Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Como instalar pavimento vinílico flutuante ou adesivo

caixas de pavimento vinílico no chão

 

Os pavimentos vinílicos  são uma alternativa rápida para a renovação do  chão de qualquer parte da casa. Existem três tipos: o adesivo, o que se coloca por sistema clic (similar ao pavimento laminado), e o que se fixa com o próprio peso e características anti-deslizantes das lâminas.

 

Informações importantes

- Os pavimentos vinílicos estão disponíveis em forma de laje ou de lâmina.

- O acabamento é muito variado, desde imitação madeira, cerâmica, pedra, metal ou cores lisas.

- Antes de começar a instalação, convém esvaziar a divisão ao máximo, livre de qualquer obstáculo.

- O chão deve estar completamente limpo e seco. Aspire a divisão. Se a superfície não estiver nivelada, deverá ser aplicada com antedência uma pasta de nivelamento.

- Não se recomenda a colocação de vinílicos sobre alcatifas ou soalhos de madeira maciça.

 

 

PASSO-A-PASSO

0. Material necessário

  • Pavimento vinílico adesivo ou de clic

 

  • Primário de ponto de união (adesivo)

 

  • Trinchas e rolo (adesivo)

 

  • Base acústica para pavimento vinílico (clic)

 

  • Fita métrica

 

  • Traçador de tinta ou réguas

 

  • X-ato reversível

 

  • Prego líquido

 

  • Pistola para prego líquido

 

1. Preparar o pavimento

 

1.1   Para uma melhor fixação das lâminas vinílicas adesivas, é recomendável aplicar uma camada de primário que sirva de ponte de união fixadora. Espalhe-o com um rolo nas demãos recomendadas e deixe secar durante 24 horas.

 

Mulher a colocar primário fixador antes de instalar pavimento vinílico adesivo

 

1.2    Para as lâminas vinílicas com sistema de clic, (tal como nos pavimentos laminados), é necessário colocar sob o pavimento uma base isoladora, neste caso, com propriedades acústicas.

 

Mulher a colocar base acústica antes de instalar pavimento vinílico flutuante

 

 

Por onde começar ?

Existem várias opções mas uma abordagem comum é começar no centro da divisão. Para encontrar o centro, trace duas linhas perpendiculares, procurando o centro das paredes e formando ângulos retos. Dependendo da disposição das lâminas, pode começar noutros pontos da divisão. Disponha previamente as lâminas para ver o efeito final.

 

Pessoas a medir o chão com traçador de tinta

 

2. Colocar pavimento vinílico flutuante de clic

 

A colocação de pavimento vinílico em clic (idêntica à colocação de pavimento laminado) é tão fácil como a de peças auto-adesivas. Graças ao seu sistema de ranhura e lingueta, basta encaixar umas lâminas nas outras.

 

Para começar, retire o pavimento das respetivas embalagens e deixe-o na divisão que vai remodelar 24h antes da instalação, para que o material se aclimatize.

 

2.1.    Depois de  colocar a base de isolamento ac´ústico que serve de suporte e de nivelamento, coloque a primeira lâmina (pode começar no centro ou junto à parede mais visível da divisão para que se tiver que fazer cortes, essas peças fiquem menos visíveis. Situe a parte ranhurada junto à parede.) Coloque as lâminas dessa fila.

 

Pessoa a colocar lâminas de pavimento vinílico flutuante

 

 

2.2.   As filas seguintes também se encaixam facilmente. Coloque primeiro a lingueta da nova lâmina na ranhura da anterior e depois a lateral. Empurre-a ao mesmo tempo que pressiona para baixo para a deixar plana.  Tenha em conta que as juntas devem ficar desfazadas, podendo optar por uma colocação a  ⅓ ou a ½. Por ser um material flexível não deverá ter dificuldade. Retifique com um maço, golpeando lateralmente com um taco, para ajustar.

 

Pessoa a colocar lâmina de pavimento vinílico flutuante

 

Deve deixar uma junta de dilatação de 5mm junto às paredes.

 

2.3.   Cortar as lâminas é muito simples. Coloque a lâmina por cima da última que acabou de colocar. Ajude com uma terceira junto à parede para fixá-la. Marque com um lápis. Retire essa lâmina e corte-a com um x-ato.

 

Pessoa a traçar linha para cortar lâmina de pavimento vinílico flutuante

 

Proceda da mesma maneira para toda a divisão. Quando tiver o pavimento colocado, remate-o com um rodapé.

 

3. Colocar pavimento vinílico adesivo

 

3.1.   Retire a película de proteção da primeira lâmina e coloque-a junto ao ponto exato de início. As linhas traçadas inicialmente deverão servir de guia. Apoie a extremidade da lâmina e pressione com a ajuda de um pano, desde o centro às extremidades, para evitar bolhas.

 

Pessoa a retirar película adesiva de uma lâmina de pavimento vinílico adesivo

 

3.2.   Fixe a lâmina seguinte seguindo a linha traçada no chão da mesma maneira. Repita o procedimento até chegar à parede.

Deixe 5mm para possíveis dilatações.

 

Pessoa a colocar uma lâmina de pavimento vinílico adesivo

 

3.3.    Ao chegar à parede, terá que começar a fazer os cortes necessários às lâminas. Coloque uma lâmina sobre a última colocada, e sobre esta,  colocar outra encostada à parede. Marque a linha sobre a lâmina do meio. Essa será a linha de corte.  Corte com o x-ato, apoiando com  uma régua metálica.  Dobre no corte e termine de cortar no verso da lâmina, com o x-ato se necessário. Retire a película e complete a fila.

 

Pessoa a cortar uma lâmina de pavimento vinílico com x-ato

 

3.5.   Continue a colocar as filas, evitando que as juntas laterais coincidam, até terminar um lado da divisão. Depois, repita o procedimento no outro lado. Para garantir o desfazamento das lâminas, corte 30% da lâmina que vai colocar junto à parede na segunda fila, e trabalhe a partir daí.

 

Pessoa a colocar uma lâmina de pavimento vinílico adesivo

 

3.6.   Remate com um rodapé

 

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou