Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

A cerâmica é um material que todos conhecemos, usado para revestir as paredes e o chão de nossas casas. Resistente, mas com todos elementos decorativos para alegrar e personalizar de acordo com o nosso gosto. E apesar de ser "tradicional", está em constante reinvenção, com desenhos e formatos modernos. 

 

Construímos um guia dos critérios essenciais para que não se perda na escolha do pavimento ou revestimento cerâmico ideal para si e para a sua casa:

 

 

1. Defina o seu projeto de cerâmica

 

A primeira coisa que deve pensar é se vai mudar apenas o pavimento, o revestimento, ou ambos. Na LEROY MERLIN poderá encontrar todas as alternativas, mas tenha em mente que enquanto todos os pavimentos se podem instalar na parede, nem todos os revestimentos se podem instalar no chão.

 

Dependendo da zona da casa e do tipo de divisão em que quer instalar a cerâmica, deverá escolher o tipo de material com o acabamento, formato e resistência mais adequados segundo o uso. Estes são os pontos chave que deve ter em conta na hora da escolha da sua cerâmica.

 

 

  • Para o interior:  pode optar pelo porcelânico ou pela pasta vermelha.  Em divisões de uso intenso onde possam cair objetos, como a cozinha, casa de banho e quartos infantis, é preferível colocar um pavimento porcelânico, pela sua maior resistência aos impactos. Para diferenciar o porcelânico da pasta vermelha, veja o verso da peça. Se for branco, é porcelânico; se for vermelho, é pasta vermelha.

 

 

Casa de banho com revestimento e pavimento cerâmico

 

 

  • Para o exterior:  recomendamos sempre um suporte porcelânico pela sua grande resistência ao gelo e às diferenças de temperatura. Adicionalmente, é mais resistente aos riscos, ao tráfego e aos impactos.

 

 

Terraço com pavimento e revestimento cerâmico

 

 

Antideslizantes ou normais:  é uma característica muito importante na escolha de pavimentos cerâmicos. Existem vários tipos de anti-deslizantes: 1 - moderado a normal, 2 - médio e 3- alto.

 

Resistência ao desgaste: outra característica que não deve esquecer. Expressa-se através do índice PEI, que mede a resistência ao desgaste ou abrasão. Quanto mais alto o PEI, maior resistência tem a cerâmica. É especialmente importante em locais de muito tráfego, como corredores e quartos infantis.

 

Formato e tamanho: dos azulejos e da divisão onde os vamos utilizar. Não é o mesmo decorar com cerâmica um espaço amplo ou pequeno. Nos pavimentos, quanto maior for a peça, menos juntas haverá, proporcionando uma maior sensação de continuidade na divisão.

 

 

2. Escolha o desenho e acabamento da sua cerâmica

 

Na LEROY MERLIN pode encontrar vários tipos de acabamentos e possibilidades que se adaptam a qualquer estilo. Desde pedras a mármores, cimentos, madeiras, brancos, tijoleiras ou hidráulicos. E sempre com uma solução decorativa para coordenar a parede com o chão (normalmente designadas por "séries"). 

 

 

Quando falamos de cerâmica, devemos ter em conta as seguintes especificidades:

 

Variação de tonalidade: É assim que é definida a gradação de cor entre umas peças e outras. Quando se fala em variação de tonalidade, significa que cada peça de um mesmo lote é diferente, embora siga uma linha de continuidade com o resto. O que importa é o resultado final em toda a divisão. 

 

Retificado: É o processo que consiste em desbastar a lateral das peças de cerâmica, de modo a perder a borda curva natural que resulta da cozedura. O resultado são ladrilhos e azulejos de corte completamente reto e ângulos perfeitos. Portanto, permite ter juntas muito mais finas e proporciona um aspeto muito mais uniforme aos pavimentos e paredes. 

 

Polido: O polimento é o processo final. A superfície da peça é submetida a um processo de abrasão (com um conjunto de mós de diferente tamanho de grão). Desta forma, consegue-se uma superfície com muito brilho.  Ao polir o esmalte que é vidro, surge este brilho que proporciona muita luminosidade. Sendo assim, deve ter em conta que se trata de uma superfície mais delicada.

 

 

Em termos de desenho, existem inúmeros estilos que pode considerar antes de escolher os seus azulejos ou ladrilhos de cerâmica:

 

  • Imitação Madeira: A madeira de cerâmica muito natural, inalterável e sem manutenção proporciona atributos de nobreza, conforto e calor desejados pelos estilos mais contemporâneos que procuram tendência e perfeita combinação com a restante decoração da habitação;

 

  • Imitação Cimento: sóbria e texturada, a cerâmica estilo cimento  dá personalidade aos ambientes urbanos.

 

  • Barro: Rústicos,quentes e naturais proporcionam espaços serenos e especialmente caseiros, ideais para estilos provençais combinados com tapetes decorativos e sanefas tradicionais;

 

  • Mármore Texturado: Para estilos vanguardistas e modernos, estes produtos de design subtil e aparência delicada e relaxante cujo objetivo é transformar a nossa habitação num local amigável, proporcionam bem-estar emocional;

 

  • Mármore clássico: Os mármores e travertinos clássicos com cores quentes, naturais e brilhantes encaixam na perfeição nos estilos que procuram luxuosidade e exclusividade mas com discrição e extrema elegância;

 

  • Cor: Paletas de cores vibrantes, inovadoras e alegres combinadas sempre com brancos para conseguir contrastes e amplitude para os estilos mais ousados, com todos os ingredientes de decoração necessários para personalizar e criar espaços únicos;

 

  • Branco: Simples e práticos, estes revestimentos são perfeitos para dar máxima amplitude e luz aos espaços que revestem, ideais para cozinhas e espaços pequenos, sempre à procura de funcionalidade e facilidade de coordenação com os outros revestimentos de parede e chão;

 

  • Pedra: A pedra cerâmica equilibrada e com relevo natural para aproximar as divisões habitáveis ​​à natureza e harmonizar os espaços interiores e exteriores, perfeitamente combináveis com o ambiente: prática e atemporal, mas muito atraente;

 

  • Granito esmaltado: Revestimentos cerâmicos com desenhos discretos e grande variedade de tons muito versáteis para todo o habitat, mas especialmente para coordenar com qualquer revestimento de casa de banho de estilo colorido ou minimalista e recomendado em cozinhas para combinar com as bancadas.

 

  • Têxtil:  estilo exclusivo e diferenciador que se destaca pela sua textura.

 

Decorar com cerâmica

PARTILHE ESTA PÁGINA

Share Facebook Share Twitter Share Pinterest Share whatsapp Share email
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou