Esta operação está ao alcance de todos, a partir do momento em que tenha na parede uma alimentação elétrica conectada ao interruptor de comando. Precaução indispensável, desligar o disjuntor no quadro elétrico antes de começar!
A sua realização em 3 etapas:
- Preparar o local de trabalho (Passo 2)
- Fixar e conectar (Passo 3)
- Acabamentos (Passo 4)
Simples acendimento ou vaivém:
Nos dois casos, há 3 fios que surgem na caixa de conexão.
- Fase (vermelho, castanho, laranja...), alimentação proveniente do interrupto (simples acendimento) ou dos botões (vaivém).
- Neutro (azul), ligado ao disjuntor divisionário sem passar pelos comandos.
- Terra (riscado amarelo/verde), ligado à tira de distribuição do quadro.
Conselho: Em conformidade com a norma NF C 15-100, desde outubro de 2001, as instalações encastradas devem ter caixas DCL (Dispositivo de Conexão Lâmpada) para a ligação das luminárias fixas, incluindo os apliques. Essas caixas têm como função evitar a danificação dos condutores durante uma eventual substituição de luminária.
Preparação das fixações:
- Um aplique coloca-se em geral a 1,80 m do solo para uma altura de teto standard (2,40 a 2,50 m).
- Colocar a base da luminária no local escolhido e passar os fios de alimentação através do grande orifício previsto para esse efeito.
- Ajustar a sua horizontalidade e verticalidade com um nível de bolha de ar, consoante o sentido de colocação, e marcar os pontos de ancoragem através das suas perfurações.
- Retirar a base para perfurar a parede e inserir as buchas.
Fixação da base da lâmpada:
Antes de aparafusar o fundo, retirar novamente os fios de alimentação.
- Colocar a base contra a parede fazendo corresponder os seus furos com as buchas de ancoragem.
- Verificar o alinhamento com um nível de bolha de ar.
- Aparafusar com firmeza.
Conexão da alimentação:
- Descarnar a extremidade dos fios elétricos sobre 6 a 8 mm.
- Colocar por cima os pequenos tubos de proteção fornecidos com o aplique e apertá-los nos terminais da tira de conexão.
Cada terminal está marcado com a letra ou símbolo correspondendo ao fio que lhe é destinado.
Conselho: A letra L é o signo inglês (para Line) indicando a fase.
Classes de lâmpada:
As condições de ligação dependem da classe da lâmpada.
- Classe I, a ligar obrigatoriamente à terra. Em caso de avaria, o fusível ou disjuntor divisionário protegendo a linha corta a alimentação elétrica.
- Classe II, duplo isolamento, ligação à terra não necessária. O circuito de alimentação deve pelo menos ter um fio terra em antecipação a uma substituição posterior, por um modelo de classe 1 por exemplo.
- Classe III, aparelho concebido para uma alimentação de muito baixa tensão. Ligação através de um transformador de segurança (MBTS) não excedendo 50 V: normas EN 61558/VDE 0570, EN 61347/VDE 712 ou VDE 0100 parte 410.
Conselho: As caixas DCL possuem uma tampa integrando uma impressão para uma ficha específica de encaixe. Os fios conectam-se a uma tira de conexão situada na parte traseira da tampa. A ficha está equipada de um casquilho no qual a lâmpada é atarraxada. Quando é inserida na tampa da caixa, a lâmpada está pronta a funcionar.
- Colocar a lâmpada no casquilho da lâmpada.
- Fixar o difusor escolhido.
Consoante os modelos, encaixa-se em pinos com mola ou aparafusa-se no fundo. No segundo caso, não apertar demasiado os parafusos: corre o risco de estragar o seu aplique ou lascar o vidro.