Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

O que deve ter em conta

A escolha do projeto a executar depende de uma série de características que divergem em cada caso. Saiba quais os conceitos a ter em conta antes de decidir qual a piscina que melhor se adequa às condições do local a ser instalada.

O que deve ter em conta

Saiba quais os conceitos a ter em conta antes de decidir qual a piscina que melhor se adequa às condições do local a ser instalada.

O espaço

O elemento mais importante na escolha de uma piscina é o espaço disponível para a sua instalação. Para uma piscina de superfície média é necessário um espaço de pelo menos 8 x 3 m² para colocá-la.

 

Se quiser uma piscina enterrada, o terreno é fundamental. Deve conhecer a orientação do terreno para ter o maior número de horas de sol e lembre-se que irá precisar de espaço suficiente para que as máquinas pesadas (tais como escavadoras e betoneiras) possam trabalhar.

 

Deve ter um lugar onde amontoar os escombros da escavação e um espaço para a colocação dos materiais de construção. Deve ponderar se existem impedimentos para desfrutar de uma piscina, como edifícios ou árvores que criem sombra.

 

Tenha em conta que a piscina vai ser o elemento principal do seu jardim e a localização de outros elementos irá ficar condicionada pela localização da piscina. Se tiver espaço suficiente, só tem que medir e escolher a piscina que melhor se adequa ao seu gosto e orçamento.

 

Também deve considerar o espaço que precisa para todas as máquinas relacionadas com a piscina: bomba, filtro, depuradora... E não se esqueça que também será necessário uma tomada elétrica para o funcionamento dos mecanismos.

 

 

O uso

Não é a mesma coisa usar uma piscina de forma esporádica ou com muita frequência, especialmente quando pode prolongar a época balnear com sistemas de aquecimento de água.

 

Se o objetivo é usá-la poucas vezes ou enquanto os filhos forem pequenos, uma piscina de superfície que pode ser desmontada no final do verão pode ser suficiente. Existem muitos modelos à escolha, de diferentes tamanhos e formas.

 

Escolher uma piscina de superfície pode ser a escolha mais acertada quando o seu uso vai ser limitado no tempo.

 

 

O formato

Não há limites quanto à personalização de uma piscina.

 

Se o seu projeto é enterrado e o terreno o permitir pode optar pelo formato que quiser, do mais tradicional ao mais arrojado.

 

Também pode escolher o revestimento que mais lhe agrada desde pastilha, liner ou poliéster. Se a piscina enterrada for de poliéster, existem modelos e tamanhos muito variados, mas também pode ser fabricada à medida com a forma pretendida.

 

No caso das piscinas de superfície, também vai encontrar muita variedade: escolha entre formas retangulares, quadradas, redondas, ovais ou octogonais. O revestimento interior geralmente é o liner e o exterior pode ser muito variado, embora geralmente seja de madeira.

 

 

O preço

Para ter uma piscina é necessário fazer um investimento, embora este possa variar muito em função do projeto.

 

Assim sendo, caso tenha terreno suficiente, só tem que fazer contas ao preço da instalação da piscina que pretende e à sua manutenção.

 

As possibilidades são infinitas e não deve renunciar em ter uma piscina uma vez que existem opções económicas e simples entre as piscinas de superfície. Além disso, pode instalá-la facilmente sozinho seguindo as instruções do fabricante.

 

 

Tipos de piscina

Enterradas

As piscinas enterradas são as mais difíceis de instalar, mas são também as mais duradouras e permitem adaptar-se a todos os tipos e tamanhos de terreno. A primeira etapa é a escavação do terreno conforme as dimensões da piscina. A estrutura da piscina pode ser feita em betão, poliéster ou com painéis e estrutura metálicos ou de polímeros.

 

 

Em alvenaria: As piscinas de alvenaria são as mais duradouras e podem ser totalmente personalizadas conforme as suas preferências em termos de formato e acabamentos. São as mais caras, mas o projeto vai passar a fazer parte da casa tornando-se um ativo mais valioso. Entregue a obra a um profissional que deve analisar bem o terreno, medir e fazer um projeto. Este tipo de piscina pode ser totalmente fabricado em betão ou com solo em betão e paredes em blocos de cimento. A resistência da estrutura é o mais importante para que a piscina se torne duradoura. A seguir, pode escolher o revestimento das paredes que mais lhe agrada. Pode revesti-las com liner mas neste tipo de projeto os revestimentos com cerâmica ou pastilha ficam muito bem; com este acabamento pode dar a cor e textura que quiser, incorporando peças de diferentes tamanhos, sanefas, desenhos, logotipos...

 

 

De poliéster: Existem piscinas em poliéster de uma só peça em muitas formas e tamanhos. Colocam-se sobre o terreno escavado à medida e são posteriormente rematadas como uma piscina de alvenaria. As propriedades do casco em poliéster fazem com que não seja necessário uma grande obra prévia, exceto a de acondicionar o terreno e nivelar a base com cascalho. Se não encontrar a forma ou o tamanho pretendido pode encomendá-la à medida. Fabricam-se num só bloco, sem juntas e o poliéster é reforçado com fibras de vidro muito resistentes. Estas piscinas aguentam perfeitamente a pressão do terreno, a humidade e os produtos químicos. É muito difícil a fixação de fungos ou algas no poliéster, permitindo assim uma poupança no consumo de produtos químicos. Com este sistema consegue também poupar muito na instalação. Existem várias cores de poliéster disponíveis.

 

 

De painéis: Existem com dois tipos de painéis: as piscinas fabricadas com perfis e painéis de polímeros e os de aço. Ambos são tratados para fazer face à humidade, aos efeitos dos raios UV, à corrosão e aos agentes químicos. Este tipo de instalação adapta-se a qualquer modelo de piscina, independentemente do tamanho, forma e profundidade. A sua instalação é muito simples e pode ser combinada, por exemplo, com uma estrutura parcial de betão. Tal como para as piscinas de poliéster, basta apenas preparar o terreno e nivelá-lo para poder instalá-las. O revestimento mais adequado é o liner ou o liner reforçado.

 

De superfície desmontáveis

As piscinas de superfície são a alternativa perfeita quando tem um espaço apropriado mas um orçamento reduzido. Existem muitos modelos de piscinas de superfície que pode colocar em propriedades, jardins, pátios, terraços... Basta medir o espaço e adquirir a piscina com a forma e o acabamento pretendido. O acabamento em madeira é, sem dúvida, o mais decorativo. Todos os modelos são fáceis de montar e requerem pouca manutenção. Embora este tipo de piscinas sejam geralmente desmontáveis, algumas, devido ao seu tamanho e estrutura, podem permanecer fixas, podendo manter a água no inverno e realizar a invernação.

 

 

Tubulares: Estas piscinas são as mais simples e económicas. Os tubos são normalmente fabricados em aço muito resistente e o revestimento é de liner com uma espessura adaptada às medidas da piscina. Há modelos tubulares de PVC com uma estrutura autoportante muito resistentes, redondos e retangulares. Limpam-se com muita facilidade, admitem escadas e estão preparadas para ligar o sistema de depuração portátil.

 

 

De aço: As piscinas desmontáveis fabricadas com lâminas de aço e perfis plásticos são as mais comuns. Há uma infinidade de tamanhos e formas: redondas, ovais ou retangulares. Os painéis em lâminas de aço, tratado para fazer face às intempéries e aos produtos químicos, são montados uns aos outros de forma muito simples. O revestimento interior é o liner de diferente espessura e acabamento. No exterior, existem muitas possibilidades de acabamentos: desde a imitação a rocalha, até à madeira, o mosaico, a pedra, o vime ou com acabamentos lisos de cor.

 

 

De compósito: O compósito é um material muito resistente e decorativo feito a partir de fibras de diferentes materiais. É amplamente utilizado em pavimentos exteriores. Há também piscinas desmontáveis que podem ser revestidas do lado de fora com este material. É muito resistente, inalterável face aos agentes atmosféricos e trabalha-se como a madeira, embora pese menos e seja mais manejável.

 

Revestimento exterior de madeira


A maioria dos modelos de piscinas de aço pode ser revestida no exterior com uma estrutura de madeira espessa e tratada, dando um acabamento mais personalizado e podendo inclusive rematar com uma coroação de madeira muito segura.

 

Como montar uma piscina de superfície

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou