Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

Os diferentes tipos de grupos geradores

O poder de um gerador

A potência de um gerador é o critério de seleção mais importante.

 

Não confundir a energia consumida pelo próprio motor (indicada em W ou kW) com a potência do gerador ou "potência de saída" (indicada em kVA).

 

Às vezes, existe duas formas de indicar a potência de saída: uma nominal e a outra máxima.

 

Gerador a gasolina

gerador a gasolina é bastante apreciado por ser versátil. 

Com uma potência de 1.800 a 6.000 W, para todos os tipos de uso (eletrodomésticos, bricolage, obras, lojas), com exceção para a soldagem.

Gerador a diesel

Para todos os tipos de uso.

gerador a diesel é particularmente recomendado para uso intensivo e longas períodos de trabalho. No entanto, este produz um grande volume de ruído, apesar disto é considerado por um tipo de gerador por excelência, para todo o tipo de trabalhos e locais.

Geradores silenciosos

Com uma potência de saída de 650 a 2.800 W.

Os geradores silenciosos são os menos volumoso e mais silencioso, comparativamente com os restantes tipos de grupos de geradores.

O seu poder de alimentação é um pouco limitado, o que os torna adequados para atividades de lazer, como acampar, andar de barco ou para apoio em recintos de feiras.

Outras características de um gerador

Peso e facilidade de movimento

  • Nem todos os grupos geradores são de fácil transporte: como os compressores , os geradores maiores estão em num chassi fixo. Os geradores mais pequenos, são leves e fácéis de transportar, através de uma alça de transporte.

Nível de ruído

  • Os chamados geradores silênciosos, têm um nível de som entre 85 e 90 dB, os outros podem emitir até 105 dB. Para ultrapassar esta limitação sonóra, recomendamos sempre o uso de protetores auditivos .

 

Corrente monofásica ou trifásica

  • Dependendo das ferramentas a serem conectadas, é possível escolher entre geradores que fornecem uma fonte de alimentação monofásica (220 Volts) ou uma fonte de alimentação trifásica (220 ou 380 Volts).
  • Para dispositivos eficientes em termos energéticos, como lâmpadas, berbequins, frigoríficos, trituradores, bombas, é ideal um fornecimento monofásico de 220 volts.
  • Para aquecedores, fornos ou aparelhos com motor elétrico de alta potência (trifásicos em si), um gerador trifásico será o mais adequado.

Equipamentos de segurança e conforto

  • Alguns tipos de geradores garantem melhor segurança no seu uso: o disjuntor térmico e a segurança do circuito de óleo impedirão o sobreaquecimento do gerador, estando este a ser usado de forma intensiva.

Grupos de geradores com disjuntor térmico .

  • Para terrenos inclinados ou em movimento (o convés de um barco, uma caravana), a utilização de geradores com lubrificação a óleo separada, é recomendada.
  • Alguns geradores estão equipados com um arranque elétrico com bateria.
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou