Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Saiba mais sobre ventoinhas de teto

1. Introdução

As ventoinhas de teto são uma solução económica e fácil de instalar para reduzir as altas temperaturas e ganhar em bem-estar durante todo o ano. Uma das grandes vantagens das ventoinhas de teto é o seu baixo consumo (aproximadamente o mesmo que uma lâmpada incandescente de 60 watts) e a possibilidade de refrescar tanto o interior como o exterior da nossa habitação.

        - As dimensões da área a ventilar (Passo 2)
        - Iluminação (Passo 3)
        - Estilo decorativo (Passo 4)
        - Posição de verão e de inverno (Passo 5)
        - Como instalar uma ventoinha de teto (Passo 6)

Em resumo:

          - Escolher uma ventoinha de acordo com a superfície a refrescar, o local onde será instalada, a potência de iluminação e o estilo decorativo.
          - Colocar a ventoinha no centro da divisão e a uma distância mínima de 2,10 m do chão.
          - Dependendo do sentido de rotação das lâminas é possível escolher entre posição de verão (baixa o ar frio) ou de inverno (baixa o ar quente).

 

2. As dimensões da área a ventilar

A primeira pergunta à qual devemos responder antes de escolher uma ventoinha de teto é: qual é a área a ventilar?
superfície da divisão determina o tamanho das lâminas (os diâmetros mais comuns são 76, 106, 122 e 132 cm). Os espaços amplos requerem uma ventoinha com lâminas largas para mover uma maior quantidade de ar com menos rotações. Neste sentido, também faz diferença o número de lâminas: quanto maior é o número de lâminas maior é a brisa.
Mas o tamanho das lâminas não depende apenas da superfície a ventilar, sendo que a medida das lâminas deve manter uma distância mínima de cerca de 0,50 m de qualquer obstáculo lateral e de 2,10 m do chão. O ideal é colocar a ventoinha no centro da divisão.

 

                                    


Além disso, as ventoinhas de teto têm diferentes velocidades que permitem acelerar ou reduzir o movimento das lâminas e, portanto, o movimento do ar.
Outro elemento a ter em conta é se quer instalar a ventoinha no interior da casa ou no exterior (no teto de um alpendre, pérgula ou telhado aberto). Neste último caso é necessário adquirir uma ventoinha específica para uso exterior.

 

3. Iluminação

Muitos modelos de ventoinhas de teto incluem iluminação para evitar várias instalações no teto. Deste modo, a ventoinha também serve de candeeiro permitindo assim uma dupla função com um único ponto de fixação. Consoante o tipo de iluminação é possível optar por uma ventoinha tipo candeeiro, de tulipas ou focos.

 

                 


Se optar por um modelo com luz convém prestar atenção à potência de iluminação que oferece:
 1 - A ventoinha de teto tipo candeeiro tem um só ponto de iluminação normalmente indicado para uma lâmpada até 60 watts. Para iluminar a divisão, será necessário acrescentar outros pontos de luz através de apliques, lâmpadas de pé, etc.
 2 - A ventoinha com tulipas tem entre 3 e 4 pontos de iluminação. Em geral, os pontos de luz são adequados para lâmpadas de casquilho fino (E14) até 60 watts cada uma, o que proporciona uma iluminação potente.
 3 -  A ventoinha de teto com focos também tem 3 a 4 pontos de iluminação. Para este tipo de ventoinhas convêm colocar lâmpadas refletoras (casquilho GU10). Para todas elas, pode optar por lâmpadas das 3 tecnologias existentes: halogéneas, fluocompactas (baixa potência) e led; note que estas duas últimas nem sempre são reguláveis, informe-se junto da sua loja.

As ventoinhas de teto são produtos que pertencem à classe elétrica I. Portanto, devem ser conectadas à terra e são proibidas nos volumes de segurança da casa de banho.

 

4. Estilo decorativo

As ventoinhas de teto são um elemento decorativo mas dentro da habitação. Existem modelos numa grande variedade de estilos para escolher o mais adequado ao espaço: linhas modernas, clássicas, rústicas, para ambientes infantis…
Algumas ventoinhas incluem lâminas reversíveis. Este tipo de lâminas oferecem uma cor diferente em cada um dos lados permitindo assim adaptá-la a diferentes estilos. Esta opção é muito prática nos modelos infantis permitindo mostrar as lâminas numa cor quando a criança é pequena e simplesmente virá-las mostrando o acabamento em madeira quando cresce.

 

5. Posição de verão e de inverno

As ventoinhas não só proporcionam uma sensação refrescante durante os meses de calor como também ajudam a melhorar a eficiência do aquecimento no inverno já que quando as lâminas giram no sentido dos ponteiros do relógio, a ventoinha faz subir o ar frio e quando giram em sentido contrário, a ventoinha faz subir o ar quente.
posição de inverno do aparelho, que pode ser acionada mediante um interruptor ou alavanca, inverte a rotação das lâminas e move para baixo o ar quente acumulado no teto. Uma forma simples de melhorar o aquecimento e poupar em consumo energético.

 

                                

 

6. Como instalar uma ventoinha de teto

Explicamos passo a passo como montar e instalar uma ventoinha de teto:

1- Montar a ventoinha, começando pelas lâminas. Para o efeito, fixá-las com os parafusos incluídos no equipamento.
2- Aparafusar o candeeiro.
3- Desligar a corrente elétrica.
4- Marcar no teto o local onde os elementos de fixação devem ser colocados e realizar os furos nos pontos previamente assinalados.
5- Colocar a ferragem que é composta por uma placa metálica com dois furos e um suporte circular aberto.
6- Relativamente à instalação elétrica, é necessário recordar que o cabo azul é o neutro, o amarelo ou verde corresponde à ligação à terra e o castanho, negro ou cinzento à fase. Conectar cada cabo com o da mesma cor.
7- Pendurar a ventoinha no respetivo gancho.
8- Aparafusar o resguardo.
9- Colocar as lâmpadas nos respetivos casquilhos e o vidro do candeeiro.

É possível que a altura da ventoinha de teto, isto é a distância máxima entre o teto e o ponto mais baixo da ventoinha não seja o mais adequado. Convém então saber que é possível regular esta altura graças a umas varas com diferentes comprimentos (30, 40 ou 50 cm), conforme pretenda subir ou descer o aparelho.
O peso do ventilador é importante no momento de escolher o material de fixação e instalar o equipamento. Quando o teto é oco, é necessário fixar a ventoinha com uma bucha basculante de aço ou um parafuso. Caso contrário, é necessário fixar a ventoinha com uma bucha em aço para fixações pesadas.

 

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou