Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

A CERÂMICA E AS SUAS VANTAGENS

Descubra se a cerâmica é o material ideal para o seu projeto

De uma enorme tradição em Portugal, a cerâmica é um material que todos conhecemos. No início é apenas pó, sendo a sua matéria prima uma mistura de terras que com o poder da tecnologia, ganha forma, textura, cor e vida. Transforma-se em peças que dão origem a ambientes belos, funcionais e eternos, onde apetece viver, trabalhar, estar.

Hoje, os pavimentos e revestimentos cerâmicos estão disponíveis em inúmeros acabamentos, cores e texturas; podendo adaptar-se a qualquer estilo. 

 

A elevada resistência e o baixo nível de absorção de água torna a cerâmica ideal para utilização em ambientes húmidos, como cozinhas, casas de banho e áreas exteriores. Oferece uma grande resistência a mudanças de temperatura, humidade e vapor. Por ser pouco porosa, é extremamente resistente à água e muito fácil e rápida de limpar, evitando que a água chegue às camadas inferiores. 

Desde que bem instalada, a cerâmica pode durar uma vida, sem ter que ser substituída.

 

 

Principais vantagens:

 

  • Resistência à água

  • Durabilidade

  • Variedade de opções decorativas

  • Preço e facilidade de aplicação

  • Facilidade de limpeza e manutenção

 


O processo de escolha da cerâmica ideal para uma casa pode não ser uma tarefa fácil: uma má escolha do acabamento cerâmico pode resultar numa área inestética, pouco funcional ou até desconfortável a nível acústico e/ou térmico.

 

Assim, construímos um guia dos critérios essenciais para que não se perda na escolha do pavimento ou revestimento cerâmico ideal para si e para a sua casa.

 

 

Casa de banho com pavimento e revestimento cerâmico

O SEU PROJETO DE CERÂMICA

Comece por definir o contexto do seu projeto

Dependendo da zona da casa e da superfície em que quer instalar a cerâmica, deverá escolher o tipo de material com o acabamento, formato e resistência mais adequados. Vai colocar pavimento, revestimento ou ambos ? Na cozinha, num duche ou ao redor de uma piscina ?

 

Tendo o contexto do seu projeto definido, estes serão os pontos chave que deve ter em conta na hora da escolha da sua cerâmica:

1. PAVIMENTO OU REVESTIMENTO ?

Antes de começar a sua procura é importante ter em conta que as peças de cerâmica nomeadas como revestimento tipicamente apenas podem ser utilizadas na parede. Por outro lado, as peças classificadas como pavimento cerâmico são indicadas para uso no chão, mas também podem ser colocadas na parede.

 

Porquê ?

Os revestimentos cerâmicos não são peças preparadas para suportar tráfego, o que impede a sua utilização no chão, enquanto os pavimentos têm características técnicas que lhes permitem ser mais resistentes e uma aplicação em qualquer uma das superfícies.

 

Esta diferença pode ser especialmente relevante se quiser colocar exatamente a mesma cerâmica nas paredes e no chão !

2. TIPO DE MATERIAL CERÂMICO

3. TIPO DE ACABAMENTO

  • Natural : O acabamento natural, tal como o nome indica, pressupõe que o material não sofreu nenhum tratamento extra.

 

  • Esmaltado : Este acabamento é facilmente identificado pelas arestas da peça lisas e a 90º. Na sua colocação as juntas ficam quase impercetíveis e existe menor possibilidade de variação nos tamanhos das peças.

 

  • Polido : Após a sua produção, a peça é polida, proporcionando um brilho extra que destaca a riqueza dos desenhos.

4. CERÃMICA RETIFICADA

"Retificar" é o processo de desbastar as laterais das peças cerâmicas de forma a que percam as bordas curvas naturais com que saiem da cozedura. As peças retificadas são então peças de corte completamente reto, de ângulos perfeitos, que permitem juntas mais finas entre as peças e consequentemente um aspeto mais uniforme na superfície onde vão ser aplicadas.

 

Resumindo:

 

Corte Tradicional 

  • Produção simples, arestas boleadas
  • Junta mínima de 3mm

 

Corte Retificado

  • Corte preciso, arestas retas
  • Produz um efeito visual mais contínuo
  • Junta mínima de 1,5mm

5. DESTONIFICAÇÃO

A destonificação é um acabamento cerâmico que consiste na diferente gradação de cor entre as peças de uma mesma caixa. Nenhuma peça será exatamente igual a outra, garantindo simultaneamente um efeito contínuo e harmonioso visualmente.

 

Nas peças com este acabamento, o  desenho é estudado para funcionar no seu todo após colocação, de forma a conseguir um efeito estético mais próximo da natureza.

 

Existem 4 níveis de destonificação, começando no  V1, em que as diferenças entre as peças de uma mesma produção são mínimas, para uma aparência uniforme; e acabando no V4, em que as peças apresentam uma grande variação de cores ou desenhos entre si de forma aleatória, de maneira a que o resultado final será único e personalizado.

 

Pavimento cerâmico destonificado

6. PAVIMENTOS CERÂMICOS ANTIDERRAPANTES

A aplicação de material antiderrapante reduz consideravelmente o risco de escorregamento em zonas exteriores, bases de duche, piscinas, entradas de garagem...

 

Todos os pavimentos cerâmicos destinados a estas zonas devem cumprir standards de segurança como a DIN 51130 (determina as propriedades antiderrapantes dos pavimentos utilizados em lugares onde se transita com pés calçados) e a DIN 51097  (zonas húmidas com possibilidade de circular de pé descalço).

 

 

A IMPORTÃNCIA DOS LOTES

Devido ao seu processo de fabrico específico, cada peça de cerâmica é produzida com uma cor e medida específica. Isto significa que estas características poderão variar entre lotes de fabrico. Para facilitar a classificação das peças, os fabricantes dividem então a sua produção em lotes com uma referência numérica específica da sua tonalidade (cor/tom) e calibre (dimensões).

 

Neste sentido, dependendo da dimensão da sua obra, poderá ser recomendável encomendar logo no início do projeto 1 ou 2 caixas extra do mesmo lote de forma a garantir que conseguirá terminar a obra sem diferenças de cor ou dimensão nas suas peças.

UMA INSTALAÇÃO CORRETA

A cerâmica é um material sensível a vários tipos de patologias, e a melhor forma de as evitar é recorrer à instalação por ladrilhadores, técnicos especializados na aplicação de qualquer tipo de cerâmica.

 

Será sempre da competência do técnico com carteira profissional verificar se o material escolhido é o indicado para o local onde será aplicado.

 

Na LEROY MERLIN poderá recorrer aos nossos serviços de instalação profissionais na compra da sua cerâmica.

COMECE JÁ O SEU PROJETO !

PAVIMENTOS CERÂMICOS

Todos os produtos VER TODOS

REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Todos os produtos VER TODOS

SERVIÇO DE INSTALAÇÃO

a partir de 11,49€/m² SABER MAIS

PARTILHE ESTA PÁGINA

Share Facebook Share Twitter Share Pinterest Share whatsapp Share email
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou