Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

1. TAREFAS DE MANUTENÇÃO DIÁRIAS

Os trabalhos diários de controlo irão permitir detetar rapidamente eventuais anomalias e evitar o recurso a tratamentos de choque. Nada acontece se falhar um dia, mas não é conveniente atrasar mais de 2 ou 3 dias.

Limpeza

 

  • Usar o apanha-folhas Na superfície da água vão aparecer restos de folhas e insetos todas as manhãs, especialmente em áreas onde há vegetação exuberante e aves. Embora os skimmers se encarreguem de filtrar a água superficial, convém passar o apanha-folhas todos os dias de forma a evitar a sua decomposição e antes que passem para o cesto ou se acumulem no skimmer;

 

  • Limpar a borda: fazê-lo diariamente no final do dia de utilização para evitar que caiam na água os depósitos que os banhistas foram deixando com os pés. Passar uma escova rija da borda para fora e lavar com a mangueira.

 

Tratamento da água

 

  • Medir o cloro com os equipamentos analisadores e corrigi-lo, se necessário, aplicando uma dose de produto de ação imediata;

 

  • Medir o pH e, se estiver abaixo de 7 aplicar um elevador de pH (pH+); se estiver acima de 7,6 corrigi-lo com um redutor de pH (pH-);

 

  • Ligar a depuradora pelo menos 8 horas por dia. Fazê-lo de preferência durante a noite ou quando ninguém estiver na piscina. A medição dos níveis químicos da água também irá indicar-lhe se deve colocá-la mais horas ou reduzir o seu funcionamento.

 

2. TAREFAS DE MANUTENÇÃO SEMANAIS

Fundamentais para ter a sua piscina impecável durante toda a temporada.

Limpeza

 

  • Limpar as paredes e o fundo: com um limpa-fundos e escovas para evitar sobretudo o depósito de calcário, especialmente em áreas de água dura, o que deixaria uma película esbranquiçada sobre o revestimento.

 

  • Limpar os skimmers e os filtros: não deixar acumular os restos orgânicos que se vão depositando. Retirar os cestos dos skimmers e limpá-los com um jato de água pressurizada. Se o seu filtro for de cartucho, limpá-lo também com a mangueira de pressão.

 

Tratamento da água

 

  • Repor a água transbordada: depois de uma semana de uso e após a limpeza semanal das paredes, é provavelmente necessário acrescentar água para repor o nível. Lembre-se de que a água deve permitir cobrir os skimmers, pelo menos, até metade;

 

  • Adicionar a dose semanal de cloro: se estiver a usar um desinfetador de manutenção semanal, repor a dose correspondente. Se teve que colocar bastante água nova, medir os níveis para o caso de ter que adicionar mais quantidade;

 

  • Aplicar algicida: Os primeiros dias são fundamentais para evitar a instalação das algas. Após o tratamento de manutenção, aplicar outra dose de algicida. A partir ´daí, basta aplicá-lo a cada 15 dias;

 

  • Aplicar anticalcário: em áreas geográficas de água muito dura é recomendável aplicar um produto anticalcário semanalmente. Evita em grande parte a formação de depósitos nas paredes, grelhas dos filtros e no circuito de água.

 

Automatizar os trabalhos

 

Para muitos proprietários de piscinas, os trabalhos de manutenção das piscinas são uma tarefa agradável e divertida, mas para outros torna-se um fardo. Todas aquelas pessoas que não podem dedicar-lhe muito tempo têm ao seu dispor automatismos e outros produtos que irão encarregar-se do controlo, regulação e limpeza da piscina e da água:

 

 

Reguladores de cloro e pH: acoplado ao circuito de água da piscina, fazem leituras e corrigem níveis quando necessário. No caso dos reguladores de cloro, os aportes são efetuados em forma de líquido, em vez de sólido.

 

 

Robôs limpa-fundos: realizam automaticamente a sua tarefa de limpeza inclusive em solos inclinados, paredes e linhas de água.

 

 

Esponjas absorventes de resíduos: para introduzir nos skimmer ou colocar sobre a superfície da água, absorvem resíduos gordurosos.

 

 

Doseadores de pastilhas de cloro: doseadores de cloro de libertação lenta; deixam-se flutuar sobre a água e o seu próprio movimento ajuda a libertar o desinfetante das pastilhas de cloro.

 

 

 

Melhor prevenir

É na prevenção que muitas vezes está o êxito. Todas estas tarefas acima referidas permitem evitar o surgimento de problemas na água da sua piscina para que possa usufruir dela durante toda a temporada. Por isso, o melhor é mesmo continuar a prevenção caso surjam as seguintes situações:

 

 

  • Previsão de mau tempo: se o tempo anunciar chuva ou vento ou se vir umas nuvens suspeitas podendo evidenciar tempestade, aplicar uma dose extra de cloro de dissolução rápida. Assim, se caírem insetos, folhas ou poeiras, a água da sua piscina pode enfrentar sem problemas essa sujidade;

 

  • Aumento da utilização: a família completa anuncia visita no fim de semana... isto vai provocar uma mudança significativa nas condições da água, e a dose de desinfetante que tem adequada à situação normal não será suficiente. Aplicar igualmente cloro de dissolução rápida e um floculante para que deposite no fundo as partículas aglutinadas de sujidade. Quando forem embora... passar o limpa-fundos;

 

  • Avaria na depuradora: se a sua depuradora avariar, chamar imediatamente um técnico para vir repará-la e ao mesmo tempo, fazer um tratamento de choque: dose extra de cloro de dissolução rápida, algicida e floculante. Passar o limpa-fundos e controlar os níveis de pH.

 

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou