Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

Introdução

 

 

A relva deve ser um dos principais componentes da maioria dos jardins. Uma relva cuidada proporciona ao jardim frescura, tornando-o mais vistoso e confortável.

 

No verão serve de união entre os distintos elementos do jardim, além de ser um elemento refrescante. No entanto requer cuidados constantes.


Como o corte da relva é uma das tarefas fundamentais do jardim, o corta relvas é o símbolo da mecanização deste processo. O design e ergonomia contribuem para que a tarefa seja mais suportável.

 

 


 

Tipos de corta relvas em função do seu motor

 

Corta relvas elétrico:

 

Tendem a ser económicos, leves e simples. Não é necessário ter combustível à mão e tem as vantagens das máquinas a gasolina.

 

Os modelos elétricos devem ter uma tomada de corrente próxima e um prolongador. Servem para cortar até 600 m2 dependendo do modelo.

 

 

Corta relvas a gasolina:

 

São muito manejáveis. Estão disponíveis com tração e sem tração.

 

A sua vantagem é que dão independência para trabalhar aonde nós quisermos e se tiverem válvulas na cabeça do motor, conseguiremos garantir um bom corte, diminuir o consumo de combustível e melhorar a lubrificação. O motor também é menos poluente.

 

 

 

 

 

Tipos de corta relvas em função do corte que realizam

 

Rotativos ou giratórios: Chamados assim porque cortam mediante a rotação de uma lâmina num eixo central. São os mais habituais por causa da facilidade de fabrico. São mais resistentes aos impactos e consegue-se afiar a lâmina de corte mais facilmente. Realizam um corte menos perfeito podendo deixar fios nas pontas que o fazem amarelecer ligeiramente.

 

Os helicoidais ou de tambor: Dispõe de várias lâminas com forma helicoidal que cortam a relva como se fossem tesouras. Realizam um corte perfeito, limpo, bem acabado e de fácil cicatrização do tecido foliar. A fabricação das lâminas é complicada e a sua afiação deve ser feita por um especialista. Está recomendada para cortes finos e de pouca altura o seu uso está indicado para relvados de alta qualidade como o dos campos de golf.

 

 

 

 

Escolher o corta relvas em função do tamanho do terreno


Até 300 m2: é melhor utilizar um corta relvas elétrico a não ser que existam obstáculos no jardim ou que não tenha tomada com corrente elétrica perto. Nestes casos pode optar por uma máquina com motor e largura de corte de 33 a 42 cm.


De 300 a 500 m2: é aconselhável usar um corta relvas com tração e largura de corte por volta de 50 cm. Podem ser tanto elétricos ou a gasolina.


De 500 a 1.000 m2: São necessários modelos a gasolina mais potentes e com tração. A largura mínima de corte deve ser de 60 cm. Em alguns casos é mais confortável usar os pequenos tratores corta relvas.


Superiores a 1000 m2: para esta superfície são melhores os tratores a gasolina com tração e largura de corte superior a 60 cm.

 

 


 

Escolher o corta relvas em função do tipo do terreno

 

Terreno Plano: numa parcela de jardim com muito espaço para a relva, que seja resistente para jogos e sem impedimentos de corte. Podem-se utilizar modelos de corte giratório, elétrico ou a gasolina.


Jardim decorativo: num jardim decorativo, de tamanho mediano e cortado curto ao estilo Inglês é conveniente usar modelos helicoidais que permitam uma regulação exata da altura de corte da relva.


Terreno em desnível: em terrenos de inclinação moderada com horta ou zonas de mato é necessário usar um corta relvas potente e com tração para realizar menos esforço.


 

Escolher o corta relvas em função do tempo que se quer despender a cortar

 

O tempo que demoraremos a cortar a relva dependerá da altura do corte, da tração e da potência.

 

 

Principais características a considerar na escolha de um corta relva

 

Tipo de motor

 

Gasolina

2Tempos

4Tempos

 

Elétrico

230V

Bateria

Chassis

Polipropileno

ABS

Aço

Aço inox

Alumínio

Tração

Com ou sem

Regulação em altura

Individualmente

Centralizada

Lâmina regulável

Sim/não

Recolhedor

Plástico

Nylon

Largura de corte

30 - 57cm

Capacidade cesto

25 - 85 Litros

Mulching

Sim ou não

 

 

PRODUTOS EM DESTAQUE

O que precisa para este projeto

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou