Se usar oxigénio ativo em vez de cloro para desinfetar a piscina, não será necessário renovar a água durante três anos, permitindo-lhe poupar entre 50.000 e 80.000 litros por ano.
É inócuo e inodoro e permite obter uma excelente qualidade de água para o banho, uma vez que não irrita a pele nem os olhos.
É muito fácil passar do cloro para o oxigénio ativo, já que é 100 % compatível com os sistemas de depuração e os produtos habituais de tratamento químico (algicidas, floculantes, reguladores de pH...).
Também pode usar um equipamento de desinfeção salino, que gera cloro natural a partir do sal e consegue uma água de alta qualidade e livre de químicos.
Este sistema permite conservar a água sem ter que a substituir durante 5 ou 6 anos. É um tratamento muito simples que permite manter a sua piscina em perfeitas condições e esquecer os problemas associados aos produtos químicos, como os olhos vermelhos, a desidratação da pele e o cheiro a cloro.
Passar do cloro para a cloração salina também é um processo muito simples. Não precisa de substituir a bomba, o filtro ou a depuradora, e o clorador salino adapta-se facilmente ao compartimento de depuração da imensa maioria das piscinas.
Ao usar um limpa-fundos manual, a sua piscina perde água e obriga-o a atestá-la. No entanto, se escolher um automático, a água é devolvida à piscina, com a consequente poupança em água e em produtos químicos.
Além disso, o uso de um limpa-fundos automático permite poupar mais de 20 % de água na lavagem do filtro. No caso dos limpa-fundos elétricos, que são silenciosos, totalmente autónomos, não requerem tomada de aspiração e filtram por eles próprios.
Os limpa-fundos com bateria são uma outra opção caso a sua piscina seja pequena e não tenha depuradora.
O calor do sol faz com que a água da piscina se evapore lentamente. Embora não se note no dia-a-dia, com o passar do tempo, o facto de ter que a atestar supõe um gasto de água que se nota na fatura. Pode evitá-lo colocando uma cobertura.
Se cobrir a sua piscina com uma cobertura de verão durante a época de uso, reduz a perda de água por evaporação em 70 % e, por conseguinte, não terá de a atestar.
Para além da poupança de água que representa, este produto tem outras vantagens. É capaz de manter e subir a temperatura da água durante o dia (entre 3 e 8 graus) e, durante a noite, reduzir o seu arrefecimento.
Também protege a piscina da sujidade.
A invernagem é um conjunto de tarefas destinadas a preparar a água da sua piscina para passar o inverno sem perder propriedades.
Se o fizer corretamente, poupará muitos litros de água ao ano, ao não ter que a atestar a cada temporada.
Ao usar um produto de hibernação para a piscina, garante a conservação da qualidade da água durante o inverno, não sendo necessário esvaziá-la e voltar a enchê-la na próxima temporada.
É muito fácil de usar e irá ajudá-lo a poupar uma grande quantidade de água.
Se também colocar uma cobertura, irá evitar a evaporação da água durante a primavera e não terá de a encher quando quiser voltar a desfrutar da sua piscina. Trata-se de uma lona de poliéster revestida com PVC que cobre a água e a isola do exterior.
Além de evitar a evaporação, repele a sujidade evitando o entupimento dos tubos de escoamento, e impede que a água congele durante as noites frias de inverno, podendo provocar fissuras na piscina. Também bloqueia os raios do sol, pelo qual proliferam os micro-organismos que sujam a água, sem esquecer que representa um elemento de segurança para as crianças.
Também existem coberturas automáticas, tipo persiana, mais cómodas de usar.