Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

O lava-louça é um dos elementos indispensáveis em qualquer cozinha e o protagonista, junto com a torneira e o tampo, da zona de lavagem e da preparação dos alimentos. Para escolher um lava-louça convém ter em conta o espaço disponível na cozinha, o material (aço inoxidável, vidro ou sintético) e o tipo de tampo caso opte por um modelo encastrável ou sob o tampo.

Os lava-louças em aço inoxidável são resistentes aos choques e fáceis de limpar. Os sintéticos não ficam manchados com o calcário e suportam temperaturas até 280 graus, dependendo do tipo de material que é utilizado, por isso deverá:

- Escolher a medida do lava-louça em função do espaço disponível total e da largura do móvel.

- Sabendo que os lava-louças em forma de ângulo permitem aproveitar o espaço dos cantos.

FAÇA VOCÊ MESMO

Como escolher um lava-louça

1. Tipos de lava-louças:

A primeira decisão a tomar para selecionar um lava-louça é se vai ser de encastrar ou de colocar sob o tampo. Esta escolha está muito ligada aos materiais tanto do lava-louça como do tampo da sua cozinha.

-Instalação inferior. Não disponível em lava-louças de vidro. Recomendado para tampos de granito, pedra ou sintéticos.

-De encastrar. Disponível em aço inoxidável, vidro e sintético. Recomendado para tampos laminados e de madeira.

 

2. Formas de lava-louças:

A segunda escolha refere-se à forma do lava-louça e varia em função do espaço disponível e da distribuição da cozinha. O tamanho do lava-louça depende de outras duas medidas: o espaço disponível total e a largura do móvel.

Os lava-louças redondos e de uma cuba ajudam a otimizar o espaço em cozinhas pequenas. Os de ângulo, de duas cubas e escorredor incorporado, permitem aproveitar a zona morta dos cantos.

Se optar por um lava-louça com escorredor deve escolhê-lo à esquerda, à direita ou apto para as duas posições. Relembramos que entre a placa e o lava-louça deve haver uma distância mínima de 60 cm.

3. Material: inoxidável, sintético e vidro

Através dos materiais, distinguem-se três tipos de lava-louças: aço inoxidável, lava-louças sintéticos e vidro. O material influencia os desempenhos de resistência ao risco e aos choques e à adesão do calcário.

- Aço inoxidável (polido ou texturado) : É aquele que oferece a maior resistência ao impacto mas é vulnerável ao risco e ao calcário. Muito fácil de limpar.

-Sintético : É aquele que obtém a melhor "nota média". Alta resistência ao risco, baixa adesão do calcário e notável resistência aos choques. Suporta temperaturas até 280 graus. Outra vantagem é estar disponível numa grande variedade de cores.

-Vidro : Resistência ao risco e tolerância média ao calcário. O vidro é o material que oferece maior fragilidade frente ao impacto mas, em contrapartida, são muito higiénicos porque a sua superfície lisa impede a penetração dos produtos na sua superfície.

4. Acessórios do lava-louça:

Complete ou seu lava-louça com acessórios e aumente as suas funcionalidades.

- Cesto escorredor: Este acessório que encaixa no lava-louça e que pode guardar depois de usado permite lavar a fruta e legumes e deixá-los escorrer comodamente.

- Antideslizante decorativo: Evita os salpicos e protege os copos em caso de queda.

- Recipiente adicional para o esfregão: Adquire um recipiente e tenha sempre à mão os esfregões e panos. Convém ser de aço inoxidável ou de plástico para que não oxide ao entrar em contacto com a água.

5. Limpeza e manutenção

- Aço inoxidável: Para uma limpeza diária, utilizar um sabão neutro diluído em água. Enxaguar com uma quantidade abundante de água e secar com um pano para evitar a formação de calcário. Mesmo que tenha um lava-louça em aço com tratamento antirrisco na sua superfície, evite limpá-lo com um esfregão de níquel, substâncias abrasivas ou detergentes em pó.

- Sintético. Para uma limpeza diária, utilizar um sabão neutro diluído em água e esfregar suavemente com uma esponja. Depois, enxaguar com uma quantidade abundante de água e secar com um pano para evitar a formação de calcário. Para as manchas mais resistentes, usar uma escova com cerdas de nylon. Evitar sempre o uso de esponjas ou detergentes abrasivos.

- Vidro. Secar os salpicos com um pano seco. Nunca utilizar esfregões de níquel.

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou