Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

COMO ESCOLHER UM TOLDO

Tudo o que precisa de saber para encontrar o toldo mais adaptado às suas necessidades

Porquê um toldo ?

 

Tenha um grande jardim ou uma varandinha acolheadora, o importante é que se consiga proteger do sol. Os toldos são uma opção resistente, que proporciona uma sombra ampla quando quiser. Aproveite as vantagens de um toldo para poder tirar o máximo proveito da sua zona exterior, especialmente se a sua casa tiver uma disposição a sul, este e oeste.

 

A principal função dos toldos é de proteger as casas do sol, do calor, da chuva, e controlar a entrada de luz natural em determinados momentos do dia em épocas mais solarengas do ano, mitigando o excesso de claridade segundo as necessidades de cada momento.

 

Recorrer a um toldo é uma decisão sensata porque permite desfrutar do jardim, varanda ou terraço de maneira mais segura e confortável. Para além disso, sabia que raios solares diretos podem danificar alguns móveis, pavimentos e tapeçarias ?

 

 

 

 

Controle o seu consumo energético

 

Gostava de baixar a temperatura do interior da casa  no verão com um único gesto ? Instale toldos nas suas janelas, terraços, varandas ou jardins. A sua instalação reforça o grau de isolamento das janelas e evita o consumo excessivo de aparelhos de climatização para criar um ambiente agradável no interior da casa.

 

Alguns modelos  podem reduzir até 94% do calor do sol que incide na fachada. Pode poupar até 80% no consumo de aparelhos de climatização. O mesmo ocorre para o frio: os toldos permitem a redução do consumo de aparelhos de aquecimento ao impedir a receção direta de baixas temperaturas.

 

Em linhas gerais, o controlo e proteção solar contribuem para a poupança energética.

 

 

Aproveite o conforto térmico

 

Instalar um toldo contribui para a criação de um ambiente agradável a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. Estes produtos  protegem do calor e ajudam a equilibrar a temperatura das divisões. Tudo isto oferece uma sensação térmica agradável e um bem-estar insubstituível.

 

No exterior, permite prolongar a área de bem-estar para que possa relaxar e conviver sem preocupações com o calor e radiações UV.

 

Controle a claridade da luz

 

É conhecimento comum que o aproveitamento da luz natural melhora a qualidade de vida dentro de uma casa. Os toldos melhoram o conforto visual dos habitantes da casa, aproveitando simultaneamente a luz solar ao máximo.

Mais uma vez, permite a redução do consumo de luz artificial e contribui para a sua poupança energética.

 

 

Medida em pró da sustentabilidade

 

O controlo solar, possibilitado pelo uso de um toldo, permite uma redução notável do consumo de energia e, como tal, também contribui para a diminuição das emissões de CO2 e o impacto do ciclo de vida da casa.

 

A sua colocação pode ser vista como um compromisso de respeito com o meio ambiente, melhorando a sustentabilidade do edifício.

 

 

Decore o seu terraço

 

Não devemos ignorar uma última vantagem: os toldos também servem como um elemento decorativo do seu espaço exterior. Existe uma grande variedade de cores e as opções adaptam-se a todos os gostos. Prefere as telas lisas e minimalistas ou as riscas mais tradicionais ? Tenha em conta que em apartamentos, o desenho e cor dos toldos pode ter que se submeter a normativas comunitárias impostas.

 

Se é  um dos sortudos que pode escolher o toldo à sua vontade, deve ter em conta que escolher cores claras limita a absorção solar, para que não haja tanta transmissão de calor e se favoreça a reflexão solar. Para além de que aportam luminosidade solar ao interior da casa.

 

 

COMO ESCOLHER O SEU TOLDO

1. Onde quer instalar o seu toldo ?

 

2. Qual é a medida que necessita ?

Para garantir uma proteção eficaz, a superfície do toldo deve ser sempre maior do que a área a proteger porque o sol raramente é vertical durante o dia.

 

Medidas padrão

          - Largura: de 3 a 6 m;
          - Profundidade: de 2 a 4 m.

À sua medida

         - Largura: até 6 m;
         - Profundidade: até 4m.

 



Consoante a orientação, o nível de luz solar, a hora do dia e, claro, as dimensões do toldo, a área de sombra projetada sob a tela não será a mesma. É importante ter em conta estes fatores para determinar da melhor forma as medidas do toldo e em particular o seu espaço de abertura.



Conselho: Para determinar as dimensões do toldo, é necessário conhecer diferentes elementos: altura de instalação, largura global, altura sob lintel, altura entre a parte superior das janelas e a parte inferior do telhado, dimensões da área de sombra e avanço do toldo.

 

3. Tipo de estrutura

Sujeito às variações climáticas durante todo o ano, o toldo deve ser protegido da melhor forma das intempéries para não se estragar e se fragilizar. Disponibilizamos algumas opções :

 

 

Com uma maior proteção, a caixa integral (cofre) protege o toldo. Os braços ficam dobrados no interior permanecendo assim ao abrigo das potenciais agressões (chuva, neve, granizo, vento...). Além de uma melhor proteção, a caixa integral dá um toque de estetismo suplementar à integração do toldo na fachada.

 

 

4. Tipo de tela

Consoante o material da tela, a qualidade e durabilidade do toldo pode variar.

 


O poliéster é a solução mais económica, mas sensível à radiação UV o que degrada a sua resistência original. O acrílico é a fibra que melhor atende às exigências do ar livre (quanto mais alta a gramagem, melhor qualidade tem a tela). A tela acrílica resiste à radiação UV, filtrando-a a 80 %. Limpa-se facilmente com água e garante uma ótima estabilidade das cores. E é imputrescível, com garantia de 5 anos.

 

5. Sistema de abertura

A manipulação do toldo não se deve tornar um constrangimento. Para esse efeito, a motorização do toldo torna a sua utilização mais fácil poupando assim muitas voltas de manivela.

 


Conselho: Privilegiar os modelos com uma manivela de emergência em caso de avaria da motorização.
 

6. Manutenção

A manutenção do toldo deve ser regular: limpar o pó com o toldo seco, limpar a tela com água e sabão (não usar detergentes, mas apenas produtos específicos para telas exteriores). Não se esqueça de lubricar os eixos do mecanismo uma vez por ano.

 

Veja a nossa oferta completa de toldos

TOLDOS

Todos os produtos VER TUDO

SERVIÇO DE INSTALAÇÃO

Toldos manuais VER MAIS

SERVIÇO DE INSTALAÇÃO

Toldos elétricos VER MAIS
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou