Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Como renovar os móveis da sua cozinha com esmalte

1. Introdução

Renovar a cozinha não tem de ser um custo muito grande, nem é necessário fazer grandes obras. Há um modo simples e económico de dar uma vida nova a este espaço da casa: renovar com esmalte as portas dos móveis.

 

- O que precisa? (passo 2)

- Como planificar o projeto? (passo 3)

- As vantagens dos esmaltes para móveis (passo 4)

- Tipos de esmaltes (passo 5)

- Como fazer? (passo 6)

 

2. O que precisa?

Materiais:

 

- Esmalte laca de poliuretano

- Massa reparadora (opcional)

 
Ferramentas:

 

- Rolos para esmalte

- Palete

- Bandeja de pintor

- Aguarrás ou dissolvente para esmalte sintético

- Chave de fendas

- Panos de limpeza

- Plásticos protetores, cartões, papel

 

Elementos de segurança:


Com os esmaltes sintéticos, cujo dissolvente é muito forte e volátil, devem ser usadas luvas e, se não houver muita ventilação, máscara também. Proteja a sua roupa com um macacão descartável de pintor.

 

3. Como planificar o projeto?

Assegure-se que a cozinha está bem ventilada, já que os esmaltes têm dissolventes que podem ser prejudiciais se trabalhar num local fechado. Preveja também espaço livre onde vá colocando as portas e gavetas enquanto secam.

Antes de começar, deve preparar os móveis para poderem receber o esmalte. Limpe todas as superfícies com um produto desengordurante, enxague e seque. Desaparafuse os puxadores, retire as dobradiças e proteja com fita adesiva todos os elementos que não consiga retirar para que não manchem. Calcule a quantidade de tinta de que vai necessitar medindo as portas e as gavetas dos seus armários. Na embalagem está escrita a quantidade por metro quadrado.

 


Materiais dos seus móveis:


 Os esmaltes para móveis podem utilizar-se sobre melamina, aglomerados ou inclusivamente madeira maciça, não sendo necessário lixá-los e podendo ser aplicados diretamente sem primário. Para bancadas enceradas é necessário lixar previamente a madeira e desengordurar a superfície com um pano embebido em acetona.
 
Substitua os puxadores


Já que vai retirar os puxadores das portas e gavetas, é uma boa altura para os substituir por outros novos e assim a renovação será completa. Se os orifícios não forem coincidentes para os encaixar com os antigos, tape estes com massa, deixe secar e lixe. Depois perfure para aparafusar os novos elementos.

 

4. As vantagens dos esmaltes para móveis

Vantagens:

 

- São laváveis;

 

- Suportam bem a humidade;

 

- Aplicam-se diretamente sobre a superfície, não sendo necessário uma demão prévia de primário;

 

- Permitem um acabamento uniforme sem marcas de rolo ou de pincel;

 

- Oferecem uma ampla gama de cores. Para além disso, podem misturar-se entre si para criar tonalidades novas;

 

- Proporcionam um acabamento acetinado, apesar de para conseguir um acabamento mate ou brilhante (lacado) e melhorar a resistência se poder aplicar uma base específica para este tipo de esmaltes.

 

 

 

5. Tipos de esmaltes

Basicamente existem dois tipos de esmaltes, de água ou acrílicos e sintéticos. A diferença está na forma como se diluem os pigmentos.
 

- Acrílicos: O seu diluente é a água e, portanto, a limpeza de rolos e pincéis após utilização também é feita com água. Secam muito rapidamente e não deitam cheiro. São menos resistentes que os sintéticos.

 

- Sintéticos: Compostos à base de resinas alquídicas e polímeros, o que lhes confere duas das suas características mais importantes: a elasticidade e a resistência ao choque. São ideias para decorar móveis de muito uso, como neste caso os da cozinha, porque se limpam facilmente e aguentam riscos e golpes durante muitos anos.

 

Tanto no grupo dos acrílicos como no dos sintéticos existem diferentes acabamentos: Brilhante, mate, acetinado, efeito laca, monocapa, alto brilho… Para os móveis da cozinha recomendamos um esmalte laca acetinado.
 

 

6. Como fazer?

Passo 1:


Desaparafuse e retire os puxadores das portas e gavetas. Retire as dobradiças e puxe as portas para fora para trabalhar mais comodamente.



Passo 2:


Limpe a superfície dos móveis com água e sabão, mas se estiver muito suja utilize um produto desengordurante ou use diretamente dissolvente com um pano. Em qualquer dos casos deve sempre estar bem seca.



Passo 3:


Aplique o esmalte laca com outro rolo limpo. É muito simples: só tem de o diluir em água, se for acrílico, ou em aguarrás ou dissolvente se for sintético. Passe o rolo sempre no mesmo sentido: na horizontal ou na vertical, mas nunca cruzando as passagens. Deixe secar durante 24 horas e aplique uma segunda demão.




Depois de pintar:


Pode aplicar um protetor que melhore a resistência da pintura e que dê um acabamento lacado ou mate. Não deve esperar mais do que 48 horas entre a aplicação do esmalte e a do protetor, para conseguir uma boa aderência.
Passado o tempo de secagem indicado pelo fabricante, já se pode usar a cozinha e a casa de banho normalmente. A partir daí deve lavar os azulejos com uma esponja húmida e sabão. Não usar produtos abrasivos nem corrosivos, como lixívia, soda cáustica, etc…
 
Passo 4:


Coloque os puxadores novos e, porque não, anime-se a adornar o aspeto dos seus móveis com uns autocolantes modernos.
 

 

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou
Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Antes de a aceitar, leia atentamente a nossa politica de privacidade e cookies. e escolha as suas preferências