes, usar uma escova com cerdas de nylon. Evitar sempre o uso de esponjas ou detergentes abrasivos.
- Vidro. Secar os salpicos com um pano seco. Nunca utilizar esfregões de níquel.