Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Como instalar móveis de cozinha

1. Interior do móvel

O kit interior do móvel disponível na loja, inclui todos os acessórios necessários para a sua montagem: as peças de suspensão, caso se trate de móveis superiores, ou os pés, caso se trate de móveis inferiores, bem como os parafusos, pinos de fixação e suportes de prateleiras necessários.

Também contém tampões para tapar os furos não utilizados. As portas, em várias cores e acabamentos, incluem as dobradiças, os puxadores e os parafusos correspondentes, assim como todas as perfurações necessárias para a sua instalação.

 

2. Montagem dos móveis Superiores

Colocar os móveis superiores:

Utilizar os pinos de fixação para colocar os painéis laterais do móvel. Os orifícios devem ser colados antes de introduzir os pinos de fixação com a ajuda de um martelo.

A ordem de montagem do móvel deve ser a seguinte:

- Unir o painel superior e a base a um dos painéis laterais.

- Introduzir o painel traseiro (com a frente em direção ao interior) entre as ranhuras do painel superior e a base.

Encaixar o segundo painel:

- Aparafusar.

- Instalar as peças de suspensão no móvel seguindo estes passos:

a. Introduzir a peça de suspensão nos furos do painel lateral, mantendo o grampo de aperto na posição ABERTO.

b. Uma vez introduzida a peça de suspensão, rodar o grampo de aperto para a posição FECHADO.

 

        

3. Montagem dos móveis Superiores

Colocam-se do mesmo modo que os superiores e acrescentam-se os pés. Estes são compostos por duas peças: base e tubo telescópico.

1. Inserir a base do pé, assegurando-se de que a pala fica orientada na direção do painel lateral do móvel.

2. Bater com um martelo no pino do pé até ficar rente à base.

3. Aparafusar a base do pé ao móvel com parafusos de 3,5 x 16 mm.

4. Encaixar o tubo telescópico na base do pé.

5. Regular a altura dos pés à medida do rodapé mais 1 cm. Este centímetro a mais irá facilitar, depois da montagem do rodapé e da sua extração, a limpeza debaixo dos móveis.

 

        

4. Instalação

Planificação do trabalho:

Antes de colocar os móveis é necessário pensar no plano por onde começar a colocá-los e ser rigoroso na tomada de medidas e níveis.

Deve começar sempre por colocar o móvel de canto e, a partir deste, continuar a colocar os móveis ao longo da parede (figura 1). Caso não proceda desta forma, corre o risco que o menor erro de cálculo o impeça de colocar o móvel de canto. Se não tiver nenhum móvel de canto a colocar, pode começar a partir da armação vertical de uma porta ou janela.

Conselho: Começar pelos móveis superiores, permitindo assim uma instalação mais cómoda e limpa.

Altura de móveis:

A parte inferior dos móveis superiores deve ficar a 145 cm do chão e a parte superior a 215 cm. Os móveis de grande capacidade ficarão a 235 cm.

 

Traçado da altura dos móveis na parede:

Determinar o ponto mais alto do chão com a ajuda de um nível. Desta forma, aumenta-se o espaço disponível para o desenvolvimento dos pés e assegura-se o nivelamento correto do conjunto dos móveis inferiores (figura 3). A partir deste ponto, fazer uma marca a 215 cm do chão (235 cm para móveis de grande capacidade). Tomando como referência esta marca, traçar com o nível a linha horizontal que os móveis superiores devem seguir.

 

Fixação dos suportes para as peças de suspensão:

Os suportes das peças de suspensão são fixados por debaixo da linha de 215 cm. Para determinar a sua posição exata, proceder da forma seguinte:

1. Utilizar uma chave de fendas desde o interior ou o exterior do móvel, levar a cavilha da peça de suspensão até ao topo superior do seu percurso e traçar uma linha nesta altura sobre o painel lateral do móvel.

2. Repetir a mesma operação, levando desta vez a cavilha até ao topo inferior.

3. Calcular a medida intermédia entre as duas medidas anteriores (x).

4. Descontar x a 215 e traçar uma segunda linha na parede. Esta linha pode ser traçada também com a ajuda do nível e determina a altura a que se vão instalar os suportes para as peças de suspensão.

5. Estabelecer de seguida a distância entre os suportes:

- Assinalar com marcas verticais a largura total de cada um dos móveis que vão ser colocados sobre as linhas traçadas na parede.

- Traçar na parede marcas interiores a 20 mm das linhas verticais (já que a espessura dos painéis laterais do móvel é de 16 mm). Desta forma, fixa-se a distância a que devem estar os suportes das peças de suspensão, deixando uma pequena folga.

- Apresentar os suportes sobre a linha traçada e marcar com um lápis a posição dos furos. - Uma vez realizadas as perfurações, introduzir na parede as buchas e aparafusar os suportes com parafusos de 4,5 x 40 mm.

 

        

Atenção

Quando abrir o kit do móvel superior irá encontrar uma peça como a da ilustração.

Separar a peça em dois para obter os dois suportes para as peças de suspensão.

Separar pela linha

Suporte 1 – Suporte 2

Como instalar móveis de cozinha

Aprenda em poucos passos como fazer

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou