Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Como escolher focos de encastrar

1. Introdução

Os focos de encastrar podem distinguir-se entre encastráveis, que dependendo da tecnologia utilizada podem ser halógenos ou led, e downlights que podem ter lâmpadas led ou de baixo consumo de energia (fluocompactas).
Antes de optar por um foco de encastrar ter em conta a divisão ou a área que deseja iluminar (cozinhas, casas de banho, corredores, garagens...). Os leds são adequados para divisões onde a luz é ligada e desligada frequentemente, como as cozinhas e casas de banho, enquanto as lâmpadas fluocompactas (baixo consumo) são recomendadas para divisões onde a luz fica ligada durante longos períodos.

         - Tipos de focos de encastrar: downlights e encastráveis (Passo 2)
         - Com ou sem transformador? (Passo 3)
         - Iluminação geral ou pontual (Passo 4)
         - Quantos focos e o tipo de foco necessário para cada área da habitação? (Passo 5)
         - Consultar o IP (Passo 6)
         - Conselhos de instalação (Passso 7)

 

             


Em resumo:

         - Antes de escolher um foco encastrável ter em conta a área a iluminar, as diferenças entre um foco com ou sem transformador e o seu grau de proteção contra o pó e a humidade (IP).
         - Os focos com transformador oferecem uma maior eficiência energética e resistência às mudanças de tensão.
         - Para conhecer a quantidade de luz prestar atenção aos lúmens e não aos watts.

 

2. Tipos de focos de encastrar: downlights e encastráveis

Uma das principais diferenças entre os focos de encastrar é a divisão entre downlights e encastráveis.

Dentro dos downlights encontramos dois tipos de lâmpada que pode ser fluocompacta (baixo consumo) ou led.

Fluocompacta: Oferece uma luz geral e aberta embora altere um pouco as cores. Ideal para espaços onde a luz permanece acesa durante um longo período de tempo.

Led: Oferece uma iluminação muito próxima da luz natural. Ideal para casas de banho, cozinhas, corredores, halls de entrada e escadas devido ao acendimento instantâneo (ao contrário das fluocompactas). A quantidade de ciclos -ligar e desligar contínuo- não prejudica a sua vida útil.

Relativamente aos encastráveis a tecnologia pode ser halógena ou led. 

Halogéneo: Os focos encastráveis de halogéneo proporcionam uma luz amarela, mais brilhante no caso dos halogéneos com transformador, que favorece a perceção real das cores. Caso queira regular a intensidade da luz com um regulador, deve optar por focos encastráveis de halogéneo.

Led: A sua vida útil pode chegar às 50.000 horas (mais de 30 anos se o acender 3 horas por dia) e a sua principal vantagem é a poupança: mais de 105 euros, comparado com uma lâmpada de halogéneo de 35W. Oferece uma luz que pode ser branca ou amarela e não emitem calor.
 

               

 

3. Com ou sem transformador?

Na hora de escolher um foco encastrável, pode escolher um modelo conectado diretamente à rede (sem transformador) ou através de um transformador.

No caso dos downlights, as vantagens de ter um modelo com transformador em relação a um modelo sem são muito importantes: embora o consumo seja o mesmo, ganhará em qualidade de luz e 25% em eficiência. Nesta tabela, resumimos as diferenças:
 

 

230 V sem transformador

 

12 V com transformador

 

Tipo
de iluminação

 

----------

 

Luz mais brilhante

 

Estabilidade
rede elétrica

 

Mais sensível
a mudanças de tensão

 

Suporta
mudanças de tensão

 

Consumo

 

Igual

 

Igual

 

Duração

 

2.000 horas

 

4.000 horas

 


- No caso dos focos encastráveis de halogéneo, também existem vantagens nos focos com transformador. A vida útil dos focos de halogéneo com transformador pode chegar às 5.000 horas (4.000 horas a mais do que os focos sem transformador), no entanto os aparelhos sem transformador consomem cerca de 15 % a menos.
 

 

230 V sem transformador

 

12 V com transformador

 

Tipo
de iluminação

 

----------

 

Luz mais brilhante

 

Estabilidade
rede elétrica

 

Mais sensível
a mudanças de tensão

 

Suporta
mudanças de tensão

 

Consumo

 

Eco

 

----

 

Duração

 

1.000 horas

 

5.000 horas

 

 

4. Iluminação geral ou pontual

Outro aspeto a ter em conta é o ângulo de iluminação. Para espaços grandes, deve contar com lâmpadas com um ângulo de iluminação aberto. Se preferir concentrar o feixe de luz sobre uma zona concreta, é aconselhável instalar uma lâmpada com um ângulo de iluminação fechado.
 

                 

 

5. Quantos focos e o tipo de foco necessário para cada área da habitação?

Já sabe o que são os focos de encastrar e os benefícios que cada tipo de lâmpada oferece. Na tabela abaixo, respondemos à pergunta-chave sobre o número de focos necessários para iluminar áreas diferentes da sua habitação tendo em conta as suas dimensões e o tipo de foco: encastráveis ou downlights.

 

Divisão                                                                                   Led 5W/7W               Baixo consumo                   Halógeneo com transformador Halógeneo sem transformador

Corredor 2 m2

 

2

 

2

 

1

 

2

 

Corredor 4 m2

 

4

 

4

 

2

 

4

 

Casa de banho 6m2

 

6

 

6

 

5

 

6

 

Quarto -
salão 12m2

 

6

 

6

 

5

 

6

 

Quarto -
salão 24 m2

 

12

 

12

 

10

 

12

 

 

 

6. Consultar o IP

A norma IP define o grau de proteção da lâmpada em relação ao pó e à humidade. Um índice que deverá ter em conta, sobretudo se instalar focos de encastrar na casa de banho. A tabela seguinte indica uma casa de banho dividida por zonas aptas para a instalação de aparelhos de iluminação e com a indicação do IP adequado.
 

   

 

7. Conselhos de instalação

 - Antes de proceder à instalação do foco de encastrar, deve consultar a distância necessária entre o teto e o teto duplo, para que possa encaixar entre eles. Para downlights normais, a altura do teto falso deve rondar os 10 e os 20 cm e para os extraplanos, o espaço pode ser inferior a 5 cm.

  - Outra medida a ter em conta é o do diâmetro do foco para realizar o furo onde a fonte de luz será instalada. Para realizar esta operação deverá usar uma serra de coroa.

  - Deixar uma separação mínima de 80 cm entre os focos para não criar sombras nem zonas com desperdício de luz.