A sua realização em 3 etapas:
- A preparação do suporte (Passo 1)
- Fixar a fechadura (Passo 2)
- Os acabamentos (Passo 3)
Marcar a localização
Numa porta, a fechadura coloca-se em posição centrada na travessa média alta, com o eixo do cubo situado geralmente a 1,05 m do solo. Colocar a caixa de fechadura na porta e instalar a aba lateral (aba metálica) contra a aresta da porta. Traçar o contorno da aba lateral com um lápis.
Cortar a aresta
O encaixe da aba lateral obriga a proceder ao entalhe da madeira. Delimitar a zona a retificar usando um cinzel bem perpendicular à aresta da porta. A seguir, fazer um corte igual à profundidade da aba lateral, inclinando o cinzel 30°.
Preparar a fixação
Perfurar os orifícios de fixação situados na aresta.
Fixar provisoriamente a fechadura através da aba lateral e marcar a localização do eixo da maçaneta marcando a madeira com a ponta de uma broca de diâmetro 6, passando através do orifício do cubo.
A passagem do cubo
Ao nível do eixo da maçaneta, a parte traseira da fechadura apresenta um abaulamento circular. Deve portanto realizar uma reserva oca para que a fechadura fique bem encostada contra a porta. Bastam algumas rotações com uma broca plana para cavar esta cavidade de 2 a 3 mm no máximo. Em seguida continuar a perfuração com uma broca para madeira para a passagem do cubo de manobra da fechadura.
A passagem da chave
Algumas fechaduras integram também uma fechadura de chave. Neste caso, deve também realizar uma perfuração de lado a lado, para a passagem do orifício do palhetão.
Marcar a chapa-testa
Fixar a fechadura na porta, depois colocar uma régua por cima para alinhar a chapa-testa sobre o batente e marcar com um lápis. Abrir a porta, colocar novamente a chapa-testa sobre o traço marcado e traçar o contorno da aba lateral sobre o batente da porta.
Cortar a aresta do batente
O encaixe da aba lateral da chapa-testa realiza-se com um cinzel, de acordo com o mesmo método usado para a fechadura.
Fixar a chapa-testa
Colocar a chapa-testa contra o batente da porta, aparafusar em primeiro os dois parafusos que atravessam a aba lateral e, em seguida, os dois parafusos de fachada.
O escudo
Do outro lado da porta, uma placa metálica serve de guia para a maçaneta. Inserir o cubo, verificar a sua livre rotação e aparafusar a placa.
Revestir
Esfregar a fechadura e a chapa-testa com um desengordurante para favorecer a aderência da tinta. Usar um revestimento gorduroso para preencher os espaços entre a madeira e o metal, à volta da aba lateral da caixa de fechadura e da chapa-testa.
Pintar
Polir muito levemente (grão 100) após secagem. Limpar o pó e aplicar a tinta, evitando pintar a lingueta.